09/09/2022 às 12h46min - Atualizada em 09/09/2022 às 12h43min

A história do marketing.

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você pode ser gestor de uma marca de limpador enzimático, de uma loja de roupas ou qualquer outro modelo de negócio. O fato é que sem o marketing, certamente, seria quase impossível vender algo e aparecer para o mundo.

 

Pensando nisso, recontaremos a história deste conceito tão difundido e amplo, que se reinventou ao longo das décadas. Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente!

 

A invenção da impressora 

Depois que Johannes Gutenberg inventou a imprensa, tudo se tornou possível, até a reprodução em massa de conteúdos. Isso foi revolucionário, pois os produtores agora podiam transmitir sua marca em jornais, por exemplo. 

 

Desta forma, atingiriam um público muito maior, ou seja, assim nasceu a primeira forma de publicidade impressa. Enfim, esse primeiro passo foi tão imprescindível quanto os uniformes profissionais para uma empresa e seus funcionários.

 

Publicidade com revistas, outdoors e etc.

A introdução de revistas na década de 1730 se deu pelo inglês Edward Cave. A fim de criar apelo de massa para sua publicação, ele decidiu incluir uma variedade de leituras que acreditava que o público fosse gostar, como: ensaios, poemas, histórias e reflexões políticas. 

 

A ideia de imprimi-las para consumo em massa, criou uma nova necessidade para o compartilhamento dessas informações, ou seja, encontrar uma solução para alcançar o maior número de pessoas em uma única localização geográfica. 

 

Isso deu início à criação de outdoors em ferrovias de rua em 1850 CE. Pense quanto foi impactante para todos, seja para o ramo de automóveis, de peças para empilhadeira ou qualquer outro.

 

A ascensão do computador

Em 1970 os computadores não precisavam mais ocupar uma sala inteira e caberiam em uma única mesa de escritório! Sendo assim, não demorou para que se tornassem extremamente úteis na sociedade moderna. 

 

E-commerce, e-mail e outros softwares se tornaram uma realidade digital. E o marketing, como sempre, se atrelou às novidades e ‘surfou’ nessa onda. Em 1995, quando os mecanismos de busca como Yahoo e Google se tornaram proeminentes, as coisas melhoraram!

 

O desenvolvimento em massa de sites fez com que fossem desenvolvidas tecnologias para filtrar informações desnecessárias com base no que os usuários estavam pesquisando. Estratégias de marketing como a otimização permitiram que as empresas entendessem melhor seus consumidores, o que eles queriam, como reagiram a campanhas específicas e tendências para o futuro. 

 

Isso criou uma abordagem de marketing mais profunda e intuitiva, que se concentra, atualmente, mais em conteúdo selecionado para nichos específicos, ao invés daquele que é transmitido a qualquer usuário (gasta-se menos e com assertividade incrível). 

 

O “marketing inteligente” agora oferece estratégias interativas baseadas no cliente, que deram origem a soluções de marketing omnichannel usando mídias sociais, blogs, anúncios do Google e comerciais de TV.

 

Há um conglomerado de possibilidades, porém, se pensarmos que a tecnologia ainda tem muito a se desenvolver, o marketing permanecerá entre a gente ao longo de décadas ou mesmo séculos.

 

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp