14/09/2022 às 09h10min - Atualizada em 14/09/2022 às 09h10min

2 passos para ter um site com o melhor SEO

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca é uma área que vem crescendo no marketing digital. A otimização destes mecanismos é feita, de maneira simplificada, com o uso de palavras chaves em um texto com boas colocações. 

 

Essa otimização é feita para que os algoritmos de sites de busca como o Google encontre a união perfeita entre as palavras para definir uma resposta para uma dúvida. Isso coloca um bom texto em uma boa posição. A posição de um texto nos resultados da página de busca é cada vez melhor à medida que ela está na primeira página, nos primeiros resultados. 

 

Isso porque fica fácil clicar e mais pessoas farão isso, principalmente se esta posição for a primeira, logo abaixo do buscador. Mais de 70% dos usuários não passam da primeira página do buscador, pois encontram ali a solução para o que buscam, então, se o seu texto e publicação não forem pensados para este posicionamento, provavelmente terá um alcance mais baixo do que teria se houvesse um planejamento. 

 

Esse método é um sistema de automação, que faz com que você controle automaticamente o seu negócio, assim como pode controlar as luzes e cortinas de um ambiente automatizado. Basta aplicar a técnica com todos os seus pontos necessários. Isso garante que você se destaque no mercado com algumas características e tenha um site com o melhor SEO. Confira dois passos para isso:  

 

1-  Palavras-chave

Elas são necessárias para incluir o que você deseja de forma orgânica no texto. Antigamente era comum ver palavras chaves repetidas muitas vezes ao longo dos textos para que este fosse notado pelos algorítimos. Em 2003 estes sites tiveram um banimento, pois o buscador percebeu que os textos tinham baixa qualidade e eram construídos através da repetição de palavras chaves. 


Esta mudança foi um limpador enzimático para o SEO… ela eliminou o que poderia ser ruim em um ambiente orgânico, sendo a repetição das palavras. Por isso, hoje, as palavras são colocadas com mais naturalidade e mais contextualizadas. Saber como encaixá-las em seus textos coloca o seu site em uma posição de autoridade. 

 

2- Campo semântico

O campo semântico não é nada que fica só nas aulas de língua portuguesa. Ter um vasto campo semântico te ajuda a encaixar suas palavras chaves no texto, assim, ele tem uma pluralidade maior e fica ainda mais orgânico, melhorando o posicionamento da palavra e o posicionamento do texto nos resultados do buscador. 

 

Perceber como as palavras chaves têm sido colocadas no texto serve como um sensor de temperatura e umidade e mostra quando uma técnica foi bem colocada e como ela vai ter efeito. Implantar suas palavras chaves dentro de um contexto com vasto campo semântico ajuda o seu texto a ter um bom posicionamento dentro da página de resultados do buscador. 

 

Claro que estes dois pontos são apenas o início para melhorar sites através do SEO. A otimização para mecanismos de busca é feita por muitas técnicas dentro do mundo digital e precisa ser estudada a fundo, mas saber como colocar suas palavras-chave dentro de um texto já é um grande início. Leia mais conteúdos como este por aqui!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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