20/11/2022 às 08h13min - Atualizada em 20/11/2022 às 07h58min

Sociedade Musical União Josefense completa 146 anos

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, a União Josefense é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina. Formada por 28 músicos, desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, mas também domina repertórios tradicionais que envolvem marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas. A banda mantém uma escola de música que oferece aulas gratuitas de instrumentos de sopro e percussão a jovens maiores de 12 anos.

No contexto do projeto Sonora Brasil, seu papel é o de apresentar repertório composto originalmente para bandas de música com especial atenção aos dobrados e marchas religiosas, também cabendo ao grupo ilustrar a fase de transição na história das bandas quando se tornou habitual a inclusão de gêneros populares dançantes, típicos do ambiente das gafieiras

No ano de 2016 a Sociedade Musical União Josefense tornou-se patrimônio material e imaterial do município de são José. A Banda sempre teve a função do social do ensino gratuito de música principalmente de instrumentos de sopros e percussão. "Eu mesmo aprendi nela, iniciei aos nove anos. Era nosso sonho poder participar da banda. A banda sempre foi fundamental nas festividades do município, como festa do Divino, procissões, festividades civis. Aniversário do município, Natal entre outras" destaca o Saxofonista Ney Platt.



Sua data comemorativa é dia 22 de novembro, dia do músico e Santa Cecília padroeira dos músicos. A Banda já participou em diversos festivais e encontro de Bandas pelo Brasil ao se consagrou por diversas vezes campeã.  No ano de 2017 e 2018 ela foi convidada a participar do Sonora Brasil projeto do SESC, conseguimos reunir alguns músicos para realizar esta turnê que percorreu todas as capitais do nosso País e mais alguns municípios foram 97 cidades de Norte ao sul.

Na comemoração de seus 146 anos (1876-2022) a Banda Sociedade Musical União Josefense vai reunir um belo espetáculo para arrecadar fundos e retornar com seu funcionamento.
O dinheiro arrecadado será destinado para a compra de instrumentos, melhoria da estrutura do prédio (interna e externa) e a volta das aulas para a comunidade (crianças, jovens e adultos).

Onde: Teatro Hermelinda Izabel Merize (Centro Multiuso de São José)
Quando: 21 de novembro de 2022 
Hora: 20h30.
Ingresso: R$ 30,00.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp