09/01/2023 às 11h33min - Atualizada em 09/01/2023 às 11h32min

Consumo de álcool e risco de melanoma

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você já parou para se questionar a respeito do consumo de álcool e risco de melanoma? A verdade é que poucas pessoas fazem esse tipo de comparação.

Até mesmo porque poucos são os que sabem que há sim uma relação entre o consumo de álcool e risco de melanoma.

Já é de conhecimento geral que o consumo de álcool traz uma série de malefícios para a nossa saúde, no entanto, ninguém imagina que também pode aumentar o risco de desenvolver um tipo de câncer.

No entanto, a verdade é que consumo de álcool tem direta relação com o risco de alguns tipos de câncer, como o de laringe, esôfago, garganta e o melanoma.

Ao saber disso, diversas pessoas começam a se questionar a respeito do limite considerado seguro ou até quantas doses de cerveja entrariam nesse limite.

Porém, há uma série de coisas das quais você precisa saber sobre o consumo de álcool e risco de melanoma.

Então, para conferir todos os detalhes, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que você precisa saber. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Qual é a relação entre álcool e câncer?

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, há grandes relações entre o consumo de álcool e diversos tipos de cânceres.

Na verdade, o elevado risco de desenvolver câncer devido ao consumo de alguma bebida alcoólica já é algo estabelecido desde o século XX. Ou seja, não é uma informação recente.

De acordo com alguns estudos, desde aquela época já se pôde concluir que, em um grupo de 134 pacientes, 8 em cada 10 casos de câncer no esôfago ou estômago tinham relação com o uso indevido de álcool.

Ainda há estudos que apontam estimativas de que, em 2010, ocorreram mais de 337 mil mortes devido a algum câncer que se desenvolveu por conta da bebida.

É verdade que muito se fala sobre o quanto o álcool pode afetar a nossa mente, tanto que diversas pessoas procuram remédio natural para memória e concentração devido aos danos que o álcool pode ocasionar.

No entanto, a verdade é que a bebida ainda pode causar problemas ainda mais sérios, sendo que a grande maioria atinge os homens.

Além disso, não há como deixar de mencionar que o consumo de álcool ainda pode facilitar o desenvolvimento dos seguintes tipos de cânceres:

  • Boca;

  • Faringe;

  • Laringe;

  • Esôfago;

  • Estômago;

  • Fígado;

  • Intestino;

  • Mama.

E, quanto maior a dose que se ingere e o tempo de exposição ao comportamento de risco, maiores são as chances de desenvolver algum tipo de tumor.

Por que o álcool pode elevar as chances de câncer?

No geral, as bebidas alcoólicas são compostos bem complexos, mas há diversos mecanismos para explicar porque isso acontece.

Uma das possibilidades é devido a presença do acetaldeído, que é o principal metabólito do álcool após a ingestão e absorção pelo organismo.

A questão é que esse composto tem um nível muito alto de genotóxico, o qual é capaz de contribuir para erros na replicação do DNA das células.

Ademais, o consumo em excesso do álcool ainda pode facilitar a entrada de outras substâncias carcinogênicas nas nossas células.

Em virtude disso, pode sim provocar algumas alterações em nosso metabolismo e ainda provocar má nutrição, além de vários outros fenômenos que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

Qual é a relação entre o consumo de álcool e risco de melanoma?

Ingerir álcool é, comprovadamente, a causa de sete tipos de câncer, sendo responsável por volta de 3,6% dos casos da doença ao redor de todo o mundo.

Mas, falando sobre a relação entre o consumo de álcool e risco de melanoma, um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention sugere que o consumo regular de bebidas alcoólicas tem ligação com o desenvolvimento de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

De acordo com esse estudo, estima-se que beber todos os dias mais de 12,8g de álcool é capaz de aumentar as chances de desenvolvimento em até 14%.

A grande questão é que 12,8g equivale a uma latinha de cerveja ou uma taça de 100 ml de vinho. É por essa razão que, para a OMS, não existe dose segura.

Porque, independente da quantidade ingerida, o álcool sempre vai ocasionar em problemas para a nossa saúde.

Ademais, o consumo em excesso da bebida, que é mais de 20g diários, aumenta o risco de desenvolvimento em 23%.

A relação entre o consumo de álcool e risco de melanoma se torna ainda mais evidente quando se considera o surgimento desse tipo de câncer em áreas menos expostas ao sol, como costas, peito e abdome.

As chances de surgir o melanoma nessas regiões, para quem consome álcool, aumenta em 73% para aqueles que consomem álcool de forma excessiva, contra 2% na cabeça, pescoço e extremidades.

Além disso, o álcool pode aumentar os riscos de melanoma ocular também, o que só demonstra ser um grande risco.

Quais são os tipos de bebida que podem aumentar os riscos de câncer?

Ao falar sobre o consumo de álcool e risco de melanoma, muitas pessoas ficam em dúvida a respeito de quais são os tipos de bebidas que podem proporcionar isso.

Quanto a isso, deve-se entender que "álcool" é um termo comum para etanol ou álcool etílico, que é um tipo de substância química que está presente em diversas bebidas, tais como:

  • Cerveja;

  • Cidra;

  • Licor;

  • Vinhos;

  • Licor de malte;

  • Bebidas destiladas.

No entanto, também não temos como deixar de citar que é possível encontrar o álcool em alguns medicamentos, produtos domésticos e antissépticos bucais.

Essas bebidas costumam possuir diferentes percentuais de etanol. Mas, falando de forma de geral, um drinque equivalente a 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 45 ml de destilado, tem a mesma quantidade de etanol. Porém, bebidas mais fortes possuem ainda mais etanol.

As razões para consumir bebida alcoólica podem ser das mais diversas possíveis, desde socialização até questões analgésicas.

Independente da motivação para o consumo, é vital se abster desse hábito nocivo, a fim de evitar os riscos de desenvolver câncer.

Mas, para aqueles que consomem álcool devido às questões analgésicas, pode ser interessante saber para que serve acupuntura ou encontrar outras formas para tratar esse sintoma.

Falando de maneira geral, a quantidade de álcool que se ingere, ao longo do tempo, é o fator mais importante no que se refere ao aumento dos riscos do câncer.

Vinhos tintos e branco

Alguns estudos apontam que o vinho tinto e branco, mesmo quando consumidas independente de outras, ainda assim pode aumentar as chances do desenvolvimento do melanoma.

Estima-se que uma dose por dia de vinho branco é capaz de elevar o risco em cerca de 13%, mais ou menos.

Como já mencionado, a bebida pode aumentar os riscos de câncer devido à substância chamada de acetaldeído, produzido no fígado durante o processo de metabolização do álcool.

A grande questão é que os vinhos possuem grandes quantidades dessa substância em sua composição. Ou seja, o seu consumo se torna ainda mais perigoso.

Quais são os tipos de câncer relacionados ao consumo de álcool?

Agora que você já entendeu sobre o consumo de álcool e risco de melanoma, é interessante saber quais são os demais cânceres que têm relação com o consumo de álcool.

Quanto a esse respeito, tenha em mente que existe um forte consenso científico de que o consumo de álcool pode elevar as chances de vários tipos de câncer.

Além disso, as evidências mostram que, quanto maior a quantidade de álcool que uma pessoa consome, maiores os riscos.

Mas, desde os consumidores moderados até os que são compulsivos possuem riscos, ainda que em menor ou maior grau.

Mas, falando sobre os tipos de câncer que estão relacionados ao consumo de álcool, citamos os seguintes:

Câncer de cabeça e pescoço

O consumo de álcool em excesso tem direta ligação com o aumento do risco de diversos tipos de câncer de cabeça e pescoço.

Mas, beber e fumar concomitantemente ainda aumenta os riscos ainda mais.

Câncer de esôfago

Consumir álcool em excesso também tem relação com o aumento do câncer de esôfago de células escamosas.

Comparando com o consumo sem álcool, variam de 1,3 vezes para as bebidas leves e quase 5 vezes a mais para as bebidas mais pesadas.

Ademais, pessoas que herdam uma deficiência da enzima que é responsável por metabolizar o álcool são capazes de apresentar riscos ainda maiores de carcinoma nas células escamosas do esôfago.

Câncer de fígado

O fígado é um dos órgãos que mais é afetado pelo consumo de álcool. Então, os riscos de câncer são ainda maiores.

Estima-se que o consumo prolongado de álcool está associado a um risco duas vezes maior de dois tipos de câncer:

  • Carcinoma hepatocelular;

  • Colangiocarcinoma intra-hepático

Câncer de mama

Mesmo quando se consome baixa quantidade de álcool, existe sim um risco maior de câncer de mama nas mulheres.

Câncer colorretal

Aqueles que consomem uma quantidade moderada a grande de álcool possuem um aumento de 1,2 a 1,5 vezes para desenvolver câncer colorretal.

De que forma o álcool aumenta o risco de câncer

Na verdade, não se sabe com completa exatidão como o álcool é capaz de aumentar o risco de câncer. Há diversas maneiras que levam a entender esse fato, que incluem:

  • Aumenta os níveis sanguíneos de estrogênio, aumentando os riscos de câncer de mama;

  • Prejudica a capacidade do corpo de quebrar e absorver diversos nutrientes que podem combater alguns tipos de cânceres;

  • Gera substâncias reativas de oxigênio que são capazes de danificar o DNA, lipídios e proteínas no corpo, por meio da oxidação;

É por essa razão que pacientes etílicos são mais suscetíveis a esse tipo de problema. Então para que possam se tratar, pode ser adequado procurar por uma clínica de recuperação.

Fora isso, não há como deixar de mencionar que as bebidas alcoólicas pode conter diversos contaminantes cancerígenos, os quais podem ser introduzidos durante a fermentação, tais como:

  • Fenóis;

  • Hidrocarbonetos;

  • Nitrosaminas;

  • Fibras de amianto.

Ainda existem evidências de que o consumo de álcool tem relação com o aumento de melanoma, câncer de próstata e de pâncreas.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp