23/09/2022 às 10h43min - Atualizada em 23/09/2022 às 10h43min

5 motivos para sair da poupança

Precisa de bons motivos para sair da poupança? Isso é fácil! Basta usar o simulador de rendimento da poupança para entender por que a caderneta de poupança não é uma boa opção para um investimento, nem para guardar dinheiro.

 

Muitos brasileiros acreditam que apesar de a poupança ter um baixo rendimento, pode pelo menos manter seu patrimônio seguro. 

 

No entanto, isso é um engano. Pois o baixo rendimento aliado ao aumento da inflação pode fazer com que o seu dinheiro perca valor, e você perca poder de compra. Ou seja, o rendimento poupança na realidade não é tão seguro quanto todos pensam.

 

Mas para que você decida de uma vez por todas sair da poupança, nós te mostraremos neste artigo os principais motivos para sair da poupança e buscar alternativas melhores. Confira:

Motivos para sair poupança e buscar outras alternativas

Às vezes as pessoas até querem deixar a poupança de lado e começar a investir de verdade. No entanto, o medo de perder dinheiro aliado à falta de conhecimento, é o que mantém a popularidade da poupança.

Por isso veja agora os motivos que te farão querer sair da poupança.

1. A poupança é o investimento com o menor rendimento do mercado
O primeiro e mais notório motivo para pensar em sair da poupança é a sua rentabilidade minúscula.

Caso você não entenda como funciona, o rendimento poupança atualmente é baseado na Taxa Selic (taxa básica de juros da economia), e segue as seguintes regrinhas:
  1. Quando a Taxa Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Taxa Selic mais a TR (Taxa Referencial), que hoje está em 0,09% ao ano.
  2. Quando a Taxa Selic for maior que 8,5% ao ano (cenário atual), a poupança renderá 0,5% mês, mais o valor da TR. Atualmente a poupança rende 6,17% ao ano.
 

Se você tiver a curiosidade de saber quanto seu dinheiro renderá na poupança, basta usar o simulador de rendimento da poupança. Lá você pode calcular o seu rendimento em determinadas quantias de dinheiro e períodos (meses ou anos), é muito fácil de usar, e além disso possui o valor atualizado do rendimento da poupança atual.

 

Fazendo o cálculo você verá que esse rendimento é muito inferior em comparação a outros investimentos. E ainda perde para a inflação que está em 8,73%.

 

Por isso, esse é o primeiro bom motivo para você sair da poupança.


2. O rendimento da poupança é inferior à inflação, por isso o dinheiro perde valor 
 

No período de outubro de 2021 a inflação Brasil foi de 10%,06, dessa forma, a poupança encerrou o ano com a rentabilidade real negativa de -7,46%.

 

Mas o que isso quer dizer? As pessoas perderam o dinheiro que investiram? Não exatamente, isso significa que o valor nominal continuou lá guardado, mas devido à inflação houve perda do dinheiro no valor de compra.

 

Bem, se você não entende muito sobre a influência da inflação. Nós vamos te explicar. 

A inflação é um aumento geral no nível de preços dos bens e serviços da economia. Hoje a inflação está em 8,73%, isso quer dizer que os produtos e coisas que você compra estão quase 9% mais caros. 

Na prática, o dinheiro que você investiu na poupança perderá o poder de compra pois valerá menos, em razão da subida dos preços. 


Ou seja, a rentabilidade baixíssima da poupança é facilmente superada pela alta dos preços.
 

Acredito que um investimento que não te gera muito lucro e ainda causa prejuízo é um bom argumento para sair e avaliar outras opções.


3. Possui aniversário de rendimento para a retirada do dinheiro
 

Outro bom motivo para definitivamente sair da poupança é o aniversário de rendimento.

 

Com o aniversário de rendimento, o pagamento da rentabilidade do seu investimento é realizado apenas na data de aniversário mensal da aplicação.

 

Funciona assim: caso você invista no dia 25 de Junho, o dinheiro só renderá em 25 de Julho.

 

Então, se você precisar e quiser retirar o dinheiro antes da data mensal, não irá receber os rendimentos que correspondem ao período. Uma grande desvantagem em comparação à outras opções de investimento que possuem rendimento diário.

 

4. Apesar de ser conhecida pela facilidade de usar, não é a única que possui essa qualidade

 

Um dos motivos mais comuns na escolha da poupança para a maioria dos brasileiros, é a facilidade em fazer o investimento, uma vez que é possível transferir seu dinheiro da conta corrente para a poupança.

 

No entanto, existem investimentos que são simples quanto a poupança, e o melhor: que rendem diariamente e com um rendimento maior.

 

Quer saber um? As contas digitais remuneradas.

 

Esses tipos de contas corrente, proporcionam rentabilidade ao dinheiro durante o tempo em que ele estiver na conta. Diferentemente das contas comuns, e além disso, com um rendimento maior que o da poupança, normalmente.

 

5. Não possui diversidade 

 

Aplicar dinheiro na poupança significa uma coisa: ser dependente de apenas um produto e instituição para ter rendimentos.

 

Mas por que isso é ruim? Porque você fica limitado, e deixa de ganhar mais dinheiro.

 

Em um investimento como o Tesouro Direto, por exemplo, você pode escolher diversos títulos com diferentes prazos e rentabilidades. Tudo à seu critério.

O recomendado por especialistas em finanças e investimentos, como o educador financeiro Wesley Martins que possui o site e canal no Youtube Se Torne Investidor, é tentar diversificar a carteira de investimentos. 

 

Dessa forma você pode diluir os riscos, e além disso, ter mais chances de retornos maiores. 

 

Esse é mais um bom motivo para sair da poupança, que é um investimento concentrado e nem um pouco flexível. 

Proteja suas economias contra a inflação

A maioria de nós tenta adivinhar o que vai acontecer com as taxas de juros e inflação, e com medo, para proteger o dinheiro acaba aplicando-o na poupança.

 

No entanto, na lista acima você pôde ver que a caderneta de poupança não é tão vantajosa quanto as pessoas pensam, e o pior: não protege seu dinheiro contra a inflação. 

 

É por isso que, se você quer ganhar dinheiro (e não perder), o recomendado é que você não tente fazê-lo investindo na poupança. E sim diversificando sua carteira de investimentos. 

 

3 alternativas de investimento para você, podem ser:
 

  1. CDB (Certificado de Depósito Bancário): em que é possível ganhar juros sobre o seu depósito, que podem ser superiores à taxa de juros da poupança.
  2. Tesouro Direto: na prática você “empresta” dinheiro ao governo e ele devolve com juros.
  3. Contas digitais remuneradas: nas contas digitais a taxa de juros geralmente é maior do que as da poupança, e além disso, você tem fácil acesso ao seu dinheiro.

Conclusão

As contas de poupança são ótimas para os bancos e terríveis para você. Dá aos bancos o capital que precisam para usar como quiserem.  

 

Use o simulador de rendimento da poupança e veja por si mesmo o quanto é baixo o valor de rendimento que a poupança pode te oferecer. 

Se você não quer emprestar seu dinheiro aos bancos para enriquecerem, te pagando valores baixíssimos de juros como recompensa, então a melhor opção é sair já da caderneta de poupança.

 

Não perca seu dinheiro ao invés de ganhar! Se torne um investidor, pesquise, leia, aprenda, e mude de vida.

 



Enviado por Sua Imprensa
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp