18/07/2022 às 13h43min - Atualizada em 18/07/2022 às 13h42min

Como conseguir encaminhamento para psicólogo?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Muitas pessoas não sabem como conseguir encaminhamento para psicólogo, se é necessário marcar antes uma consulta com um médico ou não.

Seja para você ou para alguém que conhece, vamos explicar em detalhes tudo o que você precisa saber para obter direcionamento para um psicólogo e ser atendido!

Como conseguir encaminhamento para psicólogo?

Uma dúvida muito comum é como conseguir encaminhamento para psicólogo, então saiba que é necessário passar por um clínico geral, psiquiatra ou neurologista se você for utilizar seu plano de saúde.

Isso porque, os convênios médicos exigem um encaminhamento de um médico para autorizar a consulta com um terapeuta.

Mas se esse não for o seu caso, basta ligar e agendar a sua consulta.

Como é feito o encaminhamento para psicólogo pelo plano de saúde?

Para você ter acesso a sessões de terapia com um psicólogo por meio do plano de saúde, é necessário que um médico faça o encaminhamento.

Após a aprovação do encaminhamento, o beneficiário deve então entrar em contato com o convênio para realizar o agendamento.

Agora, para quem não tem plano de saúde, pode conseguir um psicólogo pelo SUS, porém, pode demorar um pouco.

Para isso, com o cartão SUS em mãos, procure uma Unidade de Saúde mais próxima. Depois da triagem, cada caso é encaminhado para o atendimento por meio dos CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Os CAPS contam com uma equipe de profissionais, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas e enfermeiros.

Quando procurar um psicólogo?

Sabendo agora que para ser atendido por um psicólogo através do plano de saúde, é necessário um encaminhamento médico, fora isso, você pode marcar uma consulta com psicólogos online sem a necessidade desse encaminhamento.

É claro que o seu médico, se achar necessário, pode te direcionar para um atendimento psicológico.

Mas existem situações que mostram que vale a pena marcar uma consulta com um psicólogo, como:

  • Problemas de relacionamento;

  • Conflitos familiares e no trabalho;

  • Processo de luto;

  • Crises de ansiedade sem motivo;

  • Sentimentos como tristeza, raiva ou irritação que atrapalham a sua vida cotidiana;

  • Incerteza na carreira;

  • Autoconhecimento.

Infelizmente, algumas pessoas ainda acreditam que psicólogo só atende “louco”, e essa ideia é totalmente errada.

E talvez por isso que muitas delas não recebam o atendimento psicológico que precisam, e a não buscar ajuda adequada, o quadro pode piorar.

Como escolher um psicólogo?

No momento de escolher um psicólogo, é importante buscar o máximo de informações, principalmente se é registrado no Conselho Regional de Psicologia, além de saber se possui alguma especialização.

Antes de se decidir, você pode agendar uma consulta para entender melhor qual abordagem terapêutica que ele usa e se você se identifica com ele.

Caso você não se sinta confortável, não tem problema nenhum. Agende uma consulta com outro profissional, pois o mais importante é sentir segurança e empatia, e claro, que ele possa ajudá-lo no seu problema.

Atualmente, muitas pessoas têm optado pela terapia online, podendo fazer as sessões no conforto de suas casas e no horário mais conveniente.

Tenha em mente que assim como cuidamos da nossa saúde física, devemos também cuidar da nossa saúde mental, e uma coisa é certa: o psicólogo é um profissional que está ali para te ouvir, o que ajuda na promoção do seu bem-estar!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp