21/07/2022 às 13h22min - Atualizada em 21/07/2022 às 13h16min

5 tendências que você pode ter perdido sobre marketing

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O marketing é uma das áreas que mais cresceu e mudou nos últimos anos, com a chegada e a expansão do mercado digital, esse segmento tem se tornado cada vez mais comum, sendo utilizado em empresas independente do seu tamanho ou da sua especificação, como as que trabalham com balcão refrigerado inox.
 
Todo esse crescimento, fez com que o marketing fosse cada vez mais explorado, e novas tendências dessa área começassem a ser criadas, movimentando o mercado e fazendo com que, fosse até difícil acompanhar no meio de tantas novidades.
 
Sendo assim, algumas tendências acabaram caindo no esquecimento e se tornando pouco populares no mercado, mas acredite, talvez elas merecem mais destaque.
 
Dessa forma, resolvemos separar 5 tendências que você pode ter perdido sobre o marketing e que podem ser cruciais dentro desse segmento, preparado para conhecê-las? Então vamos lá!
 
  1. Encurtar a jornada do cliente

 
As pessoas têm cada vez menos tempo livre e procuram economizar cada segundo gastando eles da melhor maneira possível, sendo assim, a jornada de compra do cliente acabou se tornando algo de rápida execução, onde o consumidor deseja fazer algo da maneira mais objetiva possível.
 
Sendo assim, uma das grandes tendências atuais do marketing é encurtar a jornada do cliente, fazendo com que tudo seja feito de maneira mais rápida e agilizada, desde o primeiro contato até mesmo a conversão.
 
O foco é entregar qualidade e velocidade ao mesmo tempo, fornecendo opções que condizem com a falta de tempo dos clientes, dando a eles aquilo que desejam sem enrolações.
 
  1. Micro-momentos

 
O conceito de micro-momentos foi criado pelo Google e se baseia em momentos de alto engajamento digital onde a marca pode e deve se aproximar do consumidor. Sabe aqueles momentos em que a pessoa usa o smartphone para comprar um produto e quer uma resposta rápida? Esses são os micro-momentos.
 
Ou seja, uma pessoa pesquisa sobre um transformador de solda, por exemplo, e deseja saber mais sobre ele, de maneira direta e que apresente a melhor oportunidade para aquele cliente.
 
A empresa que oferecer aquilo que o consumidor deseja de maneira otimizada, provavelmente vai criar um micro-momento que pode ser explorado e convertido em fidelidade e uma conexão futura.
 
  1. Geofencing

 
O geomarketing já se tornou uma realidade para muitas pessoas, porém, o geofencing vai ainda mais além, como o próprio nome já insinua, essa estratégia mira em “cercar” seus clientes em áreas específicas por meio de monitoramento dos seus smartphones.
 
Isso permite enviar mensagens personalizadas em função dos hábitos de acesso a internet, direcionando eles para dentro da sua loja, usando como base, os dados coletados de suas pesquisas.
 
Ou seja, se a pessoa procurou sobre manutenção de compressores recentemente, é possível direcioná-la até a sua loja física, mostrando suas vantagens e diferenciais de acordo com a localização e o interesse dela.
 
  1. Live Marketing

 
Vivemos na época da transmissão ao vivo e do conteúdo por vídeo, sendo assim, a live marketing não poderia ficar de fora da nossa lista, esse é um conceito que aborda o marketing sendo feito ao vivo, interagindo e engajando seus convidados em tempo real.
 
Isso faz com que as pessoas participem mais ativamente de suas campanhas e conheçam melhor a sua empresa em tempo real, e você consegue oferecer seus produtos e serviços de maneira direta, respondendo dúvidas e convencendo seu público ao vivo.
 
  1. Micro-influenciadores

 
O marketing de influência se tornou uma verdadeira febre nos últimos anos, porém, com o passar do tempo, muitas marcas acabam caindo em descrédito por trabalharem com pessoas superficiais ou que nem sempre passavam a realidade.
 
Sendo assim, a nova aposta é justamente em micro-influenciadores, ao invés de milhões de seguidores, são apenas cerca de 10 ou 20 mil.
 
Esses micro-influenciadores tendem a passar mais credibilidade e ter um público mais fiel, o que pode gerar um senso de exclusividade para a sua marca e fazer com que ela ganhe autoridade dentro do mercado.
 
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