21/06/2022 às 13h37min - Atualizada em 21/06/2022 às 13h37min

Enxoval de bebê: 4 dicas práticas para você montar um

Está precisando montar um enxoval de bebê e não sabe por onde começar? Realmente, é um desafio planejar uma lista com todos os itens necessários e ainda saber escolher as melhores opções para deixar tudo pronto para o grande dia.

Para garantir que o planejamento para chegada do novo membro da família esteja com todos os itens básicos e práticos, separamos algumas dicas para você considerar, e conhecer soluções que vão te ajudar a acertar e economizar! Ficou interessada? Continue lendo esse artigo!

Como fazer enxoval de bebê?

No momento do planejamento, é preciso considerar vários aspectos, como as roupas, acessórios, higiene, quarto, alimentação, transporte, entre outros. Afinal, cuidar de um bebê necessita dar atenção em todos detalhes, desde a saída da maternidade até o momento de chegar em casa, além dos cuidados diários em sua fase de crescimento.

Além disso, é necessário verificar a previsão do nascimento e o sexo do bebê para se ter uma noção de quais itens são essenciais para a estação, e ainda poder escolher pela cor, temas e decoração assertivas. Por exemplo, em regiões mais frias, vai precisar de mais roupas e mantas quentinhas para manter adequado a temperatura e o conforto.

Para não passar por apuros e planejar todos os detalhes, você pode conferir detalhadamente neste post a lista de enxoval de bebê com itens essenciais.

Para entender melhor, reunimos as principais dicas para você montar o enxoval de bebê. Veja:

Roupas de bebê

São itens essenciais para o bebê e devem ser escolhidos com cuidado. Pois, elas fazem o papel de proteger, manter uma boa temperatura corporal e o conforto durante essa fase tão especial. Inclua peças para passeios, pijamas, peças íntimas, entre outras.

Deve-se atentar em alguns pontos antes de comprar essas peças. A primeira, é a estação que está previsto o nascimento do bebê, afinal pode ser necessário maior número de roupas para o frio ou roupas mais frescas para o verão. Outro aspecto, é quanto ao tecido que precisa ser maleável, confortável, macio ao toque, seguro e leve.

Sobre o tamanho, é importante garantir ter vários tamanhos em diversos tipos de peças, tais como para recém-nascido, pequeno, médio e grande. Assim, seu bebê terá roupinhas para todas as fases de seu crescimento.

Aposte em diversos modelos de roupas infantis de boa qualidade, como: macacão, body, mijão, casaco, meias, sapatinhos, luvas e toucas. Você pode optar por itens coloridos e neutros, para diversificar durante os dias e conseguir combinar com outras peças. Há diversos modelos, com variadas estampas e desenhos para um look confortável e charmoso.

Já sobre a quantidade de peças, é indicado ter pelo menos 6 peças de cada tipo, como de macacão, body e mijão, considerando peças de mangas curtas e longas. Não é recomendado exagerar em muitas roupinhas, já que o bebê cresce rapidamente e em poucos meses as roupinhas são perdidas. Então, não exagere.

Acessórios em geral para bebê

Também são necessários bons acessórios para bebês, como mamadeira, chupeta, mordedor, termômetro, trocador, carrinho para passeio, entre outros. Esses itens são importantes para auxiliar em diversos momentos, tanto em casa como em passeios.

Não se esqueça de incluir as bolsas para maternidade que são práticas e muito essenciais para armazenar todos os itens do bebê durante os passeios. Há vários tipos e tamanhos, de diferentes cores e detalhes. Opte sempre pelas opções de boa qualidade e versáteis para o dia a dia.

Higiene e banho

Outro ponto, são os itens para a higiene e banho, que são essenciais para fornecer todos os cuidados com o bebê. É importante optar por produtos que sejam indicados para bebês, para ter segurança no uso e não prejudicar a saúde do bebê. Inclua na sua lista opções como: sabonete, creme para assaduras, pente para cabelo, algodão, cortador de unha, toalhas, entre outros.

As fraldas são essenciais para uso diário, tanto a fralda de boca, como as fraldas para uso íntimo, seja descartáveis ou de tecido. Uma alternativa mais sustentável e econômica é apostar em kits de fraldas ecológicas para o bebê.

Com isso, você economiza muito em comparação com as descartáveis, pois as ecológicas são opções reutilizáveis, sendo preciso apenas lavá-las após cada uso. E considerando que um bebê usa em média 5 fraldas por dia, podendo ser utilizadas 150 fraldas por mês, se torna uma opção mais viável financeiramente e ainda ajuda a não agredir o meio ambiente.

Quarto do bebê

É essencial preparar o quartinho do bebê com todos os itens organizados, de forma prática e segura. Pensar na decoração, também deixa o ambiente mais aconchegante e charmoso. Tente harmonizar as cores, escolhendo o tema e o estilo do quarto antes.

Aposte nos itens essenciais como: berço, cômoda, poltrona de amamentação e colchão. Acrescente também os protetores de berço, jogo de cama, móbile de berço, mantas, cobertores, entre outros. Para decorar o quarto, você pode incluir papel de parede, nichos, prateleiras, quadros, pelúcias, brinquedos, e muito mais.

Essas são as dicas que separamos para você montar o enxoval de bebê. Dessa forma, fica muito mais fácil planejar e adquirir os itens essenciais, e assim se preparar para o tão sonhado momento do nascimento. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp