24/05/2023 às 20h41min - Atualizada em 24/05/2023 às 20h39min

PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ACOMETEM AS MÃOS

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
As doenças da mão e punho são ocasionadas por diferentes causas sendo que a grande maioria estão associadas a infecções, doenças reumatológicas, tumores, problemas hormonais e traumas.

Porém, muitas vezes, o surgimento de patologias da mão é oriundo de uma série de movimentos repetitivos. Esses micros ou macros traumas recorrentes são denominados de LER (lesões por esforço repetitivo). Quando realizados durante expediente são diagnosticados como DORT (doença osteoarticular relacionada ao trabalho).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, as principais patologias são:

Síndrome do túnel do carpo - tem origem quando o nervo mediano – que localiza-se no túnel do carpo e é responsável pela sensibilidade do dedo indicador, polegar, médio e parte do anelar – sofre uma grande compressão. Quando isso acontece, o paciente sente formigamento e fortes dores na região. Além disso, os movimentos e a força da mão podem ficar comprometidos. 

Tenossinovite de Quervain -  é uma condição inflamatória dolorosa que afeta as bainhas sinoviais e os tendões do pulso, do lado do polegar. Esses tendões prendem os músculos aos ossos das mãos. Embora a causa exata dessa condição não seja conhecida, toda atividade que se baseie em movimentos repetitivos da mão ou do punho pode piorar o quadro. 

Cisto Sinovial - ou cisto gangliônico, consiste em um tumor benigno de tecidos moles, mais comumente encontrado no dorso do punho, mas podendo estar presente em qualquer articulação. É mais comum em mulheres, podendo ou não causar sintomas (dor local).

Dedo em Gatilho - dedo em gatilho é o nome dado a um tipo de tendinite caracterizada por um processo inflamatório no tendão na região da palma da mão. No seu trajeto até a ponta dos dedos os tendões da mão passam por túneis chamados polias. O que acontece quando ele inflama é que o tamanho do tendão fica maior do que o tamanho do túnel (polia) e o resultado é a dificuldade de dobrar e esticar o dedo afetado.

Dedo em Martelo - Há diversas causas para o dedo em martelo, como a artrose e as artrites, contudo, o tipo mais comum é aquele que acontece durante alguma atividade esportiva. Essa lesão é sinônima da ruptura do mecanismo extensor terminal dos dedos, podendo ser por ruptura tendínea ou fratura. Com a queda da falange distal, o dedo fica torto e o paciente não consegue mais esticá-lo. Por isso, a deformidade denomina-se dedo “em martelo”.

Segundo o médico Ortopedista, especialista em cirurgia da mão, Dr. Thiago Barros, essas patologias variam em gravidade e possuem diferentes tratamentos. 


Drº Thiago Felipe dos Santos Barros

Médico ortopedista especialista em mãos, graduado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, entre 2006 e 2011. Tem experiência em grandes hospitais como: Hospital 9 de julho, Santa Catarina e Samaritano

Instagram:
@dr.thiagobarros.cirurgiadamao 
(11) 94523-3545

https://drthiagocirurgiadamao.com.br/
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp