22/06/2023 às 16h29min - Atualizada em 22/06/2023 às 16h29min

Tendências de Marketing Digital 2023: A Ascensão da Inteligência Artificial

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Compreender as tendências de marketing digital para 2023 é uma parte essencial do desenvolvimento da melhor estratégia de marketing digital para o futuro.

Confira essas tendências de marketing digital e inteligência artificial para obter uma vantagem competitiva para o seu negócio.

No final, também veremos brevemente as previsões para o marketing em 2023 e 2024.

Principais tendências de marketing digital a serem lembradas

A indústria do marketing digital é uma das indústrias que mais mudam por aí daquelas profissões que não precisam mais de diploma. Os avanços tecnológicos ficam mais loucos a cada ano, e a pandemia acelerou o progresso.

As gerações mais jovens nascem com tecnologia e dispositivos digitais, o que significa novos desafios para os profissionais de marketing digital.

É hora de avaliar quais atividades de marketing digital são coisa do passado e quais ferramentas de marketing você deve implementar a seguir.

Aqui estão 8 tendências atuais de marketing digital que todos os profissionais de marketing digital devem levar em consideração.

1. Maior foco na personalização 

À medida que a concorrência continua a aumentar, as empresas precisam encontrar novas maneiras de se destacar da multidão. Uma maneira de fazer isso é personalizar a experiência do usuário. 

Isso pode incluir o uso de dados para fornecer conteúdo e anúncios direcionados ou adaptar a jornada do usuário às preferências individuais. 

O marketing personalizado também pode incluir mensagens personalizadas em diferentes canais, conversas de bate-papo, comércio social em plataformas de mídia social e compras sociais com outros usuários.

Mais informações sobre essas táticas de marketing seguirão, então continue lendo!

2. O marketing de conteúdo está se expandindo para novos espaços 

Com o surgimento do metaverso e plataformas que usam realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), estamos vendo uma mudança em direção a experiências de conteúdo mais imersivas. 

As empresas precisarão começar a pensar em como podem criar conteúdo atraente que aproveite essas novas plataformas. 

Isso pode parecer muito distante para a maioria das empresas, principalmente para as pequenas empresas. Mas grandes marcas globais já estão aproveitando as vantagens do metaverso.

Por exemplo, a marca de moda de luxo Gucci lançou um passeio virtual pelo Gucci Garden, uma réplica digital do museu real na Itália. Os usuários podem navegar pelo museu e solicitar mais informações sobre os produtos.

O objetivo dessas plataformas de realidade aumentada é aumentar o conhecimento da marca, especialmente entre os consumidores mais jovens, que passam o tempo jogando e estão acostumados a navegar no mundo digital. 

Considerando a atual pandemia, há jovens e crianças que estão mais habituados ao mundo virtual do que a locais públicos reais. Este é um segmento significativo de clientes futuros (e atuais).

Com a transferência para o metaverso vem a relevância dos ativos digitais, tokens não fungíveis (NFTs) e criptomoedas. É por isso que o desenvolvimento de criptografia e NFT é tão popular agora.

Outra tendência notável a ser reconhecida é a contínua popularidade do conteúdo visual e do marketing de vídeo .

3. Maior Foco na Sustentabilidade e Outros Valores 

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes do impacto ambiental de suas compras , as empresas terão que se acomodar para manter uma boa reputação.

Isso afeta mais do que apenas marketing. Requer ação de todas as partes da empresa. Pode significar embalagens ecologicamente corretas e, em geral, produtos e serviços mais sustentáveis. 

Sustentabilidade não é o único valor que as novas gerações esperam ver nas empresas: direitos humanos, tratamento justo dos funcionários, inclusão e diversidade e transparência geral das operações da empresa afetarão ainda mais as decisões de compra no futuro.

É provável que os consumidores também apoiem marcas que compartilham os mesmos valores fundamentais .

O que isso significa para os profissionais de marketing é que eles precisam destacar esses aspectos nos esforços de marketing. Não se pode focar apenas na comercialização dos produtos e serviços, mas também nas relações públicas e no apoio a boas causas.

É crucial reavaliar suas mensagens de marketing à luz dessas informações.

Dica profissional: se você fala sobre questões sociais e sustentabilidade, precisa atender às suas próprias expectativas. Greenwashing é tão última temporada e as mentiras das marcas serão expostas pelos consumidores acordados.

Eu recomendo que você faça boas ações reais e faça parceria com outras organizações!

4. Marketing Conversacional

Um relatório de 2021 da Drift Insider  descobriu que os clientes esperam sempre melhores experiências digitais, conteúdo personalizado e respostas instantâneas às suas perguntas. As pessoas são impacientes e não querem perder tempo procurando informações e navegando em sites.

A resposta para esse problema está no marketing conversacional. Seu objetivo é envolver os clientes com mensagens e conversas direcionadas.

Os profissionais de marketing começaram a contatar seus clientes, por exemplo, no Facebook Messenger, WhatsApp ou Slack. As pessoas também usam Alexa e Siri para fazer perguntas sobre marcas.

Chatbots e chats ao vivo têm um grande papel no marketing conversacional. O bate-papo é uma maneira de manter contato com os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana e tornar a experiência mais pessoal.

Os chatbots especialmente baseados em IA que usam processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina se tornarão cada vez mais populares nos próximos anos.

5. Social Commerce em novas plataformas de mídia social

Social commerce refere-se ao tipo de comércio eletrônico que acontece nos canais de mídia social. 

Os usuários das mídias sociais podem se comunicar com a marca e outros usuários e fazer as compras diretamente nas plataformas de mídia social que mais usam.

Pessoalmente, fiz várias compras pelo Instagram e Facebook depois de ver um anúncio. 

Parece que sou um excelente exemplo de consumidor da Geração Y ou da Geração Z: prevê-se que sejamos responsáveis ​​por 62% da receita global de comércio eletrônico social em 2025. 

É provável que as compras em plataformas de mídia social como TikTok, YouTube e Instagram cresçam.

Outro novo fenômeno na área são as compras ao vivo.

Esta é uma forma de fazer compras que combina e-commerce e entretenimento . As pessoas podem acompanhar uma demonstração do produto em tempo real em uma plataforma social e interagir com o host.

Uma experiência de compra ao vivo oferece a oportunidade de se comunicar com o vendedor e tirar dúvidas sobre o produto como em uma loja física. Isso geralmente aumenta a confiança do cliente para comprar um determinado produto.

Se você usa qualquer plataforma de mídia social, é provável que tenha encontrado tal evento. Por exemplo, o TikTok está cheio de pequenos empresários que organizam “lives” para demonstrar seus produtos e conversar com as pessoas.

6. Compras sociais

Uma grande parte do social commerce também é social shopping , onde os amigos dos compradores estão envolvidos na jornada do comprador. O processo imita a situação da vida real de visitar o shopping ou o mercado do fazendeiro, onde as pessoas podem conversar sobre os produtos com outras pessoas e pedir conselhos.

Assim, o marketing de influenciadores e o conteúdo gerado pelo usuário e seguidores do Instagram tornam-se ainda mais importantes. As pessoas confiarão em recomendações, avaliações e depoimentos de influenciadores, bem como de outros consumidores regulares.

Uma maneira de alavancar o fenômeno das compras sociais é aplicar avaliações e depoimentos de seus clientes satisfeitos em seu site e canais de mídia social.

7. Hora de mudar sua estratégia de SEO

A otimização do mecanismo de pesquisa é importante, especialmente no que diz respeito à visibilidade no Google.

Se você alcançar as principais páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, poderá obter milhões de visualizações para seu conteúdo.

No entanto, parece que a busca orgânica não funciona tão bem quanto antes. Isso significa que você pode precisar adotar outras táticas de SEO e backlinks de qualidade do que antes.

Tente hackear os resultados de pesquisa do Google com estas dicas:

  • Pesquisa de marca : faça com que seus clientes usem o nome de sua marca em suas pesquisas (o que é mais fácil dizer do que fazer).

  • Conteúdo baseado em respostas : as pessoas usam cada vez mais a pesquisa por voz na forma de perguntas e você deve tentar respondê-las com seu conteúdo.

  • Pesquisa de público : quem são seus clientes em potencial e com que tipo de problemas eles podem ajudar?

8. IA de marketing e aprendizado de máquina 

A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina já estão sendo usados ​​em muitos aspectos do marketing digital, desde a personalização até o direcionamento de anúncios. 

Em 2023, esperamos ver ainda mais empresas aproveitando essas tecnologias para gerar melhores resultados. 

Vamos dar uma olhada mais de perto nas tendências de IA em 2023.

Você também deve verificar essas ferramentas de IA para usar em 2023 .
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