08/08/2022 às 16h32min - Atualizada em 08/08/2022 às 16h30min

3 negócios em evidência no mercado brasileiro em 2022

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Nos dez últimos anos a nossa nação passou por mudanças radicais na forma de empreender. Tivemos duas explosões de novos negócios, o primeiro veio ocasionada de uma ascensão do poder aquisitivo que os brasileiros tiveram em relação ao dólar, que custava cerca de R$1,70. 

 

Com o dólar tão baixo, e quase ao preço do real, os brasileiros conseguiam comprar mais com menos. E isso incluiu a abertura de novas empresas e geração de empregos.

 

Acontece que na economia nada é retilíneo, e com o tempo, o dólar foi subindo novamente, e crises mundiais começaram a prejudicar ainda mais a nossa economia. 

 

Desde então passamos por períodos conturbados na política do nosso país. Tivemos Impeachment e a mudança de presidência para um governante extremamente oposto ao que estávamos habituados.

 

Aí veio a pandemia em 2020. E com ela, aconteceu a nova explosão de novos negócios, dessa vez ocasionada pela demissão em massa de vários funcionários, e estes tentando ganhar a vida com seu próprio negócio. 

 

Mas a pandemia foi e ainda é um fator que prejudica muitas empresas. Ao mesmo tempo que vários negócios foram iniciados, vários outros terminaram, e aí como em uma roda que gira partindo de um lugar e voltando sempre para o mesmo princípio, estamos aqui, em 2022.

 

Mas o que está por trás do sucesso de uns e fracasso de outros? Será sorte e nicho, apenas? Não. 

 

A verdade é nua e crua: o marketing é quem faz um negócio ser bem sucedido ou não. Alguns nichos souberam entrar na onda, e encontraram oportunidades nunca vistas antes.

 

Para ajudar você a entender esse fenômeno, vamos listar e explicar três negócios que tiveram um grande aumento de profissionais e movimentaram milhões de reais nos ultimos anos. Começando agora mesmo:

 

Agência de marketing digital

Primeiro de tudo precisamos esclarecer: ou sua empresa está na internet, ou ela não será vista. 

 

Algumas pessoas entenderam logo no início que com o LockDown, e outras medidas protetivas durante a pandemia, as empresas iriam precisar migrar rapidamente para o único local que não precisam fechar as portas: a internet.

 

E esse fator foi decisivo para que agências e profissionais de marketing crescessem tanto nos últimos anos. Todos sabíamos que o futuro seria a internet, mas a pandemia acelerou e muito esse processo migratório.

 

Tanto que técnicas de marketing como SEO, tráfego pago, e marketing de redes sociais são as maiores armas que as empresas atuais possuem para conquistar clientes na internet.

 

E-commerce é o novo modo de comprar

Já faz um tempo que lojas virtuais existem, mas nos últimos anos houve uma explosão de e-commerce. 

 

Comprar sem precisar sair de casa, sem precisar usar máscara, sem correr risco de pegar doenças ou até de ser atacado por vendedores chatos e sedentos por cumprir suas metas criminalmente estipuladas por mal gestores, que pensam que técnicas de vendas agressivas geram bons resultados.

 

Bem, o que aconteceu é que agora as lojas estão na internet, e qualquer pessoa pode comprar sem sair de sua casa. As vendas de e-commerce entre Março de 2021 e Fevereiro de 2022 tiveram um aumento de nada menos que 22%.

 

Então agora você deve conseguir entender a importância dessa nova forma de comprar-vender, não é mesmo? 

 

As empresas utilizam brindes promocionais e várias outras técnicas de marketing para se destacarem e venderem seus produtos. Se você perceber, este tipo de negócio está muito bem atrelado ao primeiro que revelamos, o marketing digital.

 

O que nos leva ao terceiro negócio cresceu bastante durante a pandemia:

 

Lanches Delivery

Aqui temos dois lados: as pessoas que compram comida, e aquelas que entregam. E tudo isso está atrelado com o que falamos no início do nosso post. Muitas pessoas foram demitidas por causa da crise ocasionada pela pandemia.

 

Dessas muitas pessoas demitidas, algumas abriram seu próprio negócio, principalmente de lanches. E muitas outras pessoas resolveram trabalhar entregando estes lanches, como motoboys.

 

Aplicativos como Ifood e UberEats cresceram de maneira estratosférica. As pessoas começaram a mudar seu padrão de comportamento de sair do conforto de suas casas, para receber o lanche em sua residência.

 

Conclusão

Como vocês puderam notar, os três setores que trouxemos para você, que cresceram muito nos últimos anos, são negócios que vieram das consequências econômicas da última década.

 

É assim que o “livre” mercado funciona. Ele deixa que os fenômenos sociais ditam as regras e rumos da economia, e nós, pessoas empreendedoras ou não, precisamos estar sempre atentas para não ser derrubados pela maré.

 

Se você entende o mercado, você entende o que é necessário para se impulsionar com suas ondas para o sucesso.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp