19/04/2022 às 17h14min - Atualizada em 19/04/2022 às 17h13min

O que é um site responsivo?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Se você possui um site com certeza já deve ter escutado alguém te perguntando: “como funciona seu site? Ele é responsivo?”, se ainda não ouviu essa pergunta, ao menos em algum momento você viu algo sobre a responsividade do site, correto?

 

Afinal, esse é um fator básico dentro de qualquer página da web, seja uma página mais simples ou até mesmo mais complexa, personalizada e mostrando todo o processo de confecção de uniformes de uma empresa, a responsividade é um fator básico e crucial para que o site faça sucesso. 

 

Mas afinal, o que significa esse termo? Por que ele é tão importante? Quais são seus benefícios? No texto de hoje iremos abordar tudo sobre os sites responsivos. Preparado? Então, vamos lá!

O que é um site responsivo?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que realmente significa um site responsivo. Sabe aquele site que você consegue acessar de qualquer plataforma que você deseja? Seja de um tablet, smartphone, computador e até mesmo no videogame ou na televisão, e ele se adapta perfeitamente a cada uma delas de maneira diferente? Isso é um site responsivo. 

 

Ou seja, é aquela página que, independente de onde você está acessando, você consegue ter total acesso de todas as informações de maneira totalmente organizada, adaptados a cada um dos aparelhos sem ocorrer qualquer tipo de distorção e tendo uma ótima resolução. 

 

Quando o site não é responsivo, você acaba percebendo na hora, devido a necessidade de ficar dando zoom na tela para ler as palavras que estão escritas,ou a dificuldade para clicar em um link que o redireciona para comprar o toldo articulado, mas que tem os elementos tão confusos e desconexos que fica difícil acertar o botão. 

 

Mas qual a importância de ter um site responsivo?

Ter um site responsivo é fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje, afinal, as pessoas estão cada vez mais acessando conteúdos através de multitelas e variando seus acessos, principalmente na utilização de smartphones. 

 

Para se ter uma noção, na Black Friday de 2021, 67% das compras foram realizadas através de dispositivos móveis, ou seja, acessar sites e efetuar compras pelo celular vem se tornando uma tendência cada vez mais forte para os consumidores, que preferem uma metodologia mais prática e confortável. 

 

Então, pedir para o seu design caprichar em um design responsivo significa se preocupar com a experiência de compra do seu usuário, fazendo com que ele possa ter uma jornada muito mais tranquila ao acessar seu site, abaixo listamos algumas vantagens que um site responsivo traz para o seu negócio, bora conferir?

Melhora a experiência do usuário

Como já citamos acima, o site responsivo agrega e muito na experiência do usuário, ele permite que a pessoa possa acessar o site onde e quando quiser, e permite que toda a sua jornada seja muito mais gratificante, evitando qualquer tipo de problema com elementos que não funcionam, letras pequenas demais ou cliques que não respondem, gerando satisfação.

Deixa seu site no topo das buscas

Quem não quer estar no topo na primeira página do Google? Bom, com um site responsivo, a chance de sua empresa de manutenção de elevadores aparecer na primeira página é muito maior. O sistema da plataforma dá prioridade para os sites que se adaptam a diferentes versões, e é claro que puxa elas para o topo, então, a responsividade pode gerar mais visualizações para a sua página. 

Aumenta a taxa de aprovação e de conversão

Quem não tem um site responsivo, vê sua taxa de rejeição aumentar cada vez mais, enquanto quem tem, é considerado extremamente aprovado pelos usuários. Além disso, a chance de conversão também aumenta consideravelmente, as chances das pessoas comprarem seu produto chega a ser 60% maior se o seu site for responsivo. 

Ganha reconhecimento e autoridade para seu site

Por fim, trazer um site responsivo faz com que você ganhe muito mais reconhecimento e autoridade para o seu negócio, o público reconhece e tem mais confiança em quem se preocupa com a experiência geral dentro do site, o que faz com que você tenha um grande diferencial competitivo e se destaque no mercado. 

 

Você já tem um site responsivo? Se a resposta for não, o que está esperando para criar o seu? Comente abaixo nos comentários o que achou do texto de hoje e não se esqueça de compartilhar com seus amigos!


 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp