23/02/2023 às 14h44min - Atualizada em 23/02/2023 às 14h42min

Cuidados ao utilizar uma lava seca

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Ao adquirir uma lava seca o que se deseja é que ela dure por muito tempo. Mas para que isso seja possível, é importante cuidar para que sua vida seja prolongada e assim você continue tendo roupas macias e muito bem cuidadas.

Algumas marcas garantem que o aparelho chega na casa dos 10 anos de uso, se houver cuidado e um bom manuseio.

Para que sua máquina lava e seca dure mais tempo não basta apenas escolher o melhor modelo, é necessário cuidados importantes para que ela se mantenha em perfeito estado.

Nesse artigo você encontrará dicas fundamentais para o cuidado com sua lava seca.

 

1) Evite o excesso de peso

Na pressa de acabar com a atividade de lavar roupas, sobrecarregamos a máquina o que pode afetar seu desempenho de rotação e ainda prejudicar o motor. Não coloque as roupas até o limite, antes decida colocar abaixo da linha da água selecionada para que não aconteça nenhum problema.

O cuidado com a quantidade de roupas é uma cautela para evitar possíveis desgastes e transtornos futuros.

2) Faça limpeza na máquina regularmente

Limpe a gaveta onde se despeja o sabão e o amaciante para tirar todo o sabão acumulado dentro dela. Quando há acúmulo de sabão, facilita na produção excessiva de espuma o que prejudica o trabalho da máquina. Se acontecer de demorar em limpar o dispenser, o sabão pode endurecer e atrapalhar o fluxo de água.

Para limpar o tambor da máquina basta programar a mesma em uma lavagem com um ciclo de água quente, você poderá adicionar água sanitária ou vinagre para ajudar no processo da limpeza.  Lembrando que caso sua máquina não possua a opção de lavar com água quente, poderá ser lavada com água fria normalmente.

Limpe também o filtro de detritos na parte de baixo da máquina. Para a realização desse procedimento, é necessário desligar a máquina da tomada. Abra a parte onde se localiza o filtro e retire-o lavando em água corrente. Após essa limpeza, retorne o filtro ao seu lugar garantindo que tudo esteja bem encaixado.

Pelo menos uma vez ao ano será necessário a limpeza do duto. Para isso será necessário desconectar o duto do secador e aspirar o local com um acessório que permita essa limpeza. Tire os fiapos de roupa que ficam dentro com o mecanismo de aspirar para frente e para trás. Em seguida reconecte todas as partes certificando que elas estão bem colocadas e seguras.

3) Equilíbrio na hora de utilizar o sabão

Não pense que colocar muito detergente na máquina fará com que suas roupas fiquem mais limpas. Como mencionado acima, o excesso de espuma atrapalha o bom funcionamento da máquina. É importante ter o conhecimento da quantidade exata que se deve inserir no dispenser da máquina para que não seja prejudicado a sua lavagem. Um aumento da quantidade de sabão também para acarretar em mais ciclos de enxágue e com isso gastar mais energia e mais tempo de vida da máquina.

4) Usar água natural

Existe um mito que ao se adquirir uma lava seca, as roupas só ficarão limpas se forem lavadas com água quente. Essa é uma informação totalmente equivocada. Os detergentes garantem que sua roupa seja lavada com eficiência e que no final do processo, estejam limpas e cheirosas. Usar água quente é mais um dos gastos que você terá. A água quente aumenta o valor da energia e ainda pode danificar a qualidade dos tecidos.

Então não se preocupe com esses mitos que surgem. Foque no essencial e no correto. Use água quente apenas quando for necessário. Por exemplo, em dias mais frios, fica muito difícil usar água natural porque elas estão super frias. Para esses dias é possível usar água quente.

 5) Atenção na centrifugação da sua lava seca

Temos que ter a consciência de que ao lavar um número alto de roupas de uma única vez, não será possível secar em uma única secagem.  Pense que roupas molhadas pesam mais do que roupas secas e então você perceberá que não convém despejar toda essa quantidade de roupas de uma vez só. O melhor será dividir em etapas. Tenha o cuidado de separar também as roupas com tecidos mais fáceis de serem secos das que demoram mais. Assim, o resultado final será mais satisfatório.

Podemos destacar outros cuidados gerais com sua lava seca

·     Certifique que não deixou nenhum objeto dentro das roupas como moedas, chaves e lenços de papel. Eles fazem um estrago enorme no interior da sua lava seca.

·         Retire toda a roupa lavada para que não ocorra ferrugens dentro do cesto dela.

·         Atente-se em sempre deixar o filtro limpo.

·         Sempre limpe a vedação da porta da máquina para retirar todos os resíduos.

·      Inspecione sempre as mangueiras de abastecimento de água, caso ocorra rachaduras nas mangueiras, troque-as para que não aconteça nenhum acidente e a mangueira venha a estourar provocando uma inundação nos aparelhos e em sua casa.

 

Dedicar na manutenção dos aparelhos de eletrodoméstico é ponderar acerca dos recursos financeiros investidos no ato da compra. É entender que existe uma necessidade de cuidar daquilo que se adquiriu com amor.

Também podemos mencionar que a ausência de uma máquina lava seca nos dias atuais dificulta bastante a rotina de quem trabalha fora. Se ao lavar as roupas em uma máquina já demanda tempo, imagina quando não se tem uma em casa?

Dessa forma, o cuidado na manutenção do seu aparelho eletrodoméstico faz parte do processo. Não podemos ter o pensamento de que é somente comprar e deixar com que a máquina faça seu trabalho.  A atenção dada a esses pequenos detalhes, fazem com que o tempo de vida desse aparelho dure muito mais.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp