22/03/2023 às 17h18min - Atualizada em 22/03/2023 às 17h17min

Guest post para backlinks: ainda funciona?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Uma das principais razões pelas quais os proprietários de empresas e profissionais de marketing buscam a postagem de convidados são os backlinks que ela fornece para fins de SEO.

 

Na verdade, uma enquete do Twitter de 2020 mostrou que esse era, de longe, o principal motivo para mais da metade dos entrevistados que fizeram guest posts;

 

Mas a postagem de convidados é apenas uma técnica ultrapassada que na prática não funciona mais para SEO ou ainda é eficaz hoje?

É sobre isso que este post analisa, examinando os possíveis benefícios de SEO, bem como as outras vantagens que a postagem de convidado pode oferecer a você.

Então primeiro…

Por que usar a postagem de convidados para backlinks?

Conforme declarado, uma das principais motivações para usar a postagem de convidados é por causa dos backlinks brasileiro que se acumulam como resultado, inclusive de sites com autoridade superior à sua.

Veremos o que isso significa na prática para SEO, incluindo a posição do Google sobre o assunto em breve.

Mas e alguns dos outros benefícios?

É claro que os backlinks também levam ao tráfego direto, com os leitores clicando nos links por curiosidade ou para saber mais informações sobre um determinado assunto.

Esse tráfego também tende a ser altamente direcionado. Afinal, os visitantes claramente têm interesse em um tópico intimamente relacionado ao seu negócio (ou seja, sua postagem de convidado) e estão interessados ​​o suficiente para clicar.

Ele também oferece autoridade ao seu site pelo poder de associação. Ao ler a postagem do convidado, algum senso de autoridade relacionado ao site de hospedagem se desenvolve em sua mente, mesmo que seja um visitante totalmente novo.

Ao clicar em seu próprio site, parte dessa confiança e autoridade é transferida para você.

Além disso, uma proporção de leitores também irá procurá-lo nas redes sociais e potencialmente segui-lo. Alguns também podem procurar por você ou sua empresa no Google e acabar no seu site dessa forma.

Se os leitores começarem a ver seu conteúdo publicado em vários sites, o senso de relacionamento com você e a confiança em você aumentam, e as chances de eles chegarem ao seu site aumentam.

Em outras palavras, a postagem de convidados regularmente oferece ao seu público uma exposição repetida à sua mensagem, aumenta sua visibilidade online e ajuda a expandir sua marca.

Por fim, a postagem de convidados pode levar a novos relacionamentos com blogueiros, empresas de blogs e especialistas no mesmo nicho. Esses relacionamentos podem levar a uma série de oportunidades valiosas ao longo do tempo.

O Google permite backlinks de postagens de convidados?

Em termos de SEO, você encontrará muitas postagens afirmando que a postagem de convidados para backlinks é benéfica. Mas qual é realmente a posição do Google sobre o assunto?

Se você está usando a postagem de convidados com a intenção de obter melhorias em sua classificação, deve-se dizer que o Google desencoraja a prática.

Como funciona a postagem de convidados para backlinks?

Essencialmente, a postagem de convidados para comprar backlinks funciona por:

  • Alcançando blogs relevantes que aceitam guest posts

  • Obtendo seu acordo para escrever uma postagem exclusiva para eles

  • Criando o conteúdo, incluindo quaisquer links

  • Aguardando publicação.

Em termos de links, dependendo da política do site em questão, você geralmente pode adicionar um ou dois links de volta ao seu próprio site.

Eles podem ser permitidos apenas na biografia ou você também pode vincular de volta no corpo da postagem.

Ao criar um link de volta a partir do corpo da postagem, você provavelmente deverá criar um link para um conteúdo relevante e interessante que agregue valor adicional para seus leitores, como:

  • Algumas pesquisas originais

  • Informações relevantes sobre como fazer

  • Estudos de caso relevantes

Você raramente ou nunca tem permissão para vincular de volta a qualquer coisa promocional do corpo principal da postagem, como a página inicial do seu site. Os links da página inicial geralmente são bons na biografia.

Quais são as desvantagens de usar a postagem de convidados para obter backlinks

A principal desvantagem é provavelmente a quantidade de tempo e esforço necessários para obter um ou dois backlinks.

E se o seu objetivo principal é os supostos benefícios de SEO, eles podem nem se materializar (como discutido acima)

Afinal, a postagem de convidados envolve um conjunto de atividades demoradas, incluindo:

  • Se você é novo, compilar uma lista de blogs que publicam conteúdo semelhante ao seu e que podem aceitar postagem de convidados

  • Para cada blog, identificar um meio de contato, seja um endereço de e-mail publicado, um formulário de contato em seu site ou um endereço de e-mail “melhor palpite”

  • Reunir uma proposta de conteúdo potencial que você poderia criar

  • Entrando em contato com eles, de preferência com vários acompanhamentos para tentar obter uma resposta

  • Escrevendo o próprio conteúdo

  • Comunicações relacionadas à publicação do conteúdo

Isso é muito trabalho!

Mas, se você ainda deseja continuar postando como convidado, existem algumas maneiras de mitigar parte do investimento de tempo necessário.

Reaproveitamento

Uma maneira é introduzir um elemento de reaproveitamento.

Um tópico que você abordou anteriormente por meio de uma de suas próprias postagens de blog pode facilmente servir como base para uma nova postagem em outro lugar, com o conteúdo completamente reescrito, incluindo um título e um ângulo diferentes para torná-lo único.

Afinal, é muito mais fácil e rápido adaptar algum conteúdo anterior do que começar do zero.

Você também pode abordá-lo ao contrário.

Crie a postagem do convidado do zero primeiro e, em seguida, redirecione-a em uma postagem exclusiva para seu próprio blog para publicação alguns meses depois e agendada em seu calendário de conteúdo .

De qualquer forma, reaproveitar dessa maneira potencialmente economiza horas.

Parceiros de links

Embora você esteja limitado no número de vezes que pode vincular seu próprio site a partir de sua postagem de convidado, provavelmente estará livre para vincular a outros sites que agregam valor ao seu próprio conteúdo.

Isso significa que você pode potencialmente colaborar com outras pessoas que estão postando como convidados, colocando os links uns dos outros em suas respectivas postagens de convidados.

Fazer isso efetivamente multiplica o número de backlinks que você recebe de cada guest post que você produz.

Obtendo uma perspectiva de longo prazo

É justo dizer que, à medida que você ganha mais experiência com a postagem de convidados, o tempo necessário para realizar cada postagem de convidado diminuirá.

Isso é simplesmente porque:

  • Você terá uma lista existente de blogs para acessar, em vez de ter que começar do zero

  • Você terá relacionamentos existentes, como blogs nos quais você postou como convidado antes, os quais ficarão felizes em aceitar novas contribuições

  • Você terá um portfólio crescente de postagens de convidados, facilitando a atração de respostas positivas de novas oportunidades em potencial

Também ajuda perceber que, embora um ou dois backlinks não pareçam uma grande recompensa por si só:

  • Os benefícios são de longo prazo – a maioria das postagens de blog permanecerá publicada por anos. Em termos de construção de marca e tráfego direto, as recompensas se acumulam com o tempo…

  • Como na maioria das atividades de marketing de conteúdo, com ações consistentes e regulares, a postagem de convidados tem um impacto composto . É improvável que um único post de convidado tenha muito impacto por conta própria. Mas cerca de uma dúzia de postagens de convidados publicadas em sites de autoridade ao longo de vários meses? O impacto provavelmente será muito mais significativo.

Concluir

A postagem de convidados pode ser eficaz, mas talvez não pela principal razão pela qual a maioria das pessoas a persegue, que é o SEO.

Afinal, o Google deixou bem claro que seu objetivo é negar o valor dos backlinks obtidos por meio da estratégia.

No entanto, mesmo que os benefícios de SEO sejam descontados, ele ainda pode ser valioso a longo prazo em termos de construção de marca, poder de associação autoritária e para obter visitantes altamente direcionados por meio de tráfego de cliques diretos.

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