01/10/2014 às 00h15min - Atualizada em 01/10/2014 às 00h15min

Mais do hífen

Renata Carone Sborgia

...é, meu amor, aprenda a me ler, ok??? A história está no arrepio e á flor da pele.

Livro: Trechos Tecidos Com Palavras, Sentimentos... Afins... Sem Fim... Madras Editora, Renata Carone Sborgia

 

1 - Maria deixo a bolsa “”emcima””  do balcão. Não a encontrou mais...

Maria encontrará sim, usando a expressão correta!!!

O correto é:  em  cima--- escrita separada

Regra fácil:  em cima—escrita separada

                     embaixo--- escrita junta

OBS.:   Também existe EM BAIXO--- quando a palavra BAIXO for adjetivo, então ela será uma palavra autônoma.

Exemplos:

Esta parede está decorada em baixo relevo.

Continuarei falando em baixo tom de voz.

Ele sempre se expressa em baixo calão, em baixa linguagem.

 

1 - Pedro trabalha no famoso “auto-escola” da cidade.

Parabéns pelo emprego, porém para receber as congratualações da Língua Portuguesa precisa escrever correta a expressão!!!

O correto é: autoescola---sem hífen

 

Regra fácil: Segundo a Nova Grafia não se usa mais o hífemn para a expressão autoescola. Primeiramente vamos estudar o composto “autoescola”. Observe que ele é formado por “auto+escola”. Chama-se, convencionalmente, o primeiro vocábulo (auto) de primeiro elemento e o segundo (escola) de segundo elemento.

A regra é bem clara: haverá o hífen, nos prefixos gregos ou latinos terminados por vogal (aero-, agro-, ante-, anti-, arqui-, auto-, bio-, contra-, eletro-, entre-, eco-, extra-, geo-, giga-, hidro-, infra-, macro-, mega-, micro-, mini-, multi-, neo-, proto-, pseudo-, pluri-, retro-, sobre-, semi-, supra-, tele-, ultra-, etc.), se o segundo elemento for iniciado por “h” ou pela mesma vogal que termina o primeiro elemento.

Assim, devemos escrever “auto-observação”, visto que o segundo elemento começa com a mesma vogal que termina o primeiro elemento, assim como devemos adotar “anti-herói”, pois o segundo se inicia com “h”.

Observe que em “autoescola” temos o primeiro elemento terminado por uma vogal diferente daquela que inicia o segundo elemento, o que obriga a união das duas palavras. Será um erro, portanto, escrevermos “Auto Escola” ou “Auto-Escola”. O correto é “Autoescola” (ou “autoescola”, dependendo do acompanhamento ou não do nome da escola).

 

  1. Ela tratou o cliente com um  “geito” muito carinhoso!!!

Agora ela precisa tatar também a Língua Portuguesa com carinho e estudo!!!

O correto é: jeito--- com J


PARA VOCÊ PENSAR:

….de tudo eu já fiz o nada ou do nada eu já fiz o tudo. Todos os dias nado na correnteza da vida. Nado contra a vida ou muitas vezes a favor da vida. Nado sem boia. Nado nua. Nado com a alma exposta para poder mergulhar mais no fundo. E assim, meu querido, na água eu lhe conto : Mergulhei na vida...Afoguei o que estava me queimando.... Refresquei aquilo que alegra meu coração... Dei braçadas na força da crença...Nadei as 4 modalidades para o desânimo não me afogar...Dei uma ponta naquilo que estava me sufocando....Coloquei no sol os sentimentos que estavam na temperatura morna... E no final??? Me tornei uma nadadora sobrevivente... Hoje sou líquido... deixo escorrer o melhor de mim... na água.

  

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp