25/08/2022 às 16h48min - Atualizada em 25/08/2022 às 16h47min

6 formas de como usar a nota do Enem para ingressar na universidade

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você ainda tem dúvida de como usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Saiba que a prova tem sido conhecida como um “super vestibular”. 
Por meio dela é possível o ingresso gratuito em universidades e faculdades particulares e públicas, do Brasil e do exterior, isso se você souber aproveitar todas as oportunidades. Confira abaixo 6 formas de como usar a nota do Enem e não perder nenhuma chance:

1. Ingressar em universidade públicas com o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ferramenta digital do Ministério da Educação (MEC) e uma das principais formas de como usar a nota do Enem. No site oficial, você pode se inscrever em até duas opções de cursos superiores em universidades públicas de todo país. 

Se o seu sonho é tentar uma vaga na universidade pública, o Sisu pode ser uma boa opção, já que algumas instituições podem utilizar de apenas uma avaliação, como usar a nota do exame e dispensar o vestibular tradicional. 

2. Estudar de graça em instituições particulares com o ProUni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é do governo federal e por meio dele é possível conseguir bolsa de 50% ou 100% em universidades particulares. E é uma boa forma de como usar a nota do Enem e conseguir pagar seu curso superior.
Para participar é necessário:
  • Não ter zerado a Redação do Enem;
  • Ter obtido média de, no mínimo, 450 pontos, em média, nas áreas gerais;
  • Ter renda de até três salários-mínimos por pessoa;
Para calcular sua média, basta somar a nota de todas as áreas de conhecimento e dividir por 5; se o valor for igual ou maior do que 450, você poderá participar, desde que atenda os critérios de renda. 
Limite de renda:
  • Bolsa parcial (50%): renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos por pessoa.
  • Bolsa integral (100%): renda bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo.

3. Financiar e começar a pagar só depois de formado (Fies ou P-Fies) 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) são programas do governo federal que funcionam como uma espécie de empréstimo. 

Dependendo da renda familiar, é possível conseguir até 100% de financiamento da faculdade e começar a pagar só depois de formado. O valor das parcelas, ao final do curso, vai depender da sua renda. 

Essa é uma boa alternativa de como usar a nota do Enem se você não passou na universidade pública e não consegue arcar com o valor total das parcelas de uma instituição particular. 

Podem se inscrever:
  • Estudantes que tenham renda de até cinco salários-mínimos por pessoa no P-Fies e até três salários-mínimos na modalidade Fies;
  • Ter realizado o Enem em qualquer edição a partir de 2010;
  • Ter obtido média de, no mínimo, 450 pontos, em média, nas áreas gerais;
  • Não ter zerado a redação do Enem.

4. Vestibulares

Em muitas instituições de ensino, o vestibular já foi substituído completamente pelo Enem. Basta o estudante ter tirado uma nota mínima no Enem, estabelecida pela faculdade, para realizar a matrícula apenas com a nota e os documentos, dispensando burocracias. 

Nesta modalidade, geralmente, a nota mínima é a partir de 450 pontos, além de exigências como não ter zerado a redação. 

Consulte a instituição que deseja e procure informação de como você pode usar a nota do Enem, pode ser que você não precise fazer qualquer prova oficial da faculdade. 

Economize tempo e dinheiro, já que alguns vestibulares podem cobrar taxas de inscrição mais caras!

5. Bolsas de estudos

Também é possível usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudo de 100% diretamente com faculdade ou universidade escolhida.

Muitas já disponibilizam a oferta de bolsas normalmente, em outras pode ser necessário negociar. Quanto maior a sua nota, maior a chance de conseguir uma bolsa de 100% ou percentuais menores.

Qualquer desconto é válido, não é mesmo? 

6. Estudar no Exterior: EUA, Portugal, França e Reino Unido, entre outros.

Diversas universidades do exterior já admitem maneiras de como usar a nota do Enem para ingresso.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um dos braços do MEC e responsável pelo Enem, inclusive, vem firmando, desde 2014, acordos de cooperação com universidades portuguesas. 

Cerca de 50 universidades em Portugal aceitam a nota do Enem, entre as principais estão a Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Cávado e do Avre (IPCA) e o Instituto Politécnico de Leiria.

Já no Reino Unido,  as universidades de Oxford, Kingston e Bristol, também já aceitam o Enem, mas pode ser necessário realizar um vestibular local. 

Na França é possível utilizar a nota do Enem, mas as universidades que aceitam a avaliação brasileira, podem solicitar também que o estudante tenha sido aprovado em cursos semelhantes. 

Nos Estados Unidos, a novidade é a New York University aceitar exames avaliativos internacionais, como é o caso do Enem. 

Fique atento: Você deve conferir as regras de cada país e instituição caso deseje estudar em outro país. Cuidado com os prazos e documentos solicitados, já que podem ser bem diferentes entre si.

Te ajudamos a encontrar a melhor forma de como usar a nota do Enem? Compartilhe com amigos e familiares e comente o que você achou do artigo.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp