09/09/2022 às 10h46min - Atualizada em 09/09/2022 às 10h45min

Para que serve a esteira na academia

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Em casa ou na academia, caminhar na esteira é uma atividade física relativamente simples e com muitos benefícios. Fazer este tipo de cardio regularmente é uma solução prática para evitar um estilo de vida sedentário.
 

A caminhada na esteira envolve queimar calorias e controlar a atividade. 
 

Afinal, a maioria desses aparelhos possui um painel onde os praticantes podem visualizar as calorias queimadas, tempo de exercício, distância percorrida e até a frequência cardíaca.
 

Ainda em plena pandemia, muitas pessoas se sentem desconfortáveis ​​praticando caminhadas ao ar livre. As esteiras também se tornaram uma opção mais segura. 

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos são os de baixa ou moderada intensidade e maior duração. Eles são chamados de cardio porque a forma usada para gerar energia para o corpo é o oxigênio.
 

Além de caminhar na esteira, outros exemplos desse tipo de exercício são: dançar, correr, pular corda e andar de bicicleta.

Benefícios da esteira

Além de manter sua corrida livre de chuva, calor ou frio, correr em esteira tem outras vantagens, como:

 
  • Maior Segurança: Correr em esteira em ambientes fechados reduz o risco de acidentes e lesões, como pisar em buracos ou acidentes de trânsito, aumentando a segurança;

  • Correr a qualquer hora do dia: Você pode usar a esteira a qualquer hora do dia, para que possa queimar gordura mesmo depois de concluir suas tarefas diárias. Portanto, as corridas podem ser realizadas pela manhã, tarde ou noite, independentemente do clima;

  • Mantém um ritmo: Em uma esteira, você pode ajustar uma velocidade de corrida constante para evitar que sua corrida fique muito lenta com o tempo. Além disso, evita que as pessoas acelerem sem saber, o que as deixa fatigadas mais rapidamente;

  • Ajusta o tipo de piso: Além de ajustar a velocidade, a esteira também dificulta a corrida com a mudança de inclinação da esteira, permitindo que você corra em um piso íngreme, assim como correr em uma montanha;

  • Controla a frequência cardíaca: As esteiras costumam ter dispositivos que ajudam a medir a frequência cardíaca por meio do contato das mãos com uma barra de segurança, portanto, além de verificar a frequência cardíaca máxima, é mais provável que evite problemas cardíacos como taquicardia.
     

Além disso, correr em esteira por 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana, pode melhorar os hábitos de sono, aumentar os níveis de energia e prevenir problemas cardiovasculares, como pressão alta ou infarto, pois promove a queda dos níveis de colesterol e pressão arterial.
 

Ao correr em esteira, além de mudar o tipo de treino alterando a inclinação e a velocidade para evitar que o treino fique monótono, você também pode trabalhar os músculos das pernas proporcionalmente. 
 

Portanto, é possível fazer um treino que acelere o metabolismo, como o HIIT, que é um treino de alta intensidade em que as pessoas correm em velocidade máxima por 30 segundos a 1 minuto, depois descansam por igual quantidade.
 

Por exemplo, correr em uma esteira é divertido para pessoas que têm medo de correr na rua por causa de carros, buracos ou grande número de pessoas e não têm muito equilíbrio.

Importante saber antes de começar

Se você não tem o hábito de caminhar ou fazer cardio, comece com caminhadas leves, de baixa intensidade e curta duração.

Não se esqueça de manter-se hidratado, leve consigo uma garrafa de água;
 

Use roupas leves e confortáveis ​​que lhe permitam se movimentar livremente;

Use sapatos confortáveis ​​para caminhada;
 

Se andar na esteira é chato para você, use recursos para entretê-lo durante as sessões de treino, como ouvir música nos fones de ouvido, assistir a uma série no telefone ou assistir na TV enquanto estiver em casa;
 

Tenha cuidado para manter sua postura durante o exercício, pois o uso da tela pode afetar seu desempenho durante o exercício.

Qual a velocidade ideal?

Todo mundo tem seu próprio processo evolutivo na esteira. O ideal é aumentar gradualmente a velocidade, desde que se sinta confortável.
 

Uma caminhada rápida começa a 5 km/h, mas essa velocidade pode ser aumentada à medida que o praticante melhora com o exercício até atingir uma corrida rápida.
 

A velocidade ideal na esteira depende dos objetivos de cada pessoa. Preste também atenção ao seu corpo e saúde para não ultrapassar os seus limites. Por isso, uma avaliação médica é essencial antes de começar a andar na esteira.
 

Como todos os exercícios aeróbicos, caminhar regularmente em uma esteira pode aumentar a queima de calorias e acelerar seu metabolismo. 
 

Se esse é o seu objetivo, lembre-se de combinar exercícios com uma alimentação balanceada.

Como andar na esteira de maneira correta?

Mantenha a coluna reta, os ombros para trás e a caixa torácica aberta enquanto pratica. 
 

Uma postura reta na esteira evita problemas nas costas e desconforto após a caminhada. Além disso, mantenha seu abdômen contraído e um ritmo de respiração constante.
 

Se o seu objetivo é caminhar na esteira para perder peso, combater o sedentarismo ou melhorar seu nível de condicionamento físico, exercitar-se com segurança e regularidade é muito importante.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp