01/06/2023 às 15h51min - Atualizada em 01/06/2023 às 15h49min

10 melhores vantagens do cloud computing

Cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que permite que as empresas armazenem e processem dados e aplicativos em servidores remotos em vez de em seus próprios dispositivos físicos.

 

Essa tecnologia oferece muitos benefícios para o seu negócio, quer adaptar para a sua? Confira a seguir as 10 melhores dicas que separamos para você.

Quando contratar uma consultoria de cloud computing?

Uma consultoria em nuvem pode te ajudar a avaliar e implementar soluções de forma eficiente e segura. Ela pode ajudar a avaliar a infraestrutura existente, identificar os requisitos de migração e selecionar o provedor de serviços adequado para a empresa.

 

Quando você deseja adotar novas tecnologias em cloud computing, dessa forma ela ajudará a entender as tendências e tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e a internet das coisas, e identificar oportunidades de negócios.

 

E também quando seu negócio deseja otimizar seus recursos, pois ela auxilia a identificar oportunidades de redução de custos e melhorias de desempenho, como a otimização de recursos.

Principais 10 vantagens do cloud computing

Em geral, ela pode ser útil em qualquer situação em que você precise de assistência especializada para avaliar, planejar e implementar soluções em nuvem. Sendo assim, selecionamos para você as 10 melhores vantagens do cloud computing para os seus negócios

Facilidade de contratar e gerenciar

As empresas podem adquirir recursos de TI sob demanda, em vez de investir em infraestrutura física e software licenciado. Isso significa que podem escolher e provisionar os recursos de que precisam com rapidez e eficiência, sem a necessidade de comprar e configurar hardware ou software.

Implementação rápida

Ela também permite que  seus recursos de TI sejam escalonados de acordo com a demanda, o que significa a possibilidade de adicionar mais recursos de TI conforme necessário para lidar com picos de demanda ou crescimento de negócios.

Suporte especializado

O suporte técnico é geralmente oferecido para ajudar os clientes com problemas técnicos relacionados aos recursos em nuvem, como configuração de recursos, problemas de desempenho ou problemas de conectividade. 

 

Esse suporte geralmente é oferecido por meio de chat, telefone ou e-mail.

Preços competitivos

Os provedores também oferecem uma variedade de opções de preços, incluindo modelos de pagamento por uso, planos de assinatura mensal ou anual e preços personalizados para necessidades específicas de negócios. 

Monitoramento 24hx7

Isso significa que, em caso de problemas de desempenho ou interrupções de serviço, a equipe de operações de monitoramento pode responder rapidamente para identificar e corrigir o problema antes que ele afete os usuários finais. 

 

Além disso, o monitoramento 24x7 permite que as empresas recebam alertas imediatos em caso de problemas, permitindo que elas respondam rapidamente para minimizar o impacto nos negócios.

Eficiência energética e sustentabilidade

Em vez de usar vários servidores físicos para executar aplicativos e atividades, eles usam técnicas de virtualização para consolidar várias cargas de trabalho em um único servidor físico.

Ela também pode ajudar as empresas a reduzir sua pegada de carbono, uma vez que os recursos de TI são compartilhados e utilizados de forma mais eficiente.

Prevenção de indisponibilidades de serviços

A prevenção de indisponibilidades de serviços é uma preocupação importante. Embora os provedores ofereçam níveis de disponibilidade e confiabilidade muito altos, é importante ter estratégias de prevenção de falhas e planos de recuperação para garantir que seus dados estejam sempre disponíveis.

Redução de custos

Dentre as principais estão:

  • Redução de investimentos em hardware;

  • Licenciamento de software;

  • Economia em recursos humanos;

Renovação automática de software

Com ela, os clientes são automaticamente atualizados para a versão mais recente do software assim que ela estiver disponível, sem a necessidade de fazer o download ou instalação manual. 

 

Alguns deles oferecem a opção de desativar a renovação automática e escolher atualizar manualmente o software quando for conveniente.

Segurança

Muitos provedores de serviços em nuvem tem recursos de segurança robustos, incluindo backup de dados, monitoramento de segurança e criptografia de dados.

Qual o custo de um serviço de cloud computing?

Alguns possibilitam recursos gratuitos para usuários pessoais, como armazenamento de arquivos e e-mail, enquanto outros oferecem itens de  nível empresarial com preços que variam de acordo com a quantidade de recursos utilizados.

 

Os custos associados geralmente são baseados em um modelo de pagamento por uso, no qual os usuários pagam apenas pelos recursos que utilizam.

 

É importante avaliar cuidadosamente as necessidades da empresa e comparar os preços de diferentes provedores antes de tomar uma decisão. Gostou das vantagens? Salve esse post pra conferir sempre que precisar e para indicar!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp