Sem o motor, seu carro não poderia levá-lo ao seu local de trabalho todos os dias, movê-lo para vários lugares em pouco tempo ou fornecer todos os tipos de benefícios de mobilidade quando você precisar. Mas você já começou a pensar na operação, evolução e quais são os tipos de motores de carros que existem?
Se você quer saber mais sobre quais são os tipos de motores de carros, esse guia foi feito exclusivamente para você!
Para a grande maioria, ou pelo menos para pessoas com algum traço de conhecimento sobre a operação de um carro, pode ser fácil apontar, localizar e até mesmo descrever brevemente o que é um motor, um elemento essencial para a operação de qualquer veículo.
Mas se começarmos a analisar em detalhes tudo o que isso significa, teríamos que começar com o mais básico, o que é realmente um motor? É uma máquina composta por vários elementos e é responsável por transformar vários tipos de energia em energia mecânica.
Pode-se dizer que o motor é responsável pelo movimento do carro graças à força obtida após a transformação das energias acima mencionadas. Mesmo assim, não há um único tipo de motor, mas toda uma variedade que dá origem a várias categorias.
Como dissemos antes, um motor funciona graças à transformação de energia em força mecânica que move um veículo.
Quais seriam as várias fontes de energia usadas neste processo? Vamos ver em mais detalhes.
Este tipo de motor é caracterizado por transformar energia térmica, calor, em energia mecânica. Esses motores têm uma subcategoria: motores de combustão externa e combustão interna. Este último se destaca por ser o mais usado hoje em dia.
Motor de combustão interna
É uma subdivisão de motores térmicos e consiste praticamente na obtenção de energia térmica por meio de um processo de combustão realizado dentro da máquina. Aqui, o próprio processo de combustão gera trabalho mecânico.
Motor de combustão externa
Os motores de combustão externa realizam o processo de combustão fora da máquina. Um exemplo claro de sua operação é o vapor, que é obtido por aquecimento de água e é responsável por realizar todo o trabalho mecânico.
É importante mencionar que nem toda a energia gerada por um motor térmico é usada, já que uma grande parte é desperdiçada em gases de combustão.
O calor vem da energia química liberada em um processo chamado combustão e nasce do uso das propriedades de um fluido de trabalho.
Como o nome sugere, os motores elétricos funcionam transformando energia elétrica em energia mecânica. Este processo é gerado pela ativação dos campos magnéticos que estão dentro das bobinas do motor. Esses motores tendem a ser mais ecológicos devido à falta de ejeção de gás.
Um motor híbrido combina dois tipos de propulsores: térmico e elétrico. Esta categoria de motores é caracterizada por aproveitar a eficiência de combustível e gerar menos poluentes. Os motores híbridos podem ser divididos em:
Motor híbrido em série
Nesta configuração, o motor elétrico é o principal propelente, além de mover todo o carro. Enquanto isso, a função do motor de combustão é fornecer energia elétrica ao motor principal.
Motor híbrido paralelo
Neste caso, as rodas do carro estão conectadas aos dois motores. Os motores podem operar em paralelo para oferecer melhor eficácia.
Motor híbrido combinado
É o tipo de motor com maior presença hoje, porque pode gerar movimento com o impulso de qualquer um de seus motores.
Os tipos de motores de carro também podem ser classificados de acordo com o combustível usado:
Motores a gasolina são aqueles que operam a partir de uma base termodinâmica responsável por converter a energia química da ignição, causada pela mistura de ar e combustível, em energia mecânica. Para sua operação, esses motores precisam de uma faísca que acenda a mistura ar-gasolina.
Ao contrário dos motores a gasolina, eles funcionam graças à alta compressão de ar e combustível no cilindro, o que gera auto ignição para a mobilização do motor. Eles são usados em veículos de alta potência, como transporte industrial, de máquinas e aeronáutico.
Os motores a diesel são muito usados em caminhões, camionetes e veículos pesados que precisam de torque para transportar cargas pesadas, como nos motores da Toyota Hilux por exemplo, muito utilizadas no agronegócio.
Os motores de gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural comprimido (GNC) são caracterizados pelo uso de gás em vez de gasolina para gerar combustão.
Estas também são alternativas mais ecológicas. Ambos podem prolongar a vida útil do motor e não desgastar os cilindros.