26/01/2022 às 09h22min - Atualizada em 26/01/2022 às 09h21min

Descubra como construir um currículo irresistível para contratação

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Para se destacar no mercado profissional, a melhor maneira é investir em um currículo de qualidade e recheado de boas impressões. Claro que essa tarefa não é algo tão simples de ser feito e exige tempo e dedicação. Porém existem maneiras de conseguir sair na frente do que outros concorrentes que disputam pela mesma vaga que você. Para isso, é essencial entender qual é o formato certo de currículo que deve ser empregado.

Talvez você não soubesse, mas existem várias maneiras de se construir um currículo e elas devem ser aplicadas em momentos diferentes. Basta entender que a maioria dos profissionais constrói um documento padrão e apenas o atualiza com as últimas experiências profissionais e cursos de formação. Este mesmo arquivo é enviado para todas as vagas que a pessoa tenta se candidatar, sem que nenhuma mudança seja feita. Certamente, essa prática diminui as chances de conseguir um emprego.

Crie currículos diferentes para vagas diferentes

Se você está acostumado a ouvir “não” após enviar o currículo para as empresas, talvez seja sinal de que deva mudar a estratégia. O primeiro passo está em olhar para seu currículo e analisar algumas possibilidades. Uma coisa é certa: não tem como conquistar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas.

Por isso, é interessante que você personalize seu currículo de acordo com cada vaga que tentar conseguir. As empresas são diferentes e procuram qualidades diversificadas em seus funcionários. Antes de enviar suas informações para análise, faça um estudo prévio da empresa para qual está se candidatando. Olhe para seu currículo e veja se ele está de acordo com a filosofia do lugar.

Altere as informações que forem necessárias e não tenha medo de ousar

Pode ser que seja mais interessante inverter as ordens das informações ou acrescentar alguma frase de efeito para impactar o entrevistador. Dê ênfase nas experiências que forem mais relevantes e tente construir um currículo que seja agradável de ler. Existem templates gratuitos para utilizar em currículos e desenvolver um material mais criativo.

Se você busca uma vaga que tenha a ver com design, edição de imagem e propaganda, seu currículo pode até ser mais colorido que o normal. Dá para investir em elementos gráficos diferentes, como setas e coisas do gênero. Você pode tentar deixar o documento mais interativo, com botões clicáveis para portfólio e para uma conversa direta pelo WhatsApp. Pode criar um vídeo de apresentação que se abre ao clicar em alguma parte do material.

Isso tudo conta muitos pontos e ajuda a construir uma impressão mais profissional do candidato. Imagine que centenas ou até milhares de pessoas podem estar concorrendo à mesma vaga que você. Quanto mais rica for sua descrição, melhor para garantir um certo destaque. Claro que tudo isso deve ser feito de forma a agregar valor e não apenas para enfeitar demais algo que deve ser sério.

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp