06/10/2022 às 22h09min - Atualizada em 06/10/2022 às 22h10min

Projeto Raízes da União dá início ao plantio de mudas de árvores no Sistema Cantareira

Renato Galvão
André Reis Spinelli
Na última quarta-feira (05), o Projeto Raízes da União, deu início ao plantio de mudas de árvores no Sistema Cantareira, em Nazaré Paulista, interior do estado de São Paulo. Ao todo serão plantadas entre 70 e 80 espécies de árvores naturais da mata atlântica, na área de preservação permanente de Atibainha. Vale destacar que no mês passado, o Sistema Cantareira (que abastace a Grande São Paulo com água), está em estado de alerta, com volume de 30,7%, abaixo do período de crise hídrica de 2013, que pontuava 55% de capacidade.
 
O projeto é uma ação socioambiental da União Química, com investimento de R$30 milhões para o plantio de 1 milhão de árvores em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, com parceria do Instituto IPÊ.
 
"O nosso grande esforço é colaborar para regenerar a Mata Atlântica do Sistema Cantareira. Neste primeiro momento, serão plantadas 100 mil árvores que irão nos ajudar a melhorar a qualidade da água e também a recompor a biodiversidade em uma área estratégica ecologicamente, que abriga espécies ameaçadas e vulneráveis e que também é fonte de vida para milhares de pessoas. Esse é um movimento conjunto, em parceria, porque sabemos da importância da atuação em rede pela conservação da natureza", explica Suzana Machado Pádua, presidente do Instituto IPÊ.
 
Segundo Paulo Roberto Ferro, engenheiro florestal do Instituto IPÊ, "os plantios na região também irão contribuir com a proteção de cursos d’água e das nascentes e com a maior infiltração da água da chuva no solo, que é liberada aos poucos para a represa. Essas são estratégias para aumentar a segurança hídrica do Sistema", explica. As espécies nativas da Mata Atlântica que serão plantadas são: aroeira-pimenteira, pau-jacaré, ingá, capinxigui, pau-cigarra, angico-branco, paineira, sangra-d’água, entre ouras.
 
"O compromisso da União Química com a sociedade brasileira é muito maior do que produzir medicamentos, temos consciência do nosso papel de liderança em ações que farão a diferença para as próximas gerações. E o programa Raízes da União demonstra essa nossa preocupação com o meio ambiente, com a formação das crianças e com o futuro", finaliza Fernando de Castro Marques, presidente da União Química.
 
O evento do último dia 05, contou com a presença da imprensa, sendo uma oportunidade ímpar para mostrarmos esse belo ato da União Química e do Instituto Ipê, além de aprendermos literalmente a plantar. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp