25/08/2022 às 10h20min - Atualizada em 25/08/2022 às 10h18min

Saiba como preparar picanha para o churrasco

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A picanha é o corte mais procurado e desejado para o churrasco, já que sua carne é macia e fácil de preparar, além de necessitar de menos tempo na grelha.

 

Mas nem todo mundo sabe como preparar a picanha do jeito certo. Por isso, veja abaixo quais as formas de escolher a picanha e como preparar picanha com Kit Churrasco Personalizado.

 

Como preparar picanha com Kit Churrasco Personalizado

O primeiro passo para preparar  picanha para o churrasco é escolher uma picanha com uma boa camada de gordura e com a gordura entrelaçada nas fibras.

 

Por isso, compre a peça em uma casa especializada e conhecida, para evitar comprar coxão duro ou outra carne como se fosse picanha.

Capa de gordura

A picanha deve ter uma capa de gordura. Logo, o corte ideal deve ter de quatro a cinco centímetros de altura, o equivalente a dois a três dedos, mas isso pode variar. 

 

No entanto, a capa de gordura tem que ser uniforme, com pelo menos 1 centímetro de altura sem falhas e nem buracos.

 

Fique atento à coloração da capa de gordura, que deve ser branca ou de um amarelo fraco, pálido. Ou seja, quando a gordura está muito amarelada, significa que a carne está dura.

 

Corte da picanha

 

Apesar de a regra geral das carnes de churrasco afirmar que o corte deve ser feito no sentido transversal das fibras, a regra não se aplica à picanha.

 

Diante disso, o recomendável é cortar a peça em fatias de dois centímetros de largura de cima para baixo, a partir da capa de gordura com seu Kit Churrasco Personalizado. Assim, na hora de assar, ela irá cozinhar de forma uniforme e macia.

 

Como assar picanha

Veja abaixo a forma certa de assar a picanha.

 

Peça inteira

Você pode assar a peça de picanha inteira a uma distância de cerca de 40 centímetros do fogo e cortá-la apenas depois de assada, o que demora em torno de 40 minutos. Desse jeito, o resultado é uma carne no ponto para mal passada. 

 

No entanto, se prefere uma carne mais ao ponto, deixe que fique por mais tempo na grelha, mas cuidado para não passar do ponto, já que ela perde a sua suculência e maciez.

 

Caso opte por essa forma de preparo, a dica é fazer cortes, semelhantes a retalhos, para ajudar a picanha a absorver melhor o sal e o suco da gordura, deixando-a mais saborosa e macia.

 

Já em relação ao salgamento, utilize sal grosso e espalhe por toda a peça, até mesmo sobre a gordura e depois deixe descansar próximo a churrasqueira para absorver o sal. Mas não deixe ultrapassar 5 minutos senão ela ficará desidratada.

 

Após os 5 minutos, retire o excesso de sal e coloque para assar com a parte da gordura para cima. Quando a carne estiver assada, vire o lado da gordura para baixo e deixe assar por um período de 10 a 15 minutos.

 

Assim, depois desse tempo, quando a picanha estiver realmente pronta, aguarde pelo menos 5 minutos antes de fatiá-la em cortes transversais. Dessa maneira, o suco da picanha vai escorrer de forma uniforme.

 

No espeto

Outra forma de assar a picanha é cortá-la para o espeto, deixando a gordura para o lado de fora. Nesse caso, para fatiar a carne faça cortes transversais às fibras com pelo menos três centímetros de espessura. 

 

Então, para salgar a carne utilize sal grosso triturado espalhando por ambos os lados da carne, sem esfregar.

 

Porém antes de colocar os espetos para assar, sele a carne levando o espeto por alguns minutos ao fogo. Assim, primeiro mantenha o espeto a cerca de 20 cm do fogo e vá virando o espeto. Depois levante para cerca de 40 centímetros e vá virando até chegar ao ponto desejado.

Em bifes

A terceira forma de assar a picanha é cortando-a em bife de três centímetros de espessura e grelhar. Dessa forma, a carne deve ficar a pelo menos 20 cm da brasa.

 

Por isso, é importante ficar atento, pois ela irá assar rápido, algo em torno de 8 minutos  para cada lado da picanha até chegar ao ponto para mal passado.

 

Vale destacar que deve-se evitar furar a carne na hora de virá-la para não perder o suco. Para salgar, também usa-se sal grosso triturado.

Conclusão

Brasileiro adora churrasco e a picanha é a carne mais desejada graças a sua maciez, facilidade de preparo e tempo reduzido na grelha.

 

Mostramos que dá para preparar a picanha como peça inteira, em bife ou no espeto. Em qualquer um dos jeitos você vai precisar do Kit Churrasco Personalizado para facilitar seu trabalho.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp