01/04/2022 às 15h19min - Atualizada em 01/04/2022 às 15h18min

Planta de casa simples: Saiba como fazer

Para muitas pessoas existe uma dúvida relacionada a confecção da planta da casa, desta maneira as pessoas se perguntam se pode ou não pode confeccionarem as suas próprias plantas, sim o proprietário que quer construir pode confeccionar a planta do este direito está relacionado ao direito de moradia do ser humano desde que siga todas as orientações relacionadas a construção que são previstas na legislação brasileira. 

Existe também uma preocupação relacionada à possibilidade de desabamento, e a precariedade das moradias, neste sentido o proprietário deve verificar se o terreno para a construção é adequado e se não está interditado pela defesa civil, em algumas localidades do país já existe a possibilidade de comprar uma casa de tijolo pré moldada com uma planta oferecida por engenheiro responsável pela edificação, esta talvez seja uma solução para construções irregulares que ainda existe em nosso país. 

Na internet também é encontrado sites com simuladores onde é possível desenhar plantas de casa, muitos destes sites são internacionais, para iniciar uma simulação é necessário que o proprietário saiba quantos m² serão construídos, depois de determinada a área a ser construída além dos simuladores é possível digitar no GOOGLE e fazer uma busca por imagens de plantas no tamanho escolhido ou por quantidade de cômodos. 

Saiba como encontrar a planta da sua casa neste artigo!

 

Qual profissional faz planta de casa?

A planta da casa pode ser feita pelo engenheiro ou arquiteto, o arquiteto é responsável pela fachada e distribuição dos cômodos da casa, por isso ele é o profissional mais indicado para desenhar a planta da casa, além disso no seu projeto podem ser incluído itens como projeto paisagístico, área de lazer, e praticidade dos cômodos. 

Já o engenheiro também é um desenhista, mas podemos colocar o projeto do engenheiro como desenhista técnico, ele também é responsável pelo desenho da tubulação e sistema elétrico da casa, além disso é pode ser responsável pela obra é comum em projetos de casas planejadas o engenheiro ficar responsável pela construção da edificação. 

Para iniciar uma construção é necessária a contratação de um engenheiro que é responsável pela segurança tanto da edificação quanto do trabalho dos pedreiros, ou seja, utilização de itens de segurança necessários para o trabalho. 

 

Como fazer planta de casa grátis?

Para iniciar a construção de uma casa é necessário primeiro delimitar o quadrado onde ela será construída dentro do terreno, fazer uma pesquisa ou perguntar a um engenheiro quanto será necessário né recuo para construção da casa, é preciso também calcular as colunas de sustentação e o espaço da calçada. 

Existem sites que fazem plantas de casa incluindo o formato 3D, também é possível encontrar aplicativos que fazem a planta da casa, mas depois de delimitados os cômodos da casa e o tamanho do quadrado a ser construído faça uma busca no GOOGLE digitando por exemplo plantas de casa com 36m² ou então plantas de casa com dois quartos, escolha a aba imagem do buscador para ver uma infinidade de imagens de plantas, imprima aquela que gostar mais, e pronto!

Mas se preferir também é possível você mesmo desenhar a planta da casa na internet existem muitos sites onde é possível fazer este trabalho, alguns dos sites recomendados pelos internautas são Homestyle, Foor Planner e Plany Ourroona. 

 

Como fazer planta de casa 3D?

Os sites para desenho 3D são mais complexos, mas o resultado é muito bom, dá pra ter a sensação de estar dentro do cômodo, alguns oferecem opção de colocar móveis para verificação das dimensões ideais de armários e outros itens. 

Para o desenho 3D é possível fazer um cômodo, geralmente profissionalmente as plantas 3D que encontramos em projetos prontos de apartamentos ou mesmo de casa pré moldada são destinadas a fachadas e projetos paisagísticos. 

Se ficou difícil utilizar o simulador 3D no seu computador utilize o buscador do mesmo modo da planta baixa, onde é possível ver a distribuição dos cômodos, busque no computador por plantas 3D de casa com X cômodos. 

 

Programas para desenhar plantas de casa grátis

Os programas para desenhar plantas de casas grátis são recomendados para profissionais de construção, eles podem ocupar muito espaço de memória, porém se você gosta de desenho e sempre sonhou em desenhar a casa que vai morar pode tentar baixar um programa e fazer você mesmo o desenho da planta da sua casa. Na internet existem algumas sugestões de programas para desenhar casa grátis, veja quais são: 

Sweet Home 3D: Exige rápido cadastro para iniciar, é preciso ter a versão 6 do Java Web.

PC Com Planner: Aplicativo gratuito que permite criação de ambientes complexos 3D.

Planoplan: Planoplan é um aplicativo em inglês que permite criação de plantas para edificações.

Get Ninja: Baixando o Get Ninja Aplicativo é possível contratar em minutos um engenheiro para desenhar e ficar responsável pela obra.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp