17/12/2021 às 19h51min - Atualizada em 17/12/2021 às 19h48min

Alimentos que não devem ser ingeridos por pessoas que sofrem de problemas estomacais

Muitas pessoas sofrem de problemas no estômago e isso é lamentável, mas você sabia que o principal responsável por essas dores e desconfortos é o que você come?

Azia, refluxo ácido e indigestão são todos exemplos das condições de desconforto que podem impactar você no seu dia a dia, mais comuns do que imaginamos.

Não é de admirar que o tratamento de problemas no estômago possa ser um desafio, especialmente quando se trata de evitar certos alimentos.

Principalmente aquelas pessoas que estão no projeto de emagrecimento perfeito ou até mesmo não conseguem restringir o consumo de alguns alimentos.
 

Veja algumas coisas que você deve deixar de consumir, para ter menos desconforto estomacal

A azia é causada por ácido que flui de volta para o esôfago e este é um problema muito desconfortável. O sintoma mais comum de azia é uma sensação ardente no peito e na garganta.

Isso é causado por um excesso de produção ácida que é provocada por um problema no estômago. Se você está sofrendo de azia, então você deve evitar comer qualquer coisa que tenha muito conteúdo de gordura.

Refluxo ácido: refluxo ácido é outro problema muito comum no estômago. É onde os ácidos do estômago fluem de volta para o esôfago, causando um desconforto no peito e na garganta. Esse problema é comumente conhecido como azia e não deve ser ignorado.

As pessoas que sofrem de refluxo ácido precisam aprender o que não devem comer para impedir que o problema ocorra.

O recomendável é sempre pesquisar por receitas saudáveis e específicas que seus estômagos possam digerir.

Indigestão: Indigestão é o oposto da azia. É onde a comida que você come não é digerida corretamente. Isso leva à liberação de muitos fluidos digestivos para o esôfago.

Você precisará evitar alimentos picantes, pois eles podem causar problemas de indigestão. Alguns bons alimentos para comer que não contribuem para a indigestão são maçãs, aipo e bananas.

Alergias alimentares: alergias alimentares podem causar problemas no estômago. Se você tem alergias alimentares, você precisará evitar a comida que você é alérgica. Estes geralmente incluem produtos lácteos, amendoim, trigo e peixe.

Se você não tiver certeza sobre qual comida você pode ser alérgica, você deve entrar em contato com seu médico. Eles serão capazes de lhe dizer o que pode e não pode ser comido. Alimentos que contêm conservantes também devem ser evitados, pois podem aumentar a produção ácida no estômago.

Alimentos gordurosos: consumir muita gordura leva a problemas, isso dificulta o estômago em processar e digerir a comida que comemos.

Quando as gorduras não são digeridas, combinam-se com bactérias no estômago e produzem gás.

Certas Bebidas Alcoólicas: O álcool em demasia pode causar problemas no estômago. É um produto que ordena o pâncreas a liberar quantidades excessivas de insulina, que é então secretada na corrente sanguínea.

A insulina ajuda a regular a quantidade de ácido no estômago. Muitas pessoas que bebem muito álcool experimentarão problemas de indigestão. Para resolver esse problema, você deve evitar o álcool.

Outros problemas no estômago: outros problemas no estômago podem incluir infecções bacterianas, se estas não são tratadas, podem levar a sérios problemas de saúde

Para isso, é bom ter alimentos fáceis de digerir em casa, estes incluem torrada, nozes e cereais. 

Carboidratos refinados como pão branco e cereais açucarados também são culpados quando se trata de desencadear problemas de refluxo ácido.

Para resolver esse problema, você deve consumir alimentos mais fibrosos que irão suavizar quando digeridos.

Alimentos picantes: Um dos alimentos mais populares que desencadeiam problemas no estômago são as comidas picantes. No entanto, como sabemos, é justamente quando exageramos que os problemas aparecem.

Para neutralizar os efeitos do alimento picante, você deve escolher pratos mais finos. Por exemplo, em vez de ter uma bandeja cheia de espaguete picante, você deve escolher um prato de vegetais com mais molho. Em vez de comer purê de batatas com um pouco de creme, você pode ter brócolis fresco.

Ainda sobre o álcool: Outro problema mais comum no estômago também causado pelo álcool. 

O álcool pode afetar a produção de ácidos estomacais e pode enfraquecer o esfíncter esofágico, que é a barreira entre o esôfago e o estômago. Se o esfíncter esofágico é enfraquecido, os sucos gástricos não podem drenar o conteúdo do estômago corretamente.

Quando isso ocorre, o ácido gástrico irá refluir no esôfago e causar azia. 

Assim, as pessoas que consomem álcool regularmente devem ficar atentas ao problema do refluxo ácido, controlando a quantidade de álcool que consomem.

Então é importante que você faça um acompanhamento com um profissional, para que seja passado a você uma dieta equilibrada, controlar a alimentação neste momento é importante, vai te afastar de dor e crises estomacais.

Você encontra receitas saudáveis para quem tem problemas estomacais ou mesmo diabetes no Blog de Receitas Naoca.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp