20/01/2023 às 14h35min - Atualizada em 21/01/2023 às 00h02min

Forth Jardim produz minidocumentário que reforça a importância da cadeia produtiva das plantas

Sendo uma grande incentivadora do cuidado com as plantas e uma das marcas líderes do mercado de home & gardem, a Forth Jardim detalha como elas podem influenciar em diversos setores

SALA DA NOTÍCIA Forth Jardim
Divulgação
Há mais de 24 anos no mercado atuando nos cuidados com as plantas, a Forth Jardim além de contar com um portfólio amplo de produtos, também tem uma preocupação em realizar trabalhos educativos e produzir conteúdos que reforçam a importância deste setor. E entre as suas iniciativas mais recentes, a marca aproveitou para produzir ao longo da Primavera, conhecida por ser a estação das flores, um minidocumentário que traz um pouquinho de como funciona toda esta cadeia produtiva que acaba impactando a sociedade de forma geral. 

De acordo com dados da Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura, nos últimos 10 anos, a jardinagem e paisagismo tem mantido um crescimento médio entre 8% e 10% e em 2021, o crescimento chegou a 15%. Só em 2021 o setor ornamental movimentou algo em torno de R$10,9 bilhões, com destaque para o segmento de decoração responsável por 30% do faturamento, seguido do de paisagismo (20%) e floricultura (17%).

No caso da Forth Jardim este cenário também tem impactado de forma positiva, com a empresa contando com um crescimento expressivo, vendo o seu faturamento aumentar em mais de 100% nos últimos três anos. A marca acredita que toda essa movimentação também é reflexo da mudança de comportamento dos consumidores, que principalmente após a pandemia, estão mais atentos aos benefícios que o contato com a “natureza”, podem trazer.

O vídeo inicia-se reforçando que um dos motivos da Primavera ser vista como uma das estações mais belas do ano, é justamente o fato de ser possível observar o “movimento da vida”, já que os ciclos da natureza ficam mais evidentes neste momento, que é inclusive o período de floração para diversas espécies.  E ao dar continuidade, a narrativa traz o depoimento de diversos profissionais como arquiteto e paisagista, produtores, influenciadores, vendedores, que participam de todo o processo do caminho que as plantas fazem até chegar ao consumidor final.

O Arquiteto e Paisagista, Gustavo Galvão, dá sua opinião sobre o quanto as plantas tem sido cada vez mais inseridas nos mais diversos ambientes, inclusive em áreas urbanas e o quanto isso impacta de forma positiva na vida das pessoas.

 “A maioria das pessoas tem uma rotina muito corrida com o trabalho, casa, filhos, mas elas não deixam de sentir a necessidade de ter um convívio com a natureza. Então o que é possível notar que as áreas verdes estão sendo cada vez mais valorizadas, seja com a criação de parques, praças, até os próprios jardins residenciais, algo que os moradores têm investido bastante. Ter o seu próprio jardim ou ter um contato mais próximo com estas áreas, impacta de maneira significante na qualidade de vida das pessoas, além de proporcionar momentos de alegria e possibilitar a criação de boas memórias”, comenta Gustavo Galvão.

Outros depoimentos presentes no vídeo também reforçam o conceito do “urban jungle”, que é um estilo de decoração que inclui mais plantas e elementos naturais e a adesão a “biofilia”, que refere-se justamente a essa conexão das pessoas com a natureza, o “amor a vida”. Tratam-se de movimentos que já vinham crescendo e que eram apontados como tendência por especialistas, mas que com a pandemia acabaram se antecipando.

Hoje os consumidores passaram a dar mais atenção a coisas simples, a enxergar o quanto ter pelo menos um vasinho de planta em casa pode fazer a diferença. E foi baseado nisso que a Forth Jardim teve a ideia de criar o seu minidocumentário, para explicar o quanto essa cadeia produtiva envolve tantos profissionais e dos mais diversos setores e que ao mesmo tempo que impacta na economia, também pode mexer com o lado emocional e trazer bem-estar.

Só de produtores de flores e plantas, existem cerca de 8 mil no Brasil, que entre espécies e suas variedades cultivam mais de 17,5 mil opções e são responsáveis por cerca de 209 mil empregos diretos e 800 mil indiretos.  As plantas estão presentes nas casas, em projetos de paisagísticos, compondo projetos de urbanismo de grandes metrópoles, estão em festas e eventos, ou até em espaços corporativos para alegrar o ambiente. E vale reforçar que não é só durante a primavera, mas ao longo do ano inteiro.

Confira o minidocumentário:
https://www.youtube.com/watch?v=wLiT1Gfl60A&t=179s

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp