07/02/2023 às 17h04min - Atualizada em 07/02/2023 às 17h03min

Email Marketing: Como a LGPD afeta o seu negócio?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Desde que a LGPD entrou em vigor, em setembro de 2020, muitas empresas têm se perguntado como ela afeta as ações com email marketing. A verdade é que a LGPD não mudou muita coisa no que diz respeito ao envio de emails para clientes e prospects. No entanto, há algumas adaptações que as empresas precisam fazer para se adequarem à nova lei.

Neste artigo, vamos abordar os principais pontos da LGPD que afetam o email marketing e o que sua empresa precisa fazer para se adequar à nova lei.

O que é LGPD e como afeta o email marketing?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), também conhecida como Lei 13.709/2018, foi sancionada em 2018 e entrou em vigor em 2020. Essa lei, que é baseada na GDPR (General Data Protection Regulation, Regulamento Geral de Proteção de Dados), da União Europeia, regulamenta a forma como as empresas brasileiras coletam, processam e guardam dados pessoais dos usuários. Logo, é importante entender como essa legislação afeta o seu negócio quando se trata de email marketing.

A LGPD inclui regras específicas de consentimento para esse tipo de marketing, que devem ser seguidas para que as empresas possam continuar enviando emails a seus clientes. Estas regras incluem obter o consentimento explícito dos usuários antes de enviar qualquer email, garantindo que eles realmente desejam recebê-los. Além disso, as empresas precisam fornecer aos usuários informações claras sobre como seus dados serão usados, bem como detalhes de como eles podem alterar suas preferências de recebimento de emails a qualquer momento.

A LGPD também exige que as empresas cumpram as mesmas regras de email marketing para todos os usuários, independentemente da localização, o que significa que todos os usuários brasileiros devem receber emails em português e que as empresas devem se certificar de que seus emails contenham informações adequadas sobre os direitos dos usuários.

Embora a LGPD possa parecer um grande desafio para as empresas de email marketing, ela oferece a oportunidade de construir relacionamentos mais tranquilos e transparentes com os usuários. Ao cumprir as regras estabelecidas pela lei, as empresas podem demonstrar que estão comprometidas com a proteção dos direitos dos consumidores e com a privacidade de seus dados. Isso certamente terá um impacto positivo no seu negócio e ajudará as empresas a ganhar/manter a confiança de seus clientes.

Quais as consequências de não se adaptar à LGPD?

Se não adaptada, pode acarretar grandes consequências ao seu negócio, como multas e danos à reputação. Se você deseja usar ferramentas de email marketing para ter sucesso no mercado digital, precisa conhecer os principais impactos da Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, qualquer violação de dados pessoais de clientes faz com que os mesmos percam a confiança na sua marca e se tornem menos propensos a usar seus serviços. Por isso, é fundamental ficar atento às novas normas e adaptar suas ferramentas de email marketing para evitar problemas maiores.

Conclusão

É preciso garantir que estratégias como a captação de leads, segmentação de emails, envio personalizado e outras técnicas de email marketing estejam de acordo com a legislação. Seu negócio terá mais segurança e chance de atingir o sucesso no mercado digital. Portanto, a LGPD deve ser considerada com a devida importância para evitar prejuízos.

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