14/01/2022 às 13h02min - Atualizada em 14/01/2022 às 13h00min

CATARATA: CONHEÇA AS CAUSAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTO.

De acordo com as pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
A Catarata é uma condição normal da idade na maioria dos casos devido um processo oxidativo do cristalino! Todo mundo que viver tempo suficiente terá! Embora existam sim outras causas de catarata como medicamentos, trauma, profissões, choque e etc…

Com o avançar da idade, as fibras do cristalino perdem a sua elasticidade e capacidade de acomodação provocando a princípio presbiopia, a popular vista cansada. É por isso que a maioria das pessoas com mais de 40 ou 45 anos precisa usar óculos para enxergar de perto.

E é como se a catarata fosse a fase seguinte desse processo – a lente natural - cristalino, além de perder a elasticidade, vai se tornando opaca. Aos poucos, vai embaçando a visão até que o indivíduo passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira afetando imensuravelmente sua qualidade de vida.

Segundo o médico Oftalmologista, Drº Alan Coelho, especialista em Catarata, não é possível evitar a genética e nem o envelhecimento, mas é possível tomar algumas medidas preventivas para prolongar ou postergar o tempo do seu surgimento e tratar o mais precocemente possível dando ao paciente uma melhor qualidade de vida e talvez até a independência dos óculos!

“Existem cuidados básicos que são importantes quando se fala de prevenção. No dia a dia, é importante sempre proteger os olhos dos raios solares. Utilizar óculos de sol com proteção UVA e UVB, principalmente entre 10h e 16h, horário em que os raios ficam mais intensos. A dispersão dos raios e da claridade nas nuvens devem ser tão importantemente considerados quanto na neve, onde os esquiadores costumam usar óculos com lentes polarizadas. O uso do acessório deve ser feito mesmo em dias menos ensolarados. “Explica.

Ainda de acordo com o especialista, deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco, diminuindo a produção de radicais livres que aceleram o envelhecimento.
Manter uma alimentação rica em vitaminas é um dos hábitos que trará diversos benefícios para a saúde dos seus olhos. Um cardápio com frutas, legumes e vegetais pode afastar doenças ou minimizar seus danos, como cegueira noturna, degeneração macular relacionada à idade, síndrome do olho seco e catarata.

Quando se fala em tratamento para catarata não há nenhum medicamento em forma de comprimido ou algum colírio. Em relação aos óculos, também já não são eficazes, pois de toda forma a opacidade que está dentro do olho - cristalino interferirá na acuidade visual. Desta forma, o único tratamento para catarata é a cirurgia.
Na maioria dos casos, a cirurgia é segura, nunca devemos tratar como simples uma microcirurgia com escalas micrométricas e muitas etapas interdependentes, rápida e feita com anestesia local.
E com sedação leve para muitos profissionais como o próprio especialista costuma operar. O conforto para o paciente é imprescindível ainda que ele não sinta dor na cirurgia (explica). Seu objetivo é substituir o cristalino que foi perdendo a transparência por uma lente artificial que executa as mesmas funções. Essas lentes intraoculares podem ser monofocais, esféricas ou ascéticas, tóricas e até trifocais devendo o cirurgião em parceria com o paciente escolher qual a melhor opção para cada caso ou paciente.


Release:

Dr. Alan Daividson Coelho Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2005.
Fez Oftalmologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo entre 2010-2013
Especializou-se em catarata pela USP de 2015 a 2018.
Militar da Força Aérea Brasileira como 1º tenente onde atua como oftalmologista cirurgião de catarata desde 2018.
E trabalha como oftalmologista especialista em catarata em sua clínica, OftalmoLÓGICA (situada à Rua Pirapitingui 80, sala 1505, Liberdade)

Instagram: @dr_alan_coelho
Contato: (11) 98588-5666
E-mail: [email protected]
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp