25/05/2022 às 17h28min - Atualizada em 25/05/2022 às 17h27min

Remédios caseiros para acabar com calos de atletas

Remédios naturais: como tratar os calos de um atleta

Uma causa que pode causar a formação de calos é composta pelas doenças que envolvem a má circulação sanguínea (como o diabetes). No entanto, atrito constante, pressão constante ou outras causas de irritação podem levar ao espessamento da pele, especialmente a dos pés. 

 

A corrida esportiva, causa muito mais calos que uma caminhada normal. Então, sim, muitos atletas possuem a maior probabilidade de terem calos, do que pessoas que não praticam esportes. Mas nem tudo é ruim, na verdade existem maneiras naturais de remover calos (mesmo assim uma visita a um profissional é a mais recomendada). Confira abaixo algumas de nossas dicas. 

 

Vinagre de Maçã: A leve acidez deste produto natural ajuda a suavizar a pele engrossada, até que os calos desapareçam completamente. Basta aplicar um pouco deste produto com algodão, mantendo-o em contato com o calo por uma noite e proceder à esfoliação suave do calo com lixa no dia seguinte.

 

Bicarbonato de sódio: Um esfoliante natural do tipo faça você mesmo contra os calos do corredor: prepare um creme composto com três colheres de bicarbonato de sódio e um pouco de água para massagear o calo. Você deve fazer o procedimento até que o espessamento desapareça,o bom dessa receita é que elimina também a pele morta. 

 

Suco de limão e casca de limão: a casca pode ser aplicada e mantida no calo com um curativo durante a noite até que o companheiro irritante desapareça, o suco pode ser aplicado com algodão.

 

Sal marinho e óleo: Depois de deixar os pés de molho em água quente por cerca de 10 minutos, massageie o calo, em movimentos circulares, com uma preparação de sal marinho grosso e óleo. Lave os pés novamente e seque. O processo deve ser repetido até que o calo desapareça.

 

Escalda- pés com camomila: O poder emoliente da camomila também pode ser útil como remédio contra calos, tomando um escalda- pés à noite com um pouco de camomila adicionado à água quente até que o problema seja eliminado.

 

Sal de Epsom: É um mineral natural com o qual realizar banhos de pés em água quente: ideal não só como remédio para calos, mas também para aliviar dores nos pés após uma maratona ou um treino particularmente intenso. No final do tratamento, hidrate a pele dos pés.

 

Dentre os tratamentos naturais amplamente utilizados contra os calos, alguns são absolutamente desaconselháveis, como, por exemplo, cortar a pele morta, prática que pode levar a infecções e inflamações da pele.

Como prevenir a formação de calos

As dicas dedicadas aos corredores para evitar a formação de calosidades relacionadas aos esportes são simples e intuitivas, mas vale a pena oferecê-las:

 

Escolhendo o calçado certo - A primeira estratégia preventiva diz respeito à escolha do calçado, que deve se encaixar perfeitamente: nem muito apertado nem muito folgado. 

 

A sola do pé, em largura, também deve se adaptar bem aos sapatos femininos. Escolher bem também significa levar em conta o apoio do pé, optar pelas características do sapato que melhor se adequa ao estilo de corrida.

 

Evite sapatos gastos - O uso de sapatos gastos exacerba o suporte do pé e, portanto, também deve ser evitado para a formação de calos.

Meias de trilha- As meias de trilha são indicadas por dois motivos. O primeiro motivo está no material: um tecido respirável evita que o pé fique mais exposto à irritação. O segundo motivo está na conformação: as meias de trilha são reforçadas nos pontos de maior atrito, para evitar impactos no pé.

 

Hidrate os pés - Para evitar a formação de calos durante a corrida, é recomendável manter a pele dos pés hidratada após cada banho. Para fazer isso naturalmente, você pode usar óleos vegetais comumente disponíveis no mercado.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp