11/01/2023 às 10h11min - Atualizada em 11/01/2023 às 10h07min

Hipertensão Intracraniana: a ladra silenciosa da visão

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
Você sente dores de cabeça diariamente ou não? Já experimentou a sensação de olhar para um objeto e vê-lo duplicado? Ouve ruídos que ninguém mais ao seu redor está ouvindo como um chiado que parece estar dentro da sua cabeça? Se você tem um ou mais sintomas desses você pode ter aumento da pressão dentro do crânio - conhecida como Hipertensão intracraniana. 

Mas o que seria esse aumento da pressão? Muitos portadores apresentam diversas alterações no tecido cerebral ou nos vasos sanguíneos que levam nutrição para ele causando esse desequilíbrio, porém outros casos não achamos quaisquer alterações que justifiquem esse aumento da pressão - conhecida como Hipertensão intracraniana idiopática.

Durante muito tempo pensou-se que esse aumento não seria capaz de causar danos à visão, porém nas últimas décadas descobriu-se que na verdade essa alteração é uma “ladra silenciosa da visão“, pois a pessoa pode ficar anos com essa doença e somente perceber a perda visual muito tempo após o início dos sintomas. 
Mulheres com sobrepeso são as mais acometidas, entretanto qualquer biotipo ou sexo pode ser igualmente portador dessa condição.

Mas por quê "ladra silenciosa da visão"? Por um motivo simples: a hipertensão intracraniana não afeta sua visão central, aquela que você usa para ver algo diante do seu rosto, mas sim a visão que vc usa para ver os objetos ao seu redor quando você está olhando para frente. Por isso é difícil o portador perceber que está perdendo essa visão “periférica”. Somente em casos muito avançados a visão central - a que você usa por exemplo para ler este texto - será afetada.

Apresentando os sintomas descritos aqui você precisa da avaliação por seu oftalmologista de confiança que realizará entre outros exames a avaliação do seu fundo de olho e poderá solicitar um exame que mostra perdas bem discretas da visão lateral ou superior: o campo visual.

Porém a boa notícia: essa doença é tratável e pode ser controlada. Juntamente com o colega neurologista poderemos escolher a melhor opção de tratamento dependendo de caso a caso - que pode ser apenas com uso de medicações, emagrecimento e em alguns casos neurocirurgia. 
Na dúvida lembre-se de fazer suas avaliações oftalmológicas de rotina anualmente ou a qualquer momento caso perceba alguma dificuldade visual de início recente.

Release:
Paulo Rodrigo dos Santos David 
CRM 135842 RQE 69901
Formado pela Faculdade de Medicina Estadual de São José do Rio Preto , especializado em Oftalmologia com Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, com especialização em Neuroftalmologia e Eletrofisiologia Ocular pela USP- Ribeirão Preto e em Ultrassom Ocular e Biomicroscopia Ultrassônica pela Unifesp.
Instagram: @_david031979
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp