10/10/2022 às 19h55min - Atualizada em 10/10/2022 às 19h54min

CIRURGIA DA MÃO: O QUE É E QUAIS AS CAUSAS MAIS COMUNS

A mão é uma das partes mais importantes do nosso corpo. Com 27 ossos, além de  tendões e cartilagens, ela torna-se um local muito complexo, além de ser extremamente delicado!

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
Atualmente reconhece-se a cirurgia da mão como uma especialidade médica responsável pelas intervenções no membro superior, seus ossos, músculos, tendões, articulações, ligamentos, nervos e pele. E é indicada em casos onde existe a limitação para movimentos de dedos e punhos e dores que prejudicam sua funcionalidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, boa parte dos problemas relacionados ao membro são tratáveis com cirurgia. Diante disso, se pode citar:

* Síndrome do Túnel do Carpo
* Cisto Sinovial
* DeQuervain
* Síndrome do Túnel Cubital
* Dedo em Martelo ou em Gatilho 
* Entorses do polegar
* Osteoartrite
* Fraturas do escafóide

Segundo o Ortopedista, especialista em cirurgia da mão, Drº Thiago Barros, todas essas enfermidades podem ser tratadas por meio da cirurgia de forma que o paciente possa ter uma maior qualidade de vida e maior liberdade dos movimentos.

“Como a maioria dos traumas envolvem ossos e tendões, para que seja realizado o diagnóstico e aferir se realmente há necessidade de uma cirurgia da mão, é necessário solicitar exames de imagem, como a ressonância magnética, ultrassom ou raio x.
Uma vez diagnosticada a lesão, a cirurgia pode ser aberta, artroscópica ou endoscópica. No procedimento aberto, ocorre uma incisão, e após, é realizada a sutura. Em procedimentos artroscópico e endoscópicos, é feita uma pequena incisão para a passagem de uma câmera e pinças para o procedimento. Após, ocorre também o fechamento com sutura.” Afirma o especialista.

Drº Thiago Felipe dos Santos Barros

Médico ortopedista especialista em mãos, graduado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, entre 2006 e 2011. Tem experiência em grandes hospitais como: Hospital 9 de julho, Santa Catarina e Samaritano

Instagram:
@dr.thiagobarros.cirurgiadamao 
(11) 94523-3545

https://drthiagocirurgiadamao.com.br/
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp