29/04/2022 às 10h42min - Atualizada em 29/04/2022 às 10h07min

Coworking de Ribeirão Preto aponta porque é possível crescer uma startup em um espaço de Coworking

Quando as pessoas pensam em espaços de coworking, a imagem que vem à mente pode incluir freelancers trabalhando entre si em um layout de espaço aberto, mas, o fato é que equipes de startups e até mesmo grandes empresas também estão prosperando em ambientes de trabalho compartilhados.
Segundo Adriano Luz do Coworking Webtrends de Ribeirão Preto, o espaço de escritório comercial como o conhecemos está se transformando em um novo design de espaço de trabalho mais colaborativo e agora muitos negócios em crescimento e até corporações empresariais estão alimentando a demanda da tendência de coworking. Vamos mergulhar em um pouco do valor que startups inovadoras obtêm ao trabalhar em espaços de trabalho compartilhados.]

Escritórios compartilhados incentivam uma conexão mais humana, o que também aumenta a produtividade
Um dos fatores mais atraentes do coworking para contratados independentes sempre foi a motivação que vem de estar perto de outros profissionais com a mesma opinião e se alimentar de sua energia - é contagiante. Esses efeitos positivos também se traduzem em equipes maiores, oferecendo uma saída para a ambição, bem como pensamentos e inspiração diversificados por meio de uma rede integrada.
 
Networking que estimula o crescimento orgânico dos negócios
Mesmo que a sua startup fosse alugar um espaço de escritório tradicional, você precisaria hospedar ou viajar constantemente para eventos para obter as mesmas oportunidades de networking que você faria trabalhando em um espaço de escritório compartilhado. Qualquer escritório de coworking abriga dezenas de startups de todos os tipos de setores. Isso é especialmente útil para equipes em crescimento que buscam contratar novos talentos ou marcas business-to-business (B2B) que buscam criar reconhecimento ou obter novos clientes ou testadores beta.

De lançamentos de produtos a degustações de queijos e misturadores, pode ser uma coisa boa para os brilhantes e introvertidos tecnólogos sair e conhecer pessoas sem uma tonelada de pressão. Um dos melhores aspectos de trabalhar em um ambiente comunitário de empreendedores é a capacidade de orientar e transmitir o conhecimento que foi reunido de profissionais experientes aos fundadores de startups com menos experiência. E lembre-se sempre de que networking é uma habilidade aprendida de que você sempre precisará nos negócios e na vida pessoal para progredir e alcançar o sucesso.

 Alguns espaços oferecem rede presencial e digital. Os membros de um dos maiores e mais conhecidos espaços de coworking, o WeWork, têm um aplicativo interno onde os gerentes da comunidade incentivam os membros a interagir e postar solicitações de projetos, como “Estou procurando um contador para ajudar na minha empresa”.

Alguns lugares têm estúdios de ioga no prédio onde as pessoas se exercitam juntas no meio do dia. E, mesmo que sejam só negócios das 9 às 5, a maioria dos espaços de coworking tem happy hours divertidos, onde você pode relaxar e fazer novos amigos.
 
Procure a peça com um espaço refinado que impressiona clientes, candidatos a empregos e investidores
Quando você está nos primeiros anos de atividades de grande crescimento - seja fechando novos negócios ou contratando uma equipe - ter um espaço de reunião profissional é fundamental. A maioria dos espaços de coworking arrecadou milhões dos próprios investidores, então eles entendem como é importante projetar edifícios com espaços de reunião de alta qualidade e gerentes comunitários amigáveis, água com infusão de frutas e assim por diante para construir o ambiente certo.

Trazer convidados que desejam fazer negócios com você para um espaço que é limpo, elegante e totalmente equipado com toda a tecnologia certa para apresentações e conferências, pode construir confiança e segurança - duas coisas que podem fazer ou quebrar um negócio.
 
Coworking oferece flexibilidade acessível à medida que sua equipe cresce
Quando você começa no caminho do empreendedorismo, pode ter um cofundador e alguns funcionários, mas provavelmente não tem um orçamento enorme para assinar um contrato de arrendamento de longo prazo e contratar uma equipe enorme. Antes que sua empresa comece a mostrar tração nas vendas, usuários ou interesse do investidor, você precisará manter baixa a taxa de queima de caixa. A melhor maneira de fazer isso é controlando seus custos.
 
Aproveite as vantagens do baixo comprometimento e da alta conveniência
A maioria dos espaços de coworking oferece associações mensais e escritórios privados com amenidades como wi-fi de alta velocidade, café grátis, videoconferência, salas de reuniões, serviços de negócios em parceria e infraestrutura de escritório de alta tecnologia, tudo isso mantendo os custos gerais de inicialização ao mínimo.

Atender ao estado atual da sua empresa é importante, mas se você visualizar muitas mudanças ou crescimento no futuro próximo, pode ser uma boa ideia alugar um espaço de escritório mensalmente, que pode ser cancelado ou atualizado facilmente. Arrendamentos de longo prazo simplesmente não funcionam. Aumente ou diminua de acordo com as mudanças nas necessidades de seu negócio.

Conforme mencionado anteriormente aqui e em meu artigo recente para a Entrepreneur , empresas ainda maiores estão entrando no jogo do coworking para ajudá-las a verificar todas as caixas: Atrair os melhores talentos, manter o controle sobre a concorrência e encontrar alvos de aquisição.
Se você é uma startup em ascensão procurando atrair engenheiros de software ou designers, alugar um espaço de escritório em um espaço de coworking moderno é uma ótima maneira de se misturar e atrair funcionários superinteligentes e talentosos que podem estar procurando por mais desafios do que um emprego corporativo confortável pode oferecer.

De acordo com um relatório do Real Deal, a WeWork tem atraído startups de alto crescimento, dando descontos de até 50% nos primeiros três anos de seu aluguel. Outros descontos incluem atualizações gratuitas para espaços maiores e até 25% de desconto nos primeiros seis meses. Esses tipos de incentivos tornam o aluguel de espaços de coworking muito atraente para empresas em crescimento apoiadas por capital de risco.
 
Lembre-se de que o coworking não significa que você não pode personalizar
Se sua startup está em um estágio de crescimento rápido, ou seja, você levantou várias rodadas de financiamento e está procurando expandir, então você pode querer ou precisar construir um escritório personalizado. Certos espaços de coworking, como o Coworking Webtrends, atendem a startups em crescimento que precisam de andares ou edifícios completos. Eles farão parceria com você, como um incorporador imobiliário, para projetar, construir e gerenciar um layout personalizado e, assim que você se mudar, terá todos os benefícios e comodidades de uma comunidade compartilhada.
 
Mas o coworking faz sentido para os planos da sua empresa?
Sua empresa mudará inevitavelmente - e esperamos crescer - com o tempo, portanto, seu espaço de escritório também precisará ser flexível para caber. Você vai contratar engenheiros e desenvolvedores em um futuro próximo? A sua empresa precisará de tecnologia melhor e mais espaço para reuniões? Todas essas são coisas que vale a pena considerar e perguntar ao adquirir um espaço de coworking e verificar se elas podem acomodar suas necessidades atuais e planos futuros.
Certifique-se também de olhar para os seguintes aspectos de cada espaço de coworking que você está considerando antes de decidir:
 
Escolha um local e estilo
Dê uma volta por alguns espaços com avaliações e aplicativos gratuitos.
Veja o que os membros atuais estão dizendo.
Mais importante ainda, você deve ter certeza de que os preços e planos cabem no orçamento da sua startup.
Uma boa estrutura, como um Coworking que possua sala de treinamento para locação é também fundamental para o sucesso de sua startup.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp