31/01/2023 às 12h15min - Atualizada em 31/01/2023 às 16h06min

Frahm lança programa de treinamento para capacitar mais de 250 profissionais de sonorização de ambientes de todo o Brasil

Primeiro Centro de Treinamento de Especialistas Frahm contará com 25 turmas em dois anos; participantes terão aulas teóricas e práticas em ambientes simulados na fábrica e receberão homologação da companhia

SALA DA NOTÍCIA Luan Martendal
http://frahm.com.br/
Divulgação Frahm

A indústria catarinense Frahm, referência em produtos de sonorização para ambientes no Brasil, anuncia o lançamento do Centro de Treinamento de Especialistas Frahm (CTEF). O projeto  deverá capacitar mais de 250 profissionais de forma gratuita nos próximos dois anos. Com a formação, os integradores e instaladores de som selecionados e que concluírem o curso  receberão homologação para atuar como especialistas em sonorização de ambientes de acordo com as práticas da empresa ‘Parceiro Expert Frahm’ — reconhecida por seu legado de inovação, credibilidade e excelência de produtos ao longo de mais de seis décadas.

De acordo com a companhia, para a execução do projeto serão montadas turmas compostas por 10 alunos cada uma, que, durante uma semana, receberão curso prático e teórico de sonorização de ambientes na sede da empresa, em Rio do Sul (SC). Cada sala será composta por dois alunos por estado e todas as despesas dos participantes serão pagas pela Frahm, incluindo passagens, hospedagens e alimentação.

Os pilotos com as duas primeiras turmas começaram no mês de novembro e foram concluídos em dezembro de 2022. Segundo Maichel Gerstberger, orientador, responsável do projeto  e gerente estratégico de sonorização da Frahm, até o momento, o curso concedeu a oportunidade para instaladores que já trabalham com produtos  Frahm, numa forma de valorizar os trabalhadores autônomos e contratados que já interagem com a marca.

“Criamos este projeto pensando exatamente no grande objetivo da Frahm, que é se tornar líder em sonorização de ambientes no Brasil e só vamos construir isso com parceiros especializados. Acreditamos que para estar em todos os cantos do país, precisamos treinar as pessoas para que elas entendam de sonorização e saibam as características dos equipamentos, como usá-los, como instalá-los e como aproveitá-los da melhor forma possível. São esses parceiros homologados que irão promover soluções em sonorização capazes de transformar o mercado de sonorização no Brasil”, avalia.

 

Conforme Maichel, a ideia é expandir a oportunidade para técnicos e especialistas de todo o país, independente de ter conexão prévia com a companhia. Para se inscrever no centro de treinamento, basta o candidato ter carro (para uso durante os serviços contratados), CNPJ, ter em sua região revenda ou distribuidora para adquirir os produtos, possuir experiência com sonorização e redes sociais ativas com postagens das instalações realizadas.

 

Estúdios de simulação em tamanho real serão usados em aulas práticas

Cristiano Soares Del Castagne, também orientador  do CTEF e especialista em atendimento técnico de produtos, destaca que para tornar o projeto viável a empresa montou dentro de um pavilhão três estúdios que simulam ambientes reais que serão usados para a instalação de sistemas de sonorização e CFTV, na prática. A estratégia raramente é vista no mercado, independente do setor, o que a torna um diferencial importante para a empresa.

“A Frahm é uma empresa que escuta seu consumidor final, seus colaboradores e, especialmente, o mercado. O centro de treinamento é uma dessas ideias inovadoras que surge dessas escutas. Somos a única empresa de sonorização no mundo com essa estrutura montada dentro do parque fabril, onde os instaladores vêm para cá e participam de uma imersão, eles próprios (alunos) falam que isso é uma metamorfose. E isso com certeza vai impactar onde nós queremos chegar em termos de liderança — o que não conseguiríamos sem ter esses parceiros nos estados. Não adianta termos produtos, pontos de vendas, se não tivermos alguém preparado que os instale”, argumenta. 

Os ambientes realistas citados por Cristiano, são um apartamento em modelo studio que simula um imóvel residencial; uma loja, representando o setor comercial; e um pub/bar, que exemplifica as necessidades de um planejamento de sonorização de áreas profissionais e semi-profissionais. O complexo conta também com uma sala de aula tradicional, onde são  realizados os treinamentos teóricos.

De acordo com a Frahm, o objetivo do projeto é formar a quantidade de pessoas homologadas necessária para acompanhar as demandas dos estados brasileiros no segmento. Com isso, a excelência do serviço prestado e o conhecimento dos participantes tende a aumentar, além de a iniciativa viabilizar parcerias e gerar oportunidades de negócios para a empresa e os  profissionais certificados com o selo “Expert Frahm”.

Os alunos receberão capacitação sobre circuitos elétricos, componentes e transdutores, amplificadores/mixers, associação de cargas e cabeamentos. Também serão abordados temas como o uso de softwares de apresentação de projetos, acústica de ambientes, caixas acústicas e a monetização de projetos. O programa inclui ainda visita técnica na fábrica da Frahm, análises técnicas de projetos já implementados e acompanhamento e instalações supervisionadas.

 

Centro de treinamento Frahm capacita primeira turma de instaladores

As duas primeiras turmas do Centro de Treinamento de Especialistas Frahm, foram concluídas em novembro e dezembro, surpreendendo os participantes convidados pela empresa e vindos de diferentes estados brasileiros. Formado na área de computação, Abner Trajano de Souza, que é de Macapá (AP), conta que há cinco anos entrou para a área de áudio e vídeo, prestando serviços de instalação no comércio e este é um dos primeiros treinamentos que participa para aprimoramento profissional. 

“Eu não tinha como mensurar o que seria abordado nas aulas e o conteúdo surpreendeu. Tive muito conhecimento adquirido, capacitação e aprendi sobre a parte técnica para entender o desenvolvimento do projeto. A parte prática foi muito gratificante, porque você consegue aliar teoria e prática e quando vê que seu projeto saiu do papel, foi executado e deu certo, é uma satisfação muito grande”, explicou.

O alto nível dos treinamentos também impactou quem já está acostumado com sonorização há décadas. É o caso do curitibano Carlos Henrique Venturella, que desde os 14 anos trabalha na área de áudio e vídeo e é dono de uma empresa de sonorização de ambientes na região de Curitiba (PR).

“Fui convidado para o curso através de amigos em comum e, apesar de acompanhar o trabalho da Frahm há anos, não tinha a dimensão do quão grande era a fábrica da empresa. Então, ter a oportunidade de conhecer a fábrica, os funcionários e conquistar mais experiência foi fantástico. O treinamento é rico em experiência prática e teórica, é técnico, e esse processo enriquece a nós enquanto profissionais”, apontou.

Engenheiro eletricista e de automação, Giovani Ceron, de Treze Tílias, é parceiro da Frahm há alguns anos na instalação de produtos residenciais de segurança, áudio e vídeo, aponta que aprender a como instalar os produtos inovadores lançados recentemente pela empresa (na linha de sonorização multi ambientes) como uma inspiração para o desenvolvimento do trabalho. 

Já Mauro Barbosa Generoso França, do Rio de Janeiro (RJ), que trabalha com as linhas comerciais e profissionais desde 2003 destacou o contato com experts no assunto como o ponto alto do treinamento. “Foi sensacional aprender e trazer mais conhecimento para o dia a dia do meu trabalho com o apoio de gerentes projetistas, técnicos e instaladores tão renomados, que estavam dispostos a nos ensinar e passar conhecimento. Certamente terei uma melhora na performance a partir de agora”, comemorou.

 

Iniciativa vai gerar alta de demanda no mercado de sonorização de segurança

Maichel Gerstberger, um dos idealizadores do CTEF, destaca que além dos profissionais a iniciativa deve gerar impactos positivos e fomentar o crescimento do mercado de sonorização no país, especialmente visando os circuitos fechados de CFTV — sistema que capta e salva imagens feitas por câmeras digitais e que permite a realização de vigilância residencial e comercial. 

“Há alguns anos se utilizava pouco o sistema de segurança CFTV, mas a partir do momento em que as pessoas foram sendo treinadas e mais profissionais atuam com o segmento no mercado, especializados em fazer esse monitoramento, de câmera, isso se difundiu. Hoje não se abre nenhum tipo de negócio sem ter uma câmera de vigilância e no ramo da sonorização é assim também. Esse módulo  se tornou essencial porque movimenta mais o comércio, gera mais lucro para os proprietários e dá mais comodidade e lazer para quem tem este serviço de vigilância e sonorização em casa”, ressalta.

“Mesmo assim, ainda vemos muitos estabelecimentos que não possuem um sistema de sonorização de segurança instalado e o responsável por isso é a falta de pessoas capacitadas que consigam entender a dor desses estabelecimentos e apresentar a solução ideal para um projeto de sonorização desses ambientes. Ou seja, o treinamento da Frahm virá para suprir essa demanda e oportunizar um novo momento para este mercado”, conclui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp