12/01/2022 às 15h58min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h58min

Como fazer um planejamento financeiro pessoal para 2022

O ano de 2022 chegou para traçar novas metas para sua vida. Uma delas deve ser fazer um planejamento financeiro pessoal. Isso é muito importante para manter uma vida financeira saudável, evitando dívidas exorbitantes, gastos por impulso e fora do orçamento, além de dar um panorama geral de sua situação financeira.

Segundo uma pesquisa realizada pela SPC Brasil em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 58% dos brasileiros não dedicam tempo para organizar suas finanças. Já 72% dos entrevistados afirmaram conhecer o planejamento financeiro. A maioria das pessoas entendeu a importância do planejamento financeiro pelo endividamento durante a COVID-19.

Nessa crise, que também teve proporções econômicas, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) notou um crescimento do interesse dos brasileiros pela organização financeira. Por isso, aprenda a fazer um planejamento financeiro pessoal para 2022.

 

1 - Organize seu orçamento

 

O primeiro passo para um planejamento financeiro eficaz é organizar suas finanças. Utilize uma planilha no Excel, uma agenda, um planner ou até planilhas que estão disponibilizadas de forma gratuita em vários sites para anotar sua renda e suas despesas fixas e variáveis, além de outros gastos que você pode assumir como o aluguel de martelete preço para uma obra, por exemplo.

Coloque parcelas, financiamentos, gastos variáveis que só vão ocorrer naquele mês, dinheiro para juntar e tudo que envolve suas finanças pessoais. Dessa forma, você terá todo um cenário de como anda sua renda e seus gastos.

 

2 - Adeque seu padrão de vida ao seu orçamento

 

Agora que você já tem uma planilha financeira, dá para ter uma noção clara de como está sua situação financeira. Caso seu padrão de vida não esteja adequado e existam muitas dívidas, o melhor a fazer é alterar seu estilo de vida.

Comece a estabelecer limites para seus gastos e não esqueça de colocar tudo na sua planilha. Reveja despesas que podem ser cortadas de modo temporário até você sair do vermelho também.

 

3 - Quite suas dívidas

 

Com uma planilha em mãos, é possível entender quais são as suas pendências financeiras. Coloque todas em um papel e priorize o pagamento das mais urgentes.

Uma dica ótima é renegociar o que você conseguir. Caso você esteja negativado, o site Serasa Limpa Nome sempre tem boas ofertas para renegociar dívidas pendentes. Isso vai evitar mais acúmulo de juros em suas dívidas.

 

4 - Economize dinheiro

 

É hora de parar de comprar por impulso na internet, seja em lojas virtuais ou aplicativos. Também reveja o hábito de pedir delivery de comida e outros itens. Isso pode somar uma quantia significativa no final do mês.

Também não compre por impulso no cartão de crédito, mesmo que as parcelas sejam pequenas, no final você pagará muito mais do que se comprar à vista. Uma boa forma de comprar um produto necessário e muito caro é poupar um pouco todo mês e dar uma entrada ao menos.

Dessa forma, as parcelas ficam menores ainda. Corte os gastos desnecessários para terminar o mês sem prejuízos.

Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »