16/06/2023 às 08h34min - Atualizada em 16/06/2023 às 08h32min

FERIDAS VASCULARES E SEUS TRATAMENTOS

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Fonte: Jornalista Rafaela Silva)
(Foto: Divulgação)
As feridas vasculares, tem várias causas : Obstruções Arteriais, Diabetes, Vasculites, mas se destacam como as mais frequentes as úlceras vasculares, são feridas causadas por alterações circulatórias sanguíneas, dos membros inferiores.

Quando a doença está avançada, a grande dificuldade de retorno venoso leva a edema crônico e alterações na pele que vai se tornando escurecida, sem pelos e muito fina. Esta hipertensão venosa grave favorece o aparecimento das úlceras varicosas, feridas de difícil cicatrização. Essas úlceras aparecem na maioria das vezes na face interna da perna e pode chegar a grandes dimensões. 

Em geral, é pouco dolorosa e pode aumentar de diâmetro e/ou profundidade se não for adequadamente tratada. Complicações podem ocorrer, como uma infecção secundária da úlcera, que se manifesta com dor, mau cheiro, aumento da quantidade de secreção e vermelhidão ao redor da ferida.

Segundo o médico Cirurgião Vascular, Dr. Adjaldes Moraes,  o paciente deverá ser avaliado para que o melhor tratamento seja indicado. Inicialmente é necessária uma avaliação completa com exame físico associado a um mapeamento da circulação venosa com um Ultrassom Doppler Venoso. Este exame irá detalhar quais as veias estão insuficientes e são provavelmente as responsáveis pela úlcera. 

Ainda de acordo com o especialista, alguns dos principais fatores de risco para o surgimento de feridas vasculares são:

* Obesidade
* Varizes
* Insuficiência cardíaca
* Problemas de coagulação do sangue
* Trauma (batida ou impacto na perna)
* Tabagismo 
* Trombose venosa Profunda 

Durante o tratamento das feridas, é importante cuidar do problema circulatório do paciente. Além da limpeza adequada, uso de tecnologias de curativos específicas e adequadas a cada caso. 
Novas tecnologias como Endoforme (Matriz Dermica), Terapias Biológicas (SellfiCare) entre outras.  Outras medidas que podem ser tomadas para melhorar a circulação das pernas, por exemplo, o uso de meias compressivas e o repouso com elevação das pernas.


Drº Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior
Cirurgião Vascular e Endovascular 

Instagram: @institutomjr

https://institutomjr.com.br/moraes-home
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp