27/01/2023 às 08h53min - Atualizada em 28/01/2023 às 04h04min

SVB lança cardápio gratuito com 14 receitas veganas elaboradas por nutricionistas e testadas por chefs de cozinha

Publicação auxilia pessoas que desejam parar de ingerir carnes e outros produtos de origem animal e prova que a alimentação à base de plantas pode ser rica em proteínas

SALA DA NOTÍCIA Valle da Mídia
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), organização que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa, acaba de lançar um cardápio gratuito com 14 receitas minuciosamente elaboradas por nutricionistas e testadas pelos chefs de cozinha Thiago Medeiro e Myllena Salles. Além de oferecer um menu diversificado para duas semanas, a publicação esclarece as principais dúvidas das pessoas que desejam mudar seus hábitos alimentares, passando a consumir produtos que não sejam de origem animal.

Um dos questionamentos mais comuns sobre alimentação vegana diz respeito ao consumo de proteínas, contidas na carne animal, e que podem faltar em uma alimentação à base de plantas (plant-based). “Todas as receitas foram elaboradas considerando o cálculo de aminoácidos essenciais, fundamentais para a formação de proteínas, assim como outros nutrientes necessários ao corpo, fazendo com que as receitas sugeridas sejam saudáveis e completas”, garante Tatiana Consoli, nutricionista do departamento de medicina e nutrição da SVB.

Como a mudança de hábito alimentar para uma alimentação sem produtos de origem animal ainda traz dúvidas, o material foi desenvolvido com o intuito de oferecer ideias de como montar as refeições com segurança.

O cardápio foi construído levando em consideração dois perfis, o plant-based, que refere-se a uma alimentação baseada em plantas com alimentos integrais e com o mínimo de produtos processados, e o que permite o uso de alguns alimentos refinados, como arroz branco, formando 7 dias de alimentação para cada um desses perfis.

O material também conta com lista completa de compras, custo semanal do cardápio, além de vídeos demonstrativos do preparo das receitas.

O cálculo de valor semanal das refeições é de aproximadamente R$ 69,00 para o cardápio de baixo custo, comprovando a possibilidade de elaborar um menu saudável, acessível, e ainda contar com uma grande variedade alimentar, desmistificando o pensamento de muitas pessoas que acreditam que o veganismo seja um padrão alimentar caro. O material ainda aborda tópicos importantes, como a suplementação da vitamina B12.

Cada receita conta com todos os cálculos de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes e aminoácidos necessários para uma alimentação diária saudável.

Sendo assim, o conteúdo do cardápio da SVB conta com:

 

  • Receitas elaboradas por nutricionistas e testadas pelos Chefs de cozinha Thiago Medeiros e Myllena Salles
  • 7 dias completos de alimentação plant-based
  • 7 dias completos de alimentação vegana de baixo custo (com uso de alimentos refinados)
  • Lista de compras para a semana, de cada cardápio
  • Custo semanal dos cardápios
  • Receitas e vídeos demonstrativos do modo de preparo 

 

O material impresso é vendido em eventos com a participação da SVB ao preço de R$ 14,90 e está disponível gratuitamente em formato digital pelo site www.svb.org.br/cardapio-vegano

Saiba mais sobre a Sociedade Vegetariana Brasileira: www.svb.org.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp