06/12/2022 às 11h24min - Atualizada em 06/12/2022 às 11h24min

Web designer: dicas para ter sucesso no mercado

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O mercado de web design está em constante evolução e, para ter sucesso, é preciso estar sempre atualizado. A arte da criação de site profissional não é tão simples, ainda mais quando se trata de desenvolvimento de e-commerce.

Mas, além de se manter informado sobre as tendências, é importante saber como se destacar na concorrência.

Para isso, separamos algumas informações que vão te ajudar a conquistar clientes e fidelizá-los:

- Tipos de Web Designer

Web design é o processo de criação de sites e páginas da web. Existem diferentes tipos de web designer, cada um com suas próprias habilidades e áreas de especialização. 

Os tipos mais comuns de web designer são os designers gráficos, os designers de interface do usuário e os desenvolvedores front-end. 

Designers gráficos são responsáveis ​​pelo visual do site, incluindo a escolha da paleta de cores, dos tipos de letra e dos layouts das páginas. 

Eles também podem criar logotipos e ilustrações personalizadas para um site. Designers de interface do usuário são responsáveis ​​por projetar a maneira como os usuários interagirão com um site. 

Eles consideram fatores como a navegação do site, a organização das informações e a experiência do usuário geral. Desenvolvedores front-end são responsáveis ​​por transformar o design em um site funcional. 

Eles codificam o site em HTML, CSS e JavaScript para que ele possa ser exibido nos navegadores da web. 

Também testam e debugam sites para garantir que funcionem corretamente em todos os navegadores e dispositivos.

- Formação e Certificações Necessárias

Com a popularidade da Internet, o número de empregos na área de design web cresceu consideravelmente.

Se você deseja se tornar um web designer, é importante ter alguma formação e certificações para se destacar no mercado. Aqui estão algumas dicas para ter sucesso nessa área:

Formação acadêmica: é importante ter pelo menos um diploma de nível médio ou superior em design gráfico, design de interface ou design web. Além disso, é recomendável cursar uma pós-graduação em design digital ou design web.

Certificações profissionais: existem várias certificações profissionais que podem ajudar a melhorar suas habilidades e destacar seu currículo, como a certificação Adobe Certified Expert (ACE) e a Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD).

Portfólio online: mantenha um portfólio online atualizado com seus trabalhos mais recentes e relevantes. Isso fará com que os potenciais empregadores possam ver o seu talento e as suas habilidades.

Habilidades técnicas: além da formação acadêmica e das certificações profissionais, é importante ter habilidades técnicas em ferramentas de design gráfico, como Photoshop, Illustrator e InDesign.

Você também precisará ter conhecimentos avançados de HTML, CSS e JavaScript.

- Habilidades Técnicas Necessárias

Para se ter sucesso como web designer, é importante desenvolver algumas habilidades técnicas fundamentais. Elas vão te ajudar a criar sites modernos e atraentes, que atendam às necessidades dos clientes. Confira abaixo algumas das principais habilidades técnicas para web designers:

1. Conhecimento em HTML e CSS:

Essenciais para criar páginas da web, o HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) e o CSS (Folha de Estilo em Cascata) são responsáveis por definir o conteúdo e o estilo das páginas, respectivamente.

É importante dominar as tags HTML e os seletores CSS para criar páginas funcionais e bem estruturadas.

2. Design responsivo:

Nos dias de hoje, é imprescindível que os sites sejam responsivos, ou seja, adaptados para serem visualizados em diferentes dispositivos (computadores, tablets e smartphones).

Para isso, é necessário utilizar técnicas de responsive design na criação dos sites, garantindo que eles sejam exibidos corretamente em qualquer tipo de dispositivo.

3. Conhecimento em usabilidade:

A usabilidade é um fator crucial para o sucesso de um site. Os visitantes precisam encontrar facilmente as informações que procuram e realizar as ações desejadas de forma intuitiva.

Por isso, é importante levar em consideração aspectos de usabilidade na hora de criar um site, como navegação intuitiva, layout limpo e organizado e conteúdo relevante.

4. Conhecimento em ferramentas gráficas:

Assim como na maioria dos outros campos da design, as ferramentas gráficas são indispensáveis para quem trabalha com web design.

Elas te permitem criar elementos gráficos customizados para os sites, como logotipos, ícones e imagens. As principais ferramentas gráficas utilizadas pelos web designers são o Photoshop e o Illustrator.

- Dicas para ter Sucesso no Mercado

Para ter sucesso no mercado, é importante que os web designers sejam criativos, inovadores e apresentem um bom portfolio.

É também importante que mantenham-se atualizados com as últimas tendências do mercado e sejam proativos na busca por novos clientes.

Aqui estão algumas dicas para ajudar os web designers a alcançarem o sucesso:

Crie um portfolio impressionante:

Seus trabalhos devem falar por si mesmos. Crie um portfolio online e mantenha-o atualizado com os seus últimos trabalhos.

Certifique-se de que seu site esteja bem organizado e fácil de navegar, para que os potenciais clientes possam ver facilmente o que você pode fazer.

Seja criativo:

A criatividade é um dos principais fatores para o sucesso no mercado de web design. As pessoas estão constantemente procurando algo diferente e inovador, então mostre a elas o que você pode oferecer.

Mantenha sua mente aberta para novas idéias e inspirações, e não tenha medo de experimentar coisas novas.

Inove:

Outra forma de destacar-se no mercado é ser inovador em seus designs. As pessoas querem ver algo diferente, então mostre a elas o que você é capaz de fazer fora do box.

Seja criativo em sua abordagem para cada projeto, e certifique-se de oferecer soluções originais para os problemas dos seus clientes.

Mantenha-se atualizado:

É importante manter-se atualizado com as últimas tendências do mercado para garantir que você esteja sempre um passo à frente da concorrência. 

Inscreva-se em newsletters e boletins informativos relevantes, siga blogs especializados em web design e assista a palestras e conferências relevantes para manter-se informado sobre as últimas tendências.

Uma boa dica é saber um pouco sobre SEO. Seus clientes podem se interessar em comprar backlinks para posicionar o site após estar pronto, e este pode ser um serviço adicional que você pode oferecer.

Procure por novos clientes:

Não espere que os clientes venham até você – faça uma busca ativa por novos clientes potenciais.

Identifique as empresas nas quais você gostaria de trabalhar e entre em contato diretamente com os responsáveis pelo departamento de marketing ou desenvolvimento web.

Apresente seus serviços com confiança e profissionalismo, e certifique-se de destacar as suas principais realizações nos designs que apresentar.

- Conclusão

Após a leitura do artigo, o leitor deve ter um bom entendimento das principais responsabilidades de um web designer e quais são as melhores ferramentas para se ter sucesso no mercado.

Além disso, ficará por dentro de algumas dicas importantes, como a necessidade de se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp