05/07/2022 às 17h00min - Atualizada em 05/07/2022 às 16h57min

A Importância do Tratamento das Sementes: Na Fazenda x Na Indústria

Divulgação/ Foto de Akil Mazumder
O tratamento de sementes tem como objetivo suprimir, controlar ou afastar fungos, insetos ou outras pragas que atacam sementes, mudas e plantas. Isso é alcançado através da aplicação de defensivos químicos e/ou biológicos às sementes.
 
Ela é uma das Boas Práticas Agronômicas que deve ser adotada como um meio de prevenção desses ataques nas fases iniciais da lavoura.
 
Porém, muitos agricultores ainda não conhecem a fundo os dois métodos desse tipo de tratamento e, principalmente, qual o melhor para sua lavoura.

Por que tratar as sementes?

O tratamento de sementes tem grande importância no desenvolvimento de plantas vigorosas e sadias. Essa prática protege a semente desde o contato inicial com o solo até o início do crescimento das plantas. Ou seja, a proteção ocorre antes, durante e depois da germinação.
 
Os benefícios do tratamento de sementes atingem a produção como um todo – do plantio à colheita.
 
Dentre eles:
 
1. Controla amplamente as pragas;
2. Protege o potencial genético da variedade que o produtor escolheu para plantar;
3. Ajuda no estabelecimento de plantas;
4. Proporciona o estabelecimento do estande da lavoura (número adequado de plantas para determinada área);
5. Influencia positivamente na fisiologia da planta (melhor enraizamento, germinação mais uniforme e maior resistência a nematóides);
6. Apresenta baixo custo de investimento;
7. Ajuda a obter maior produtividade.

Quais são os dois métodos para tratamento das sementes? 

O tratamento das sementes pode ser feito de duas formas: na fazenda (on farm) ou na indústria (Tratamento de Industrial de Sementes -TIS).
 
Na fazenda, o produtor realiza o tratamento conforme as suas necessidades utilizando os equipamentos e produtos disponíveis.
 
Já o TIS é uma forma mais industrializada de tratamento e é realizada por empresas especializadas. Nele, as sementes passam por uma máquina chamada germinador, que faz com que todas as sementes germinem ao mesmo tempo.
 
Após este processo, as sementes são imersas em um banho químico que as protegerá das pragas. Por fim, elas são levadas para um estufa, onde ficam por cerca de três dias, até que estejam totalmente secas. 

Qual a diferença entre os dois tratamentos (e qual o melhor)?

Ambas as formas têm como objetivo aumentar a qualidade das sementes para que elas sejam mais vigorosas e resistentes.
 
Porém, tratamento TIS tem algumas vantagens em relação ao tratamento convencional (no campo):
  • O volume de lodo (dosagem) de pesticida usado para o tratamento de sementes é mais preciso;
  • As sementes recebem uma melhor coverage com o produto;
  • Há menos risco de intoxicação dos operadores, portanto, mais seguro;
  • Apresenta maior eficiência e maior rendimento por hora (existem máquinas no mercado capazes de tratar até 30 toneladas de sementes por hora);
  • Maior praticidade, uma vez que as sementes adquiridas já estão prontas para uso. A maioria das empresas que vendem sementes as trata antes de embalá-las ou no momento da entrega das sementes ao produtor.
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), no Brasil, apenas 40% do tratamento de sementes é realizado industrialmente. Mas, de acordo com especialistas, este número deve aumentar, principalmente devido à praticidade e segurança do produtor.
 
Dessa forma, vemos que o tratamento de sementes é fundamental para garantir que as plantas sejam saudáveis e fortes e pode ser feito de duas formas: na fazenda (on farm) ou na indústria (Tratamento de Industrial de Sementes -TIS). Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas o importante é escolher o método que melhor se adapta às suas necessidades.


Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp