04/04/2024 às 13h44min - Atualizada em 04/04/2024 às 13h43min

A Revolução do Felgueiras Magazine: Jornalismo, Marketing Digital e Marketing de Influência

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Pedro Fonseca, Diretor do Felgueiras Magazine.

O Felgueiras Magazine, um jornal online regional da cidade de Felgueiras, em Portugal, tornou-se um exemplo de como o jornalismo e o marketing digital podem se fundir de maneira eficaz. Desde o seu início, em setembro de 2019, o projeto se destacou por adotar uma abordagem inovadora na distribuição de conteúdo digital. Pedro Fonseca, diretor do Felgueiras Magazine, define o jornal não apenas como um meio de comunicação, mas principalmente como um projeto voltado para estratégias de marketing digital e de conteúdo. "Eu sempre digo que o Felgueiras Magazine é muito mais um projeto de marketing digital do que um projeto jornalístico", destaca Pedro Fonseca.

O projeto surgiu em um contexto onde já existiam um jornal impresso e uma estação de rádio, mas faltava uma oferta significativa de informação digital local em Felgueiras. Com o objetivo de preencher essa lacuna, o Felgueiras Magazine foi concebido já com um forte compromisso com as melhores práticas de marketing digital. A estratégia incluiu desde a criação de um site moderno e de fácil navegação até a otimização para mecanismos de busca (SEO), uma newsletter semanal e uma ativa presença nas redes sociais, incluindo Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e, logo após, o TikTok. "Desde o começo, fizemos questão de adotar as melhores práticas de marketing digital no Felgueiras Magazine", afirma Pedro Fonseca.

A decisão pioneira de incluir o TikTok como uma das plataformas de atuação do jornal reflete a intenção de abraçar novas formas de comunicação digital para alcançar um público mais amplo e variado. "Provavelmente, fomos o primeiro jornal português a criar uma conta no TikTok", conta Fonseca, mostrando a disposição do jornal em ser um exemplo no espaço digital.

A abordagem de conteúdo do Felgueiras Magazine é particularmente notável pelo uso estratégico de vídeos nas redes sociais, com reportagens e entrevistas que introduziram formas inovadoras de jornalismo, antes inexistentes em Felgueiras. A evolução para o jornalismo mobile também permitiu que o jornal realizasse coberturas noticiosas de maneira rápida e eficiente. "Conseguimos chegar ao local dos acontecimentos e imediatamente começar a transmitir ao vivo", realça o Diretor do Felgueiras Magazine, sublinhando a importância da tecnologia móvel no funcionamento do jornal.

 

O conteúdo e a promoção de Felgueiras

 

Além de se dedicar à informação, o Felgueiras Magazine também produz conteúdo que valoriza a cultura e o lifestyle, seguindo as últimas tendências das redes sociais, especialmente o TikTok. A estratégia visa oferecer uma visão ampla e diversificada de Felgueiras, ultrapassando os limites do jornalismo tradicional numa direção aos influenciadores digitais. "É essencial analisar nossa audiência para entender que tipo de conteúdo podemos oferecer, preferencialmente algo que se destaque em nosso município", explica Pedro Fonseca.

Entre os destaques do Felgueiras Magazine estão a criação de conteúdo inovador e cativante. "Uma de nossas iniciativas de maior sucesso foi lançar pequenas séries em vídeo, onde incorporamos trends que surgem nas redes sociais. Por exemplo, nossos vídeos com avaliações de restaurantes locais. Compartilhamos nossas experiências de maneira genuína, focando não só na qualidade dos pratos, mas também na atmosfera e na hospitalidade, o que foi um grande sucesso com nosso público", conta Pedro Fonseca. É um conteúdo que normalmente não é produzido por jornais tradicionais, e que também promove a gastronomia do município.

Essa abordagem mais humanizada e próxima ao público transformou a forma como a comunidade local interage com o conteúdo. Em vez de se restringir a críticas distantes, o Felgueiras Magazine escolheu compartilhar experiências, estabelecendo uma conexão mais profunda e significativa com os leitores. "As pessoas querem saber mais do que se a comida é boa; elas querem entender a história por trás do restaurante, sentir a atmosfera por meio de nossa visão. E é isso que nos esforçamos para oferecer", adiciona Pedro Fonseca.

Os conteúdos do Felgueiras Magazine vão além da mera informação; eles contam histórias, aproximam a comunidade e destacam o município de forma autêntica e sempre que possível, positiva. "Nosso objetivo é sempre apresentar o melhor de Felgueiras de uma maneira que ressoe com nosso público. Queremos que eles se vejam em nossas histórias, que se sintam parte da comunidade que estamos ajudando a construir", enfatiza o diretor.

 

A importância das empresas no Felgueiras Magazine

 

Outro ponto de foco do Felgueiras Magazine é o destaque às empresas locais e ao empreendedorismo. "Felgueiras possui empresas excepcionais e uma economia vibrante: somos os maiores produtores de calçado, kiwis, vinho verde e aspargos do país. Isso é notável para um município de nosso tamanho. Sentimos muito orgulho sempre que destacamos um comércio tradicional ou uma grande indústria de calçados", relata o Diretor do Felgueiras Magazine.

Felgueiras é a capital do calçado em Portugal. A fabricação de calçados é a principal atividade econômica em Felgueiras, e quase todos os moradores têm algum tipo de ligação com uma fábrica de calçados. Por essa razão, em fevereiro, a equipe do Felgueiras Magazine arrumou as malas e foi para Milão para cobrir as feiras de calçados (Micam e Lineapelle). Nas feiras, o Felgueiras Magazine realizou 20 reportagens em vídeo, diretamente dos estandes das empresas de Felgueiras. “Foi a primeira vez que um jornal local participou de uma feira internacional de calçados. Queríamos apoiar os expositores portugueses e também mostrar aos moradores de Felgueiras o trabalho que as fábricas de calçados realizam nas feiras. Fizemos a cobertura mais ampla de feiras de calçados que Portugal já viu!”, disse Pedro Fonseca. As reportagens alcançaram recordes de audiência, contribuindo ainda mais para fortalecer a marca “Felgueiras Magazine” na comunidade local.

O impacto do Felgueiras Magazine também se reflete na sua capacidade de influenciar a opinião pública e engajar ativamente na vida comunitária, abordando temas críticos e sugerindo soluções. Com uma visão crítica e construtiva, o jornal contribui para o debate público e o desenvolvimento local. "Nos esforçamos para estar sempre atentos e apontar o que consideramos estar errado em Felgueiras, buscando sempre que possível sugerir soluções", diz o Diretor do Felgueiras Magazine, reafirmando o compromisso do jornal com o avanço da comunidade.

 

A marca “Felgueiras Magazine” e novas formas de negócios

 

A sobrevivência de um jornal depende das receitas de publicidade. No entanto, esse modelo enfrenta desafios significativos atualmente, com uma tendência global de redução nas receitas publicitárias. Ciente dessa realidade e buscando inovar além dos limites tradicionais do jornalismo, o Felgueiras Magazine criou um departamento de marketing digital. Esse setor oferece às empresas uma ampla gama de serviços especializados, que vão desde o desenvolvimento de sites e lojas online até a gestão profissional de redes sociais, implementação de estratégias de SEO e planejamento de campanhas de publicidade digital.

Pedro Fonseca sublinha a importância e eficácia desses serviços: "Nosso departamento de marketing digital é um reflexo de nosso conhecimento e habilidade em maximizar o alcance e o impacto das empresas no ambiente digital. O Felgueiras Magazine exemplifica o que podemos fazer pelas empresas clientes em termos de marketing digital. E, de fato, o marketing digital representa grande parte do que fazemos e sabemos fazer bem."

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp