29/07/2022 às 16h22min - Atualizada em 29/07/2022 às 16h21min

Dicas para incentivar as crianças a comer alimentos saudáveis

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

As crianças estão em constante fase de crescimento. Uma fase que é tão divertida, quanto cheia de perguntas, dúvidas, sim, não, porquês e, principalmente, repleta de “não gosto”, “não quero” e, o mais comum de todos “não gosto de coisa verde”. Apesar de ser uma fase alegre, é um desafio e tanto para os pais. 
 

Isso porque parte muito importante do desenvolvimento das crianças, é a alimentação.
 

Os alimentos saudáveis e naturais contém nutrientes que são mais do que essenciais para o bom desenvolvimento de uma criança. Tanto físico, quanto intelectual, visto que alguns deles contém nutrientes essenciais que estimulam o aprendizado infantil.
 

E como todo mundo sabe, as crianças estão aprendendo o tempo todo, seja lendo, brincando, assistindo um desenho, na escola ou com os próprios pais, perguntando sobre tudo e se interessando cada vez mais pelo novo mundo conhecido que estão explorando vigorosamente. 
 

No entanto, convencer estes pequenos exploradores a comer alimentos mais saudáveis pode ser um desafio e tanto, mas os pais não devem desistir. O desafio se torna ainda maior, quando as crianças começam a ir à escola e veem os amiguinhos comendo bolachas, salgadinhos e outros alimentos não saudáveis.
 

Claro que não há nada de mau em dar essas guloseimas para as crianças de vez em quando, mas o convívio frequente com outras crianças que não comem alimentos saudáveis quase nunca, torna a tarefa dos pais ainda mais difícil.
 

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça e para te ajudar na missão de fazer o seu pequeno comer, e gostar de alimentos saudáveis e naturais, preparamos este artigo com algumas dicas que vão te ajudar a incentivar seus filhos a se alimentarem melhor. Então continue lendo e confira nossas dicas.

Seja o exemplo dela

O maior exemplo do seu filho sempre vai ser você. Durante toda a vida dele, até mesmo quando ele já for adulto, ele sempre irá se espelhar em você e terá muito orgulho disso. Isso quer dizer que você precisa ser um ótimo exemplo para ele, a começar, pela sua alimentação e por aquela que você deseja que ele tenha. 
 

De nada adianta você tentar fazer o pequeno comer brócolis, feijão, beterraba e fígado, por exemplo, se você mesmo não come. Ele provavelmente dirá que se você não come, porque ele precisa? 
 

Então, coma de tudo e ofereça para o seu filho tudo que você come. Assim, com o seu exemplo e incentivo, ele provavelmente verá o quanto os legumes, verduras e frutas são importantes para a alimentação, e comerá sem nenhum problema.

Use a criatividade

Você deve usar e abusar da criatividade na hora de incentivar uma criança a comer comidas mais saudáveis. Tudo que é lúdico e divertido as conquista facilmente, então, use isso a seu favor na hora de preparar uma refeição. 
 

Você pode montar pratos com rostos sorrindo, com animais, cortar os alimentos em formatos divertidos com cortadores de plásticos que podem facilmente ser encontrados na internet e fazer muitas outras apresentações que acredita que irá agradar. 
 

Inclusive, você pode até criar alimentos que parecem com guloseimas, mas utilizando alimentos saudáveis. Um sorvete natural feito com banana, morangos congelados e adoçado com mel, por exemplo, sem dúvidas irá agradar. 
 

No lugar dos chips comprados em supermercados, que tal fazer alguns utilizando batata, abobrinha e cenoura, por exemplo? Com certeza o seu filho vai comer, e pedirá mais. 

Não imponha dietas mirabolantes

Alguns pais ficam tão fissurados em fazer seus filhos comerem alimentos saudáveis, que esquecem que eles são apenas crianças. Crianças gostam de doces, bolachas, salgadinhos e todos os outros tipos de guloseimas que você pode imaginar, então não os proíba de comer essas delícias. 
 

Se você fizer isso, eles podem pegar certa aversão às comidas saudáveis e encará-las como se fossem um castigo. Caso isso aconteça, certamente eles não gostaram nem um pouco dos alimentos saudáveis que você oferece, e fazê-los comer bem, se tornará uma tarefa ainda mais difícil. 
 

Portanto, seja flexível. Deixe que as crianças comam guloseimas nos momentos certos, desde que não atrapalhe as principais refeições, e também as incentive a comer todas as coisas saudáveis que são essenciais para o crescimento delas. 
 

Se você for capaz de estabelecer um meio termo entre esses dois tipos de comida, não somente a alimentação do seu filho será melhor, mas o relacionamento entre vocês também.

Em último caso, peça ajuda a um profissional

Por fim, caso seu filho esteja se recusando de toda forma a comer alimentos saudáveis e você está preocupado que isso possa afetar a saúde e o desenvolvimento dele, talvez seja o momento de procurar por um médico. 
 

A pediatria em Santo André conta com excelentes profissionais que podem te ajudar nessa missão. Então, não precisa entrar em desespero, procure por um profissional qualificado e verá como seu filho começará a se alimentar melhor. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp