26/04/2022 às 10h40min - Atualizada em 26/04/2022 às 10h34min

As consultas online são o futuro da medicina moderna?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A humanidade caminha ao longo da história sempre produzindo avanços tecnológicos que a ajudem a resolver problemas, facilitar atividades, otimizar terrenos, ganhar tempo e por aí vai. Toda área do conhecimento humano encontra benefícios no desenvolvimento de novas tecnologias, e com a medicina não é diferente.

Há séculos atrás não se tinha o conhecimento sobre assepsia, e muitas pessoas morriam devido à infecções evitáveis. Com o passar do tempo descobriu-se a existência de micro-organismos que podem causar doenças graves quando invadem nosso corpo.

Além disso, a ciência proporcionou a invenção de
anestésicos, analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios, corticoides e muitos outros tipos de remédios. Esses medicamentos permitem que muitas vidas sejam salvas com uma facilidade impensável há séculos atrás.

A medicina moderna também encontra muitas vantagens no uso da internet. Quase tudo que fazemos hoje em dia depende, de certa forma, do mundo online. Pedimos comida em aplicativos, encontramos taxis pelo celular, pesquisamos horários de eventos instantaneamente, agendamos passagens, reservamos horários e muitas outras coisas.

A possibilidade de se comunicar com qualquer um à qualquer momento facilita que muitos problemas simples sejam resolvidos rapidamente.

Vantagens da consulta online

Uma consulta presencial pode ser, de fato, necessária em alguns casos, mas existem muitos problemas de saúde que podem ser resolvidos em apenas uma consulta online. Este processo pode servir também como uma triagem para saber com qual médico especialista você deve se consultar para resolver seu problema.

Então, a possibilidade de conversar com um médico sem sair da sua casa é muito prática e simples. Uma consulta que antes exigiria que você se deslocasse com antecedência para chegar em uma clínica, ficasse na sala de espera, realizasse o atendimento e só depois voltasse para sua casa, hoje pode ser feita diretamente do seu quarto através de um computador.

Muitas visitas ao médico já são, basicamente, uma sabatina de perguntas que ele faz sobre você, sua saúde, os sintomas de seu problema, seus hábitos e seu histórico familiar, o que pode ser feito através de uma vídeo-chamada sem prejuízo algum ao atendimento. Então, depois de ouvir seu relato, o médico solicita alguns exames para investigar melhor seu problemas, esta solicitação também pode ser feita por internet e você receberá o pedido médico, basta encaminhá-lo para o laboratório ou hospital e pronto.

Até receitas de remédios podem ser feitas de forma virtual. O paciente recebe o documento em seu e-mail e o leva à farmácia para retirar os medicamentos solicitados. Qualquer pedido médico ou atestado pode ser enviado pelo profissional de forma digital, então o paciente consegue salvar o arquivo e encaminhá-lo para quem for necessário.

Inclusive, alguns pacientes com doenças crônicas precisam de um acompanhamento constante de profissionais da medicina para garantir que o tratamento esteja sendo feito de forma adequada. Nestes casos a consulta online se torna ainda mais útil, pois existe uma frequência muito grande de contato com o médico, que se depender de agendamentos presenciais pode conflitar com a rotina do paciente, fazendo com que ele deixe de ir às consultas.

Veja tudo que você precisa saber sobre consultas online.

Como conseguir uma consulta online?

Cada vez mais médicos e planos de saúde oferecem serviços de atendimento digital, pois sabem que este tipo de serviço encontra mais e mais interessados. A consulta online costuma ser mais barata, pois o médico consegue encaixar mais pacientes ao longo do dia.

Então, se você quer experimentar este tipo de serviço pela primeira vez você pode perguntar diretamente para seu médico se ele atende por vídeo-chamada ou pesquisar se seu plano oferece a telemedicina. Mas a melhor opção é optar por um serviço que seja dedicado ao atendimento digital, pois estas empresas dão prioridade para a telemedicina, fazendo com que a consulta seja mais bem preparada e atenciosa.

Especialistas como o psicólogo já estão muito habituados a realizarem as sessões semanais de terapia através de vídeo-chamadas. Muitos pacientes moram longe de seus terapeutas, ou viajam à trabalho com frequência e não querem deixar de realizar as sessões por conta disso. Como este atendimento gira em torno do diálogo entre médico e paciente, fazê-lo via consulta online não altera a dinâmica da terapia.

Dermatologistas também tem encontrado boas alternativas através do uso da internet. O paciente envia fotos e descreve algum problema de pele e o médico já consegue solicitar exames ou até mesmo prescrever um tratamento. A consulta online é, sobretudo, uma ótima opção para o primeiro contato com o médico, pois existe a possibilidade dele já resolver seu problema sem precisar de nenhum exame ou consulta presencial, ou que ele te encaminhe para outro especialista.

Então, apenas se for necessário mesmo, é que o médico irá solicitar a presença do paciente em seu consultório para uma consulta presencial, evitando que você perca tempo e dinheiro neste processo.

O que mais pode ser feito por internet?

Além de consultas por vídeo-chamada existem muitos outros serviços de saúde realizados via internet. Chats de mensagem são ideais para tirar dúvidas simples e rápidas como dosagem de remédios, efeitos colaterais, sintomas que está sentindo etc.

Pacientes com diabetes, por exemplo, medem os níveis de glicose todos os dias, e alguns serviços permitem que os pacientes registrem estas medições, de forma que os médicos acompanhem a evolução de tais taxas. Mesmo pessoas sem nenhuma doença crônica encontram vantagem em arquivar todos seus exames em uma plataforma, pois poderão procurar resultados antigos para apresentar à qualquer médico que tenha interesse.

Guardar seu histórico de exames pode ajudar no diagnóstico de problemas, acompanhamento de doenças crônicas e até em pesquisas científicas. A digitalização disso facilita o armazenamento desses arquivos que, antes, dependiam do espaço físico para serem guardados.

Até cirurgias encontram benefícios na medicina online. Muitos procedimentos exigem do paciente uma dieta específica, consumo regrado de remédios, exercícios de fisioterapia e repouso. Tudo isso pode ser acompanhado de perto por um médico via internet, de forma que qualquer incômodo acaba sendo notificado ao especialista rapidamente, diminuindo as chances de complicações à saúde do indivíduo.

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp