27/01/2023 às 17h01min - Atualizada em 27/01/2023 às 16h59min

Desentupir esgoto, consertar piso ou dar um jeito no papel de parede com bolhas: Veja formas simples de resolver problemas domésticos

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Problemas de manutenção são ocorrências comuns em casa, mas não precisam ser difíceis de resolver. 

Abaixo, algumas das principais (e mais simples) soluções rápidas e eficientes para ajudar a resolver pequenos problemas de manutenção no dia a dia de quem não tem tempo (nem dinheiro) para perder.

Pisos que rangem

Conserte o piso de madeira rangente derramando uma quantidade generosa de talco sobre o local afetado e varrendo-o com uma vassoura ou pincel. Faça isso até que o pó não esteja mais visível e entre nas rachaduras entre as tábuas do piso.

Cheiro de cigarro

Você pode se livrar dos odores de fumaça de cigarro de sofás ou cadeiras estofadas, deixando as almofadas soltas sob o sol por várias horas. Em seguida, aspire-os com uma escova para soltar o cheiro de tabaco ainda preso nas fibras de espuma.

Arranhões no vidro

Sua mesa ou prateleira de vidro está danificada por arranhões? Limpe bem o vidro e seque com um pano sem fiapos. Preencha os arranhões com pasta de dente usando as pontas dos dedos. Quando a pasta de dente secar, lustre a área com um pano.

Rachaduras na parede

Aplique adesivo epóxi misto na rachadura em seus ladrilhos usando um pincel fino. Depois que o epóxi secar, limpe o excesso com um pano. Você também pode pintar sobre rachaduras seladas para esconder quaisquer marcas.

Ralo Entupido

Você sabia que pode usar comprimidos de antiácido do tipo Sonrisal para desentupir o ralo?  Jogue três comprimidos no ralo, seguidos de uma xícara de vinagre branco. Deixe a combinação efervescer e repousar por 15 minutos, em seguida, despeje uma panela de água fervente no ralo para soltar ainda mais a gosma.

Esgoto Entupido

Antes de procurar ajuda profissional para resolver um problema no esgoto doméstico, quem tiver um pouco de disposição, pode tentar o seguinte passo-a-passo:

Use uma chave de tubo para afrouxar a tampa do tubo de drenagem da linha principal antes de abri-lo completamente.

Abra rapidamente a tampa e saia do caminho. Qualquer resíduo que o entupimento tenha causado o acúmulo sairá do dreno da linha principal. Deixe-o correr completamente e feche a tampa.

Se a fórmula não funcionar, o melhor a fazer é contratar um serviço de desentupimento esgoto, para evitar o risco de acabar quebrando algum cano ou furando a caixa-ralo, por exemplo.

Ratos

Para um repelente de ratos não tóxico, embeba bolas de algodão com 100% de óleo de hortelã-pimenta (disponível em lojas de aromaterapia e fragrâncias) e coloque-as em áreas propensas a ratos, como canos e entradas de ralos.

Verniz Desbotado

Para reviver o verniz desbotado em móveis antigos, comece limpando-os com um pano de microfibra. Pulverize o óleo de laranja em um pano de limpeza e esfregue-o nos móveis de madeira.

Estofados e Tecidos Encardidos

Segundo as diversas experiências publicadas site da Mãe Experiente, a melhor forma de tirar manchas de cadeirinhas de automóveis, sofás, colchões e tapetes, é aspirar todo o tecido e passar, com uma escova macia, uma misturinha de água morna com sabão de coco.

Para retirar o produto, basta ir passando um pano úmido com água, até que ele saia sem vestígios de sabão.

Se for possível remover o tecido, basta enxaguá-lo.

Lustre Sujo

Primeiro espane os braços do candelabro com um espanador. Em seguida, misture uma parte de álcool isopropílico com três partes de água. Usando um par de luvas de algodão, mergulhe uma na solução de álcool e mantenha a outra seca. Calce as luvas e, a seguir, com a luva embebida na solução de álcool, limpe cuidadosamente os cristais. Use a outra luva para secar os cristais logo em seguida.

Puxador de gaveta solto

Você puxa a maçaneta da gaveta e ela balança, e um dia você vai acabar arrancando de vez. Supondo que você tenha tentado aparafusar a coisa de volta, seu problema provavelmente é que a madeira está descascada. Felizmente, isso é simples de resolver:

Use um pouco de cola de madeira e palitos de dente para preencher o buraco, corte os palitos salientes e, em seguida, aparafuse a alça de volta.

Papel de Parede Borbulhante

As bolhas no papel de parede acontecem quando o selante para de funcionar ou é mal aplicado. Pode ser especialmente frustrante quando você passou horas ou dias fazendo sua instalação. Arrumar, no entanto, não é difícil:

Existem correções ligeiramente diferentes , dependendo do tamanho da bolha. 

Para bolhas pequenas, corte um pequeno orifício e injete cola nele usando uma seringa especial para papel de parede. Para os maiores, corte um X na bolha, retire os cantos e aplique cola embaixo deles.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp