10/03/2022 às 14h05min - Atualizada em 10/03/2022 às 14h04min

Ganhe mais clientes: Inclua a pesquisa com palavras-chave como parte de seu plano SEO

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

"Por que meu negócio deve aparecer na página principal dos motores de busca"? Se você já fez esta pergunta a si mesmo, não descobriu a dolorosa verdade: seu negócio é importante desde que esteja na primeira página.

Por exemplo, a página 1 do Google captura mais de 90% de todo o tráfego da Internet. Isto sugere que menos de 10% das pessoas estão realmente procurando mais longe, e o número cai drasticamente para as páginas seguintes. Portanto, se seu negócio não estiver na primeira página, pode muito bem não existir. 

Há também uma piada que circula no marketing: "O melhor lugar para esconder um cadáver é a página 2 do Google!"

Para que sua empresa se torne mais visível nos resultados da busca, você deve otimizá-la com as estratégias de SEO corretas. Uma delas é encontrar as melhores palavras-chave relacionadas à sua marca e usá-las em seu conteúdo para que seu negócio apareça no topo dos resultados de busca para um número crescente de pessoas. Se você fizer isso, não há dúvida de que você ganhará muitos novos clientes.

 

O que são palavras-chave e por que elas são importantes?

    Palavras-chave são palavras e frases que as pessoas digitam nos motores de busca, como o Google, para encontrar o que estão procurando. Por exemplo, se você estiver procurando por uma camiseta, você pode procurar por "camisetas pretas para homens" ou "H&M camisetas pretas para homens". Quanto mais pessoas usarem uma palavra-chave específica, mais alta aparecerá nos resultados da busca.

Segundo Backlinko, um dos mais populares blogs de marketing, a primeira posição orgânica no Google gera mais de 30% do volume total de pesquisa para uma palavra-chave específica. O termo "posição orgânica" refere-se a uma posição adquirida somente através de otimização, sem o uso de anúncios. 

Isto significa que, se seu negócio aparecer como um resultado superior, mais de 30% daqueles que procuram por coisas relacionadas à sua marca acabarão em sua página. Quanto mais visitantes você tiver, maiores serão as chances de vender. Existem muitas ferramentas de marketing online gratuitas, como o rankingCoach FREE para ajudá-lo a identificar quais palavras-chave relacionadas à sua marca e concorrentes são altamente classificadas. Ao incluí-las em seu conteúdo, seu negócio será visto por cada vez mais pessoas. 

 

O valor da pesquisa por palavra-chave

Para que os mecanismos de busca possam começar a classificar um site, o site deve estar visível para eles. A única maneira de ser visível é adicionando palavras-chave com alta classificação ao seu conteúdo. Desta forma, os mecanismos de busca poderão incluir seu negócio na longa lista de sites relacionados a essas palavras-chave específicas, e se sua estratégia de SEO for suficientemente boa, você aparecerá nos melhores resultados e muitos clientes virão. 

Você não está autorizado a ignorar a importância da pesquisa por palavras-chave. Este processo é vital em muitos aspectos, como por exemplo:

  • Você melhora sua estratégia de SEO

  • Você descobre o que as pessoas procuram, sem que você tenha que assumir sozinho

  • Você recebe mais tráfego 

  • Você aparece mais alto nos resultados dos motores de busca

  • Você vê quais palavras-chave seus concorrentes usam

  • Você vê quais palavras-chave são mais fáceis de classificar 

 

Palavras-chave específicas ou palavras-chave gerais?

O volume de pesquisa e a competitividade são os fatores mais importantes quando se trata de pesquisa por palavra-chave. Volume de pesquisa refere-se ao número de pessoas que procuram uma palavra-chave, enquanto que competitividade significa quantas pessoas que fazem SEO estão no ranking para estas palavras-chave.  


É importante saber quais palavras-chave devem ser priorizadas ao otimizar seu website. Você pode se sentir tentado a priorizar as mais gerais, mas isto pode ser um grande erro. Especialmente quando seu negócio é pequeno ou médio, é muito mais fácil obter classificações de topo em uma palavra-chave com menos pessoas procurando por ela do que por uma palavra-chave com muitos sites de alta qualidade perseguindo-a. 

 

Palavras-chave de cauda longa

Considere acrescentar ao seu conteúdo palavras-chave de cauda longa em vez de apenas palavras-chave gerais, apesar de serem menos populares. As palavras-chave de cauda longa têm detalhes adicionais para torná-las mais específicas e atrair o público certo. 

Por exemplo, se você administra um restaurante de pizza e massas em Recife, em vez de simplesmente adicionar "restaurante Recife" ao seu conteúdo, que é muito geral, tente adicionar "restaurante de pizza e massas Recife". Desta forma, as pessoas que podem estar desejando hambúrgueres não ficarão desapontadas. Quanto ao seu negócio, uma longa palavra-chave com os detalhes garante que o público alvo será capaz de encontrar seu negócio.

 

5 Dicas para escolher as melhores palavras-chave

Há muitas dicas quando se busca as melhores palavras-chave. Aqui estão algumas:

  1. Faça uma lista – Afinal, você é quem mais conhece seus produtos. Faça uma lista de cada palavra-chave relacionada ao seu conteúdo que você possa pensar. Então você pode usar o aplicativo rankingCoach FREE para ver quais são os que têm maior potencial para apoiar sua estratégia SEO.

 
  1. Usar detalhes e modificadores – Como explicado acima, é melhor usar ""restaurante de pizza e massas Recife"" do que apenas "restaurante Recife". Ele pode ser menos popular, mas garante que você atraia o público certo.

 
  1. Obtenha ajuda do Google – Basta digitar uma frase e ver os resultados, juntamente com as sugestões. Algumas delas podem ser exatamente o que você precisa. 

 
  1. Comparação de palavras-chave – Você poderá ver qual deles você deve usar em seu plano de otimização. Há muitas ferramentas para ajudá-lo a comparar e analisar palavras-chave, portanto, não se preocupe com isso.

 
  1. Veja o que seus concorrentes usam – Não é errado obter inspiração de outros. Você pode melhorar seriamente seus negócios se souber o que sua concorrência está fazendo. 


Use as ferramentas certas

Encontrar as palavras-chave certas para seu site está entre as primeiras coisas a fazer quando você inicia o Marketing Digital. O que você também precisa é de uma ferramenta de monitoramento de palavras-chave para lhe fornecer dados em tempo real. Tenha em mente que as classificações mudam o tempo todo, e é por isso que ter ferramentas especializadas é tão importante para o aprimoramento de seu site.

rankingCoach FREE é uma das melhores ferramentas de marketing gratuito para ajudá-lo com sua pesquisa de palavras-chave. Ele foi projetado para pequenas e médias empresas, portanto, se você se encontrar nesta posição, tenha certeza de que ele o ajudará passo a passo através deste processo. 

A pesquisa por palavra-chave não é algo que se deve ignorar. Inclua-a em seu plano SEO e você certamente verá resultados.


 
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