09/09/2022 às 12h48min - Atualizada em 09/09/2022 às 12h46min

5 dicas para começar a criar sites

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Atualmente, ter um site já não é nenhum privilégio ou diferencial competitivo para nenhuma empresa ou profissional liberal, na verdade, garantir sua própria página na web é quase que uma obrigação na atualidade, afinal, de acordo com estudos da Netcraft, são mais de 1.169.621.187 domínios registrados em toda internet no mês de março de 2022, sendo que esse número costuma crescer cerca de mais de um milhão por mês.

 

Com tantas opções dentro da internet, é preciso que você também garanta a sua presença virtual, afinal, o site funciona como uma vitrine para o seu negócio, mostrando seus produtos, serviços, e um pouco mais sobre a sua empresa, assim como é praticamente impossível um cliente colocar algo no carrinho plataforma sem analisar primeiro, é muito difícil a pessoa comprar seus produtos sem acessar sua página e conhecer melhor sobre o que você tem a oferecer. 

 

Além disso, o site ajuda a melhorar o seu relacionamento com o público, aumenta a sua visibilidade, gera credibilidade e reconhecimento, e faz com que qualquer empresa ganhe espaço em um mercado cada vez mais competitivo. 

 

Se você ainda não tem o seu site, saiba que já está na hora de criar um, então nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos 5 dicas para começar a criar sites que vão te ajudar nessa sua jornada, bora conferir? Vamos lá!

 
  1. Faça um mapeamento do seu site

O primeiro passo para começar a criar um site, é começar mapeando e fazendo um esboço de como vai ser a sua página, para isso, comece definindo qual será o objetivo da sua página, ela será completa possuindo todas as informações sobre o seu negócio ou seu foco será apenas em um setor da sua empresa, como a venda e confecção específica dos seus uniformes profissionais?

 

Após definir seus objetivos, comece a desenvolver as seções e fazer um mapeamento completo da sua página, separe em abas tudo aquilo que você pensa como: quem somos, cases de sucesso, soluções, blog e contato, monte um mapa do tipo de conteúdo e da divisão do seu site, esse esqueleto e essa estrutura completa vão te ajudar a ter mais noção e a preparar o terreno para desenvolver sua página. 

 
  1. Se preocupe com questões técnicas

Com todo o esboço finalizado, você precisa começar a se preocupar com as questões técnicas, os fatores mais cruciais são o domínio, no qual é preciso escolher o endereço do seu site na web, lembrando que, recomendamos algo simples, que remeta ao nome da sua empresa, sem invenções, quanto mais curto melhor. 

 

A hospedagem também é um ponto a se preocupar, basicamente é esse o local que seu site vai ficar, procure por uma plataforma boa e que te traga benefícios convincentes, lembrando que a velocidade de carregamento muitas vezes está atrelada a hospedagem, então capriche. 

 

Por fim, é preciso definir onde seu site será criado, se ele será feito por conta própria em plataformas como o Wordpress, Wix ou Joomla!, ou se você vai contratar um programador para desenvolver sua página, lembrando que assim que estiver no ar, sua página funciona como se tivesse um sistema de automação, se desenvolvendo no modo automático. 

 
  1. Invista em um bom design 

O que seria de um site sem o seu design? É a mesma coisa que ir em uma loja e a vitrine está desorganizada ou o aspecto visual confuso, a parte do design é fundamental e pode ser o ponto decisivo que transforma um site bom para um site excelente. 

 

Capriche na sua identidade visual, procure colocar as cores e acrescentar o logotipo e algumas questões marcantes da sua marca, tenha um layout chamativo e impactante, com elementos harmônicos e muito bem distribuídos, invista recursos e tempo para trazer o melhor design possível, acredite, esse é um dos pontos principais para qualquer página. 

 
  1. Ser responsivo é obrigatório

Você sabia que 56% dos acessos aos sites no Brasil são feitos por dispositivos móveis? Isso significa que, mais da metade dos brasileiros acessa um site pelo celular, sendo assim, a responsividade é uma questão obrigatória na criação de qualquer site. 

 

Sua página precisa ser responsiva e se adaptar aos dispositivos móveis, procure criar um site que já seja ou feito de forma exclusiva, ou que possua uma boa adaptação para os smartphones, ter uma página que se encaixe e se adapte aos diferentes formatos de tela é uma obrigação para qualquer site que deseja fazer sucesso atualmente. 

 
  1. Prepare um bom conteúdo

É claro que, toda página precisa ter um bom conteúdo, certo? Por mais que você tenha um bom design, tenha construído um ótimo esqueleto, se preocupou com todos os detalhes técnicos e até investiu na responsividade, o seu site só será de fato acessado, se tiver algo para apresentar ao seu público, se não, todo esforço pode ter sido feito em vão. 

 

Sendo assim prepare um bom conteúdo para acrescentar na sua página, escreva textos para adicionar na seção do seu blog, e separe vídeos, imagens e outros detalhes para ir colocando por todo o seu site, capriche naquilo que você vai apresentar ao seu público, utilize ferramentas de SEO, e tente deixar tudo o mais otimizado possível. 

 

O que achou do texto de hoje? Já está pronto para criar seu site? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp