05/10/2022 às 15h14min - Atualizada em 05/10/2022 às 15h14min

Como a troca de backlink pode ajudar meu blog?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Quem trabalha com SEO, tráfego orgânico, marketing digital ou tem interesse em alguns desses segmentos, é obrigado a saber a importância que os backlinks possuem dentro de suas estratégias, afinal, eles estão entre as principais ações que são necessárias para melhorar o seu ranqueamento dentro das plataformas de busca. 

 

Um dos primeiros fatores que são observados pelo algoritmo do Google e de outras plataformas, é justamente o backlink, para quem não conhece, essa estratégia consiste em links recebidos por determinados sites ou páginas da web, ou seja, é um link que se refere e serve como um complemento do assunto que está sendo abordado. 

 

Eles têm como principal função, justamente, complementar um conteúdo, trazer uma referência e deixar a experiência do usuário ainda mais completa, ao mesmo tempo que gera um tráfego de maior qualidade ao seu site e sobe dentro do rankeamento das plataformas de busca.

 

Se você está fazendo um texto sobre hidráulica em geral, colocar um backlink mostrando melhor sobre uma balança industrial, pode ser uma saída inteligente e eficaz. Mas a dúvida que fica é, não tem como você também ser indicado por outro site? Ou seja, realizar uma troca de backlinks?

 

Essa troca consiste em uma parceria, você pode indicar um link de um site e ele indica um link do seu site, mas será que essa estratégia ajuda seu blog? No texto de hoje iremos conferir tudo sobre as trocas de backlinks, tenha uma ótima leitura!

O que são as trocas de backlinks?

Os backlinks são divididos em dois, temos os internos, que são aqueles links criados que indicam para outras páginas presentes dentro do seu site, e os externos, que indicam para uma outra página de um site totalmente diferente do seu, a troca de backlinks funciona apenas com os links externos.

 

Essa é uma prática que consiste em fechar uma parceria com algum outro site, no qual você realiza a troca de backlinks, ou seja, aquela página adiciona um link direcionando para a sua, enquanto você faz o inverso, indicando o caminho para o site daquela pessoa, porém é preciso tomar alguns cuidados. 

 

Por mais que existam várias vantagens de realizar isso no seu blog, é preciso ficar de olho em alguns detalhes, é necessário, sempre fazer indicações que façam sentido, você não deve nunca fazer um backlink só por fazer, o conteúdo deve ser complementar e agregar a experiência do usuário, então, procure parcerias com segmentos próximos ao seu. 

 

Além disso, existem várias páginas que citam um tema relacionado, ou fazem menção a uma marca, site entre outros, e não usam os backlinks, então você pode solicitar a adesão, mas lembre-se, só adicione aquilo que for relevante, não vai falar sobre limpador enzimático em um conteúdo que aborda sobre séries e filmes, tudo precisa ser relacionado. 

 

Abaixo, separamos alguns fatores que mostram como os backlinks podem ajudar o seu blog, confira!

Criação de uma nova audiência

A partir do momento em que você tem seu link divulgado em um outro site, você começa a criar uma nova audiência, ou seja, chama a atenção de um novo público que costuma frequentar aquela página, isso faz com que você consiga aumentar a sua visibilidade com usuários que podem se tornar potenciais clientes. 

 

Afinal, aqui estamos falando de pessoas que atuam em um segmento próximo ao seu ou até com a mesma relação, o que ajuda a não só, aumentar e expandir o seu negócio, como também consolida suas chances de gerar novos clientes. 

Aumento de tráfego

Assim como você cria uma nova base de clientes, seu blog também tem um aumento significativo no seu tráfego orgânico, receber indicações e ter seu link visto nas demais áreas é sem dúvida, algo que ajuda e muito a aumentar a sua visibilidade e popularidade do seu site. 

Melhora no seu Page Rank

Mas não é apenas pela divulgação do seu link que você sai ganhando, existem vantagens em compartilhar o link dos sites parceiros, entre elas podemos destacar a melhoria no seu Page Rank, como já falamos, os backlinks são estratégias bem vistas pelo algoritmo do Google, o que faz com que você suba no conceito e o seu site seja indicado justamente pelo uso delas. 

 

Porém, é sempre importante ficar atento no conteúdo e na troca de backlinks que está sendo feita, como citamos acima, é preciso que as indicações tenham relações, se você está falando sobre empilhadeira, adicione um link que leve para peças para empilhadeira, nada de fugir do assunto ou colocar apenas por colocar, tudo precisa ter um sentido e ajudar e otimizar a experiência do usuário. 

SEO otimizado

Por fim, os backlinks são excelentes quando se trata de SEO, eles ajudam a otimizar e fazer com que essa estratégia seja cada vez mais eficaz, então, é claro que o seu uso faz com que você consiga explorar ao máximo, e deixar o seu SEO muito mais funcional. 

 

Quanto mais backlinks utilizados e é claro, de forma inteligente, melhor será para o seu SEO, e o seu rankeamento. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp