21/07/2022 às 11h34min - Atualizada em 21/07/2022 às 11h33min

6 formas de você atrair público para a sua loja

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Nossa atenção é muito disputada atualmente, tanto no digital quanto no mundo físico. As lojas físicas além de disputarem a atenção dos clientes com as outras lojas, também precisam competir com os celulares.

 

Nessa disputa, é necessário utilizar várias armas, como ter uma vitrine caprichada, oferecer atendimento e suporte de qualidade, criar promoções e ter presença online, mesmo que seja uma loja física.

 

Além disso, você pode se diferenciar e atrair público para a sua loja oferecendo outros serviços, como recargas e pagamentos de contas. Confira essa e outras formas de você atrair público para a sua loja!

  1. Vitrine caprichada

A vitrine é muito importante para a sua loja, já que é através dela que o cliente tem o primeiro contato com a sua loja. Logo, ela precisa ser atraente, informativa e criativa.

 

Sendo assim, na hora de montar a vitrine é importante conhecer seu público-alvo para usar uma abordagem adequada a ele. 

 

Além disso, invista em um bom projeto de iluminação, use a criatividade para chamar atenção dos clientes, troque os produtos em exposição periodicamente e não utilize produtos que não tem em estoque.

  1. Atendimento de qualidade

Não adianta ter uma vitrine caprichada e bons produtos se o atendimento não é bom. As consequências de um atendimento ruim são:

  • Não fidelizar o cliente

  • Má reputação da loja

  • Alta rotatividade de clientes.

Para evitar esse cenário negativo, siga as seguintes dicas:

  • Seja rápido e dinâmico no atendimento. As pessoas não gostam de esperar e a espera leva a desistência da compra.

  • Seja profissional e educado. Além disso, não leve críticas para o lado pessoal, afinal o cliente não te conhece.

  • Preste atenção no cliente para saber o que ele procura e oferecer exatamente o que ele deseja. 

Quando o cliente é bem atendido, ele fica satisfeito e recomenda a loja para seus amigos e familiares, além de se tornar fiel à loja.

  1. Oferecer outros serviços

Ao disponibilizar outros serviços em sua loja, além dos produtos que você comercializa, mais pessoas acabam vindo até ela, inicialmente, sem intenção de compra.

 

No entanto, durante a espera e atendimento, ela tem a oportunidade de ver a sua loja e os produtos e isso pode gerar vendas.

 

Assim, vale apostar em:

Maquininha de recargas

Apenas em março, o Brasil registrou um total de 119,64 milhões de usuários de celular que utilizam um plano pré-pago. Logo, essas pessoas têm necessidade de recarregar seus celulares e a sua loja pode atendê-las nesse sentido. 

 

Por isso, vale a pena utilizar uma maquininha de recargas como estratégia para atrair público para a sua loja.

Se tornar um correspondente bancário

Outra opção para atrair público para a sua loja é ser um correspondente bancário, isto é, uma empresa vinculada a instituições financeiras e outras instituições autorizadas para oferecer serviços de atendimento aos clientes e usuários. 

 

Através de um correspondente bancário, clientes e usuários podem efetuar pagamento de contas, como boletos, contas de consumo e tributos, além de realizar depósitos e saques.

  1. Promoções

Fazer promoções é uma ótima maneira de atrair mais público para sua loja, bem como aumentar a taxa de compras e o valor gasto em cada compra.

 

Vale apostar em promoções de lançamento, criar kits de produtos, estabelecer um programa de fidelidade e até realizar sorteios.

 

O importante é avaliar o custo-benefício dessa ação, usar a criatividade e ter regras e prazos definidos. E não esqueça da divulgação.

 

Independente de estar ou não em período de promoção, a divulgação é essencial para atrair público para a sua loja. Sendo assim, faça uso das redes sociais e de estratégias de marketing digital.

  1. Datas comemorativas

Além de realizar promoções, vale muito a pena usar datas comemorativas para atrair público para a sua loja, como dia das mães, dia dos pais, natal, ano novo, entre outras datas.

 

No entanto, existem outras oportunidades além das datas conhecidas. Assim, aproveite acontecimentos como jogos esportivos, lançamento de filmes muito aguardados, Black Friday, entre outros. 

 

Para aproveitar essas datas, é essencial ter planejamento. Por isso, faça um levantamento das datas e crie um calendário de ações baseadas nelas. 

  1. Pós-venda

Seu cliente deve ser seu maior fã e divulgador da sua marca. Por isso, você deve investir em uma relação mais duradoura com ele, através de e-mails, whatsapp, telefone e redes sociais.

 

No entanto, essa relação só começa quando o cliente é bem atendido. Além disso, ele precisa de um canal para tirar dúvidas, ter um suporte quando for necessário fazer trocas e reclamações. 

 

Também vale a pena incentivar seus clientes a darem feedback sobre: a loja, os produtos e atendimento. Monitore os sites de reclamações para agir, caso a sua loja seja citada em um deles.

Conclusão

Você pôde ver que fazendo o mínimo que se espera encontrar em uma loja, já é possível atrair público para ela.

 

Portanto, capriche na vitrine, atenda bem o seu cliente e ofereça suporte, acaso ele necessite. Crie promoções, use as datas comemorativas e esteja presente nas redes sociais.

 

No entanto, oferece outros serviços, como pagamentos de contas, saques e recargas você atrai mais público para a sua loja e isso gera mais oportunidades de negócios para você.

 
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