18/01/2023 às 17h11min - Atualizada em 19/01/2023 às 00h08min

Grupo Matamoscas Teatral subverte a jornada do herói em Desempregada

Ao narrar história de uma heroína repleta de fracassos, o espetáculo explicita as contradições da conhecida (e masculina) jornada do herói, relacionando o enredo com o momento histórico decepcionante que o Brasil tem passado nos últimos anos

SALA DA NOTÍCIA Angelina Colicchio
https://www.sympla.com.br/
Foto: Lucky Nunes e Nuno Ludgero

Fotos em alta

21 de janeiro e 12 de fevereiro, sábados (20h30) e domingos (19h), fica em cartaz no Giostri Teatro o espetáculo Desempregada, do grupo Matamoscas Teatral. O espetáculo tem direção de José Pedro e dramaturgia de Bella Rodrigues. No elenco, estão Ana Alencar, Carin Lima, Franco Cammilleri e PV Hipólito.


Entre os dias

 

A peça é uma comédia que parte da simbologia dos super-heróis clássicos dos cinemas e dos quadrinhos, com enredo marcado também pela visitação aos textos "Sociedade do Cansaço", de Byung-Chul Han, e "O Herói de Mil Faces", de Joseph Campbell.

 

Essas temáticas foram associadas às questões enfrentadas pela juventude brasileira que adentra o mercado de trabalho no momento de crise pós-pandêmica, agravados pelo governo do ex-presidente Bolsonaro. No espetáculo, é exibida ao público a jornada do herói (modelo de narrativa cunhado por Joseph Campbell em "O Herói de Mil Faces") que não deu certo, quebrando assim a expectativa e a promessa de uma estrutura narrativa tradicional. 

 

"A heroína se depara com um fracasso anticlimático a cada etapa, carregado de uma letargia frustrante. Existe algo de estranho na narrativa contada, seja na atuação do nosso contrarregra, ligeiramente mais incisivo do que o esperado, ou nas personagens que supostamente apareceriam para auxiliar sua jornada", conta a dramaturga Bella Rodrigues.

 

Segundo Bella, o modelo da "jornada do herói", atualmente seguido pela quase totalidade das produções midiáticas, é hegemonicamente eurocêntrico, estadunidense, branco, heteronormativo e masculino. O espetáculo reflete, portanto, sobre como uma jovem latino-americana se relaciona com essa ilusão grandiosa diante do contexto do país, que alcança índices assustadores de desemprego, que recentemente voltou a entrar no mapa da fome e que vem sofrendo um declínio no investimento público nas áreas de cultura, pesquisa e educação.

 

"A população jovem está cada vez mais frustrada, deprimida, doente, cansada e sem perspectiva de futuro, cenário semelhante ao que encontramos lendo o livro "Sociedade do Cansaço" de Byung-Chul Han", complementa.

 

Sinopse sugerida

“Funcionária, seus serviços não são mais necessários.” Desempregada, solitária e certa de que ninguém tem uma vida pior do que a dela, uma jovem recebe um chamado para tornar-se uma super-heroína, com direito a poderes de verdade e calcinha por cima da calça. Conduzida por um contrarregra contratado, ela segue à risca todas as etapas da Jornada do Herói, encontrando em um mentor e em uma arqui-inimiga as figuras necessárias para sua transformação. Essa tentativa de jornada condensa sua vida banal, o cotidiano do escritório e o cenário político brasileiro, colocando em xeque nossos ideais heroicos, ao passo que nossa heroína faz de tudo para se encaixar em uma narrativa criada para homens.

 

Ficha Técnica

Direção: José Pedro

Assistência de Direção: Giovana Andrade

Dramaturgia: Bella Rodrigues

Elenco: Ana Alencar, Carin Lima, Franco Cammilleri e PV Hipólito

Cenografia: Diogo Monteiro

Figurino: Talisha Ribeiro

Iluminação: Ana Alencar

Audiovisual: Lucas Campos

Produção: Gabrielle Távora e PV Hipólito

Realização: Matamoscas Teatral

 

Serviço

Desempregada - Matamoscas Teatral

De 21 de janeiro a 12 de fevereiro. Sábados, às 20h30, e domingos, às 19h

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Local: Giostri Teatro. Rua Rui Barbosa, 201

Capacidade: 60 lugares

Duração: 70 min

Classificação indicativa: 12 anos

Gênero: Comédia

 

Assessoria de Imprensa - Pevi

Diogo Locci - [email protected] | 11 99906-0642

Angelina Colicchio - [email protected] | 11 99299-2877


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp