14/02/2022 às 09h53min - Atualizada em 14/02/2022 às 09h52min

Como tornar o escritório Coworking mais sustentável?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O Escritório Coworking que antes era algo impensável no universo de trabalho, hoje já é uma realidade para algumas empresas que visam redução de custos e querem promover mais facilidade e até diversidade no modelo de trabalho, beneficiando a jornada dos colaboradores.

 

Afinal, um espaço que proporciona o compartilhamento é interessante para ambas as partes (empresas e funcionários) e permite pensar em novos conceitos, trazendo insights, oportunidade de networking e desenvolvimento, bem como otimiza o orçamento despendido com infraestrutura, possibilitando o investimento em espaços como Coworking sustentável.

O que é coworking sustentável e qual a sua relevância para o ambiente de trabalho

O conceito de economia colaborativa tem sido muito discutido, visando trazer mais qualidade de vida aos adeptos. No coworking, esta é uma das metas para um bom convívio e harmonia no trabalho, bem como trazer opções mais viáveis (econômica e ambientalmente).

 

Aliar ideias sustentáveis no coworking é uma maneira de proporcionar conforto aos colaboradores e fomentar um lifestyle mais consciente na vida das pessoas.

 

Para isso, um coworking projetado com um olhar e visando a conscientização ecológica, por exemplo, é algo positivo para o dono do imóvel que terá um espaço mais valorizado e que pode se tornar referência quando o assunto é o cuidado com meio ambiente, reduzindo a pegada ambiental e proporcionando aos funcionários da Empresa de suporte de ti que optou, por exemplo, por esses espaços mais valor às causas e oportunidades de posicionamento.

Criação de um coworking sustentável

O processo de construção de um coworking sustentável é algo que pode acontecer com segurança, desde que se tenha um bom planejamento, considerando o espaço do terreno.

 

Independentemente de uma verba limitada ou mais abundante, é possível construir o espaço e, aos poucos, inserir novos acessórios, incorporar hábitos e práticas que beneficiam a todos.

 

Os coworkings têm crescido nos últimos anos no Brasil e este fato tem despertado novas ideias e oportunidades. Inclusive, essa pode ser uma ótima chance para implementar práticas sustentáveis e rotinas mais dinâmicas.

 

No entanto, assim como em qualquer outro projeto - seja para espaço, negócio ou reforma - as ideias de sustentabilidade devem ser muito pensadas e aplicadas com sabedoria, evitando gastos inadequados ou que tragam prejuízos.

 

Um exemplo disso é a tentativa de poupar de forma inadequada. Recorrer ao uso de toalhas de papel superfinas para os banheiros do espaço, porque podem ser baratas, pode trazer mais gastos e ser mais prejudicial ao meio ambiente, tendo em vista que mais folhas serão necessárias para secar as mãos e os objetos.

O espaço sustentável

Há pessoas que pensam em um coworking sustentável como um espaço focado em economia de energia, reuso de água e reciclagem de materiais e implementação de um Projeto para homologação de energia fotovoltaica. Estas são apenas algumas das facilidades que compõem o espaço de trabalho, visando promover a sustentabilidade. 

 

Contudo, a preservação e os cuidados com o ambiente, bem como a melhora da rotina no coworking podem ir muito além desses aspectos.

 

O conceito sustentável tem relação direta com o coworking, já que se trata de um espaço para compartilhamento de serviços e isso é uma atitude que gera redução no uso de recursos (que passa a ser feita de forma adequada) e custos que muitas vezes são desperdiçados em modelos convencionais.

 

Os gestores e líderes de empresas que procuram esses espaços são, de forma geral, pessoas mais engajadas com as novidades dos setores e comprometidas com a sustentabilidade e equilíbrio. 

 

As constantes transformações nas formas de consumo mostram o quanto as pessoas estão buscando uma economia mais sustentável e colaborativa e os coworkings são espaços que fazem parte desta mudança de comportamento e consumo, demonstrando que há maneiras de tornar o local em um negócio muito lucrativo e ligado à sustentabilidade.

Dicas para tornar o coworking mais sustentável

De modo a otimizar os espaços e tornar o coworking mais dinâmico e sustentável, é possível investir em algumas medidas práticas.

 

Para isso, existem algumas formas de transformar o coworking em um espaço mais sustentável. As principais dicas são:

  1. Instale um bicicletário

Ter um espaço destinado às bicicletas pode ser um grande incentivo para os funcionários começarem a ir para o trabalho pedalando e no coworking isso também se aplica, sendo - inclusive - mais valorizado. 

 

O uso de transportes alternativos acontece justamente quando as pessoas sentem que há uma estrutura que as ampare adequadamente, e há incentivos nesse sentido, visto que é mais sustentável e saudável.

 

Um bicicletário pode ser facilmente incorporado e faz muita diferença na vida dos colaboradores, e até de clientes que visitam o espaço e podem utilizar o espaço para deixar a bicicleta.

 

Há várias possibilidades de armazenamento para as bicicletas, podendo ser colocadas até em um suporte vertical construído com Cabo de aço inoxidável, objeto que aumenta as chances de guardar o veículo até em áreas com limitação de espaço.

 

O transporte de bicicleta ajuda o meio ambiente e pode ser o início de um hábito que ajuda na saúde, possibilitando acesso e mais tranquilidade à rotina.

  1. Incorpore o uso de canecas e copos para a equipe

Muitas pessoas acham os copos de plásticos mais práticos, mas é possível que não saibam do impacto que causam no meio ambiente (inclusive no orçamento, tendo em vista o alto uso).

 

Com vários funcionários e indivíduos que atuam no coworking, o número de copos utilizados no dia, na semana e no mês é grande, gerando muitos resíduos.

 

Investir na compra de copos e canecas que possam ser reutilizados para todos os colaboradores ou incentivar que eles tragam o seu objeto de casa, por exemplo, é uma excelente solução para reduzir o consumo de copos descartáveis, uma atitude sustentável e benéfica para todos.

  1. Poupe recursos

Reduzir ao máximo o consumo de papéis e itens descartáveis, por exemplo, pode ajudar a diminuir os índices de resíduos gerados. 

 

Uma possibilidade interessante é distribuir garrafas d’água, copos e canecas que podem ser personalizadas adicionando em Kits personalizados para empresas, assim, aumentar as oportunidades de divulgação da marca.

 

Reduzir o consumo de papel é sempre um desafio, mas uma alternativa que pode ajudar é optar pelo uso de papel reciclado para rascunho e outras demandas.

  1. Tenha um espaço verde na área externa

Um jardim de inverno e uma plantinha no escritório são opções para ter um pouco de verde no ambiente. Porém, dedicar um espaço para plantar na parte externa do escritório é possibilidade de melhorar a qualidade do ar, trazer um ar mais fresco e confortável e dispor de ações mais dinâmicas, como o plantio de árvores e outras mudas.

 

Um espaço verde no coworking torna o espaço mais aconchegante e frequentado pelos colaboradores, além de ser uma ótima opção para a equipe fazer sua pausa no expediente.

 

A manutenção da área externa, como uma pintura, pode ser feita sempre que necessário, com o auxílio de um compressor de alta pressão, equipamento que permite fazer a pintura com qualidade e rapidez.

 
  1. Implemente a coleta seletiva

A separação de resíduos é algo muito importante para facilitar o trabalho das cooperativas de reciclagem e, consequentemente, o meio ambiente. Mas como ter isso no coworking?

 

A instalação de lixeiras com as cores para cada resíduo pode ajudar:

 
  • Azul para o papel;

  • Amarelo para o alumínio;

  • Verde para o vidro;

  • Vermelho para o plástico;

  • Marrom para resíduos orgânicos.

 

Existem outras cores de lixeiras que podem ser destinadas para outros tipos de resíduos. A colocação de várias lixeiras coloridas fica a critério dos gestores e líderes do local, mas as consideradas básicas são as citadas acima e são fundamentais para reduzir a poluição e resíduos.

  1. Escolha equipamentos econômicos

No momento de equipar o coworking é importante avaliar as etiquetas de eficiência dos aparelhos, pois esta informação pode ser útil para ter maquinários que estejam alinhados com o conceito de sustentabilidade.

 

Escolher equipamentos que ajudam a reduzir o consumo é uma maneira de economizar energia elétrica, ter resultados na conta de energia e se manter fiel à ideia de tornar o espaço mais sustentável.

  1. Use equipamentos específicos para manutenções

O uso de aparelhos que reduzem o consumo é algo que pode se tornar um hábito para ajudar o meio ambiente, mas há momentos em que para cuidar das instalações são necessários equipamentos.

 

O atuador tem a função de ajudar no funcionamento dos cilindros para a conversão de ar comprimido. É muito comum o uso desta peça em compressores e máquinas no ambiente industrial, melhorando o clima dos espaços.

 

Equipamentos que possam ter tendências à ferrugem, por exemplo, precisam de cuidados específicos. Nesse sentido, utilizar um atomizador rotativo é uma boa solução para controlar este problema com segurança e eficiência e manter os ambientes bem equipados.

  1. Incentive caronas entre os coworkers

Os gestores do coworking podem iniciar um processo de conversas sobre caronas ou desenvolver aplicativos para reduzir a emissão de carbono e facilitar o percurso até o trabalho. 

 

Por mais que a equipe seja unida no trabalho, oferecer uma carona é algo que pode exigir tempo para conversas e favorece o network em um ambiente mais descontraído, reduzindo o número de carros nas ruas.

 

Uma maneira de tornar esta ideia uma realidade é colocando um quadro no qual as pessoas podem escrever os dias em que trabalham no espaço, a rota que fazem e a disponibilidade/critérios para troca de caronas. Com isso, a prática da carona pode acontecer e se tornar um hábito bastante eficiente para ações sustentáveis.

 

Incorporar dicas práticas sobre como transformar o coworking em um ambiente mais sustentável pode ser uma excelente oportunidade para criar uma consciência ambiental na equipe de colaboradores, mostrando que pequenas mudanças e o início de novos hábitos pode ser benéfico ao longo do tempo para todos e, principalmente, para o meio ambiente. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp