31/01/2022 às 09h05min - Atualizada em 31/01/2022 às 09h04min

8 Sintomas de quem está prestes a ter um ataque cardíaco

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você conhece os sintomas de quem está prestes a ter um infarto? Se não, precisa conhecer. Afinal, apesar de nem todo mundo ter riscos de doenças cardíacas, a verdade é que essa é a maior causa de mortes no Brasil atualmente. Portanto, é mais provável morrer de um problema do coração do que de outro tipo de doença, acidente ou qualquer outra causa de morte.

Um dos problemas da prevenção de doenças cardíacas é que são muitos sintomas diferentes afetando a pessoa. Na prática, isso faz com que seja difícil identificar um infarto em muitos casos, mesmo com os sintomas inseridos em um sistema para clínica médica que ajude no diagnóstico. No entanto, com um pouco de atenção e calma por parte do paciente, fica mais fácil identificar o infarto.

Quer saber quais são os sintomas de quem está prestes a ter um ataque cardíaco? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

8 sintomas de quem está prestes a ter um infarto

1. Dor no peito

Sendo a mais facilmente associada ao infarto, a dor no peito pode aparecer quando ele já está em estado avançado, no momento em que os pulmões passam a funcionar com espasmos ou falha respiratória.

Por haver outros motivos pelos quais as dores no peito podem acontecer, fique atento a outros sintomas além deste para saber se há risco de infarto ou se elas são provenientes de outras causas.

2. Falta de ar

Geralmente vem junto da dor no peito, uma vez que os pulmões estão com mau funcionamento e o coração está com dificuldade de bombear o sangue corretamente. Esse sintoma quando vem sozinho não necessariamente pode significar infarto, mas deve ser levado em consideração quando vem junto de um ou mais sintomas.

3. Náusea, indigestão e dor abdominal

Poucas pessoas associam dores estomacais ou náuseas ao coração, e por isso falham em buscar ajuda correta quando esses sintomas aparecem e não cessam com procedimentos comuns. 

Caso esteja sofrendo de ânsia de vômito ininterrupta, dores abdominais, sensação de indigestão ou outro mal-estar na região, busque fazer uma consulta interdisciplinar entre o gastroenterologista e o cardiologista para descartar problemas no coração.

4. Desmaio

Tontura e desmaios podem ter causas comuns como pressão baixa, labirintite, anemia, mas também podem significar o início de um ataque cardíaco. Neste segundo caso, o desmaio se dá pela inabilidade do coração de bombear o oxigênio para o cérebro ou pela dificuldade respiratória. 

Se você é uma pessoa que não é propensa a desmaios, busque um profissional com urgência caso isso ocorra.

5. Fraqueza

Assim como os desmaios, a fraqueza pode significar diversas doenças amenas, ou algo simples como indisposição. Porém, quando ela perdura, é necessário investigar, uma vez que pode estar ligada à falência de órgãos causada pelo início de infarto.

Portanto, se você sentir uma fraqueza duradoura sem muita explicação, junto de outros sintomas da lista, tenha atenção, pois pode ser um sinal de que o problema está começando.

6. Tosse seca

Junto das dores no peito e falta de ar, a tosse seca pode ser um forte indicativo de início de infarto. Salvo os casos de alergia crônica, ao sentir tosse seca persistente, com dificuldade em falar ou respirar, vá ao hospital com urgência.

O infarto cardíaco afeta principalmente os pulmões, uma vez que o coração é responsável pelo bombeamento desses órgãos, além de transportar oxigênio e gás carbônico dentro do corpo.

7. Dor nas costas

Mais comum entre as mulheres, a dor nas costas é um sintoma que se passa despercebido no infarto, por não ser comum e ser pouco difundido. Os sintomas nas mulheres costumam ser mais silenciosos, uma vez que o coração tem uma fisiologia ligeiramente diferente da dos homens, mas são igualmente, senão mais perigosos.

Por não fazer tanto alarde, é fácil deixar o infarto chegar em um estágio avançado, por isso é importante ficar atento a dores nas costas acentuadas e fora do comum, além de apertos nas pernas, braços e peito.

8. Dificuldade para dormir

Se você não é uma pessoa que sofre de insônia, deve ficar atento caso comece a ter problemas para dormir. Agitação no sono, sudorese e ansiedade, acumulados aos outros sintomas acima, podem significar alta carga de estresse e início de ataque cardíaco.

Agora que você já conhece os sintomas de quem está prestes a ter um infarto, pode ficar mais esperto sobre o risco de sofrer um ataque cardíaco. É claro que, como foi possível ver, muitos dos sintomas são elementos relativamente comuns no dia a dia, como dor nas costas e dificuldade para dormir. Por isso, pode ser difícil achar que se está tendo um infarto, mas o melhor é jogar seguro e procurar um médico assim que a suspeita aparecer. Quanto mais rápido for o atendimento médico, melhores as chances de evitar que o infarto seja algo mais sério.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o tema!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp