13/12/2021 às 11h23min - Atualizada em 13/12/2021 às 11h17min

Como especialistas em mármore escolhem suas ferramentas de trabalho

Você sabe como um marmorista escolhe suas ferramentas para trabalhar em rochas? 

Para fazer o beneficiamento de mármore e granito e entregar sua pia ou bancada piso, parede moveis e entre outros utensílios domésticos que fazem a decoração da sua casa, os profissionais de marmoraria fazem um longo processo de elaboração nas rochas pegando elas em chapas brutas ou até mesmo já polidas, cortando as chapas em pedaços menores de acordo com a necessidade, fazendo o desbaste do corte corrigindo as imperfeições deixadas pelo disco de serra mármore.

Logo em seguida, se começa o processo de polimento da pedra, onde será reaberto todos os poros da pedra e eles serão fechados novamente com o término do polimento, após a pedra ser polida ela é colada e fica secando por um tempo, o acabador para um revitalizador de cor para rochas para que aumento o brilho superficial da peça e então é feito a instalação em sua casa.

 

Como marmorista escolhe um disco de corte

 
Quando se trata de disco de corte, as pessoas que não têm tanto conhecimento com marmoraria e usam muito marcas famosas que já estão fixadas no mercado de granito.

Porém, como a marmoraria é um ramo bem nichado, existem diversos importadores de discos de corte que trazem discos de alta qualidade! Muito superior aos discos que são famosos no mercado com preço parecido e com custo-benefício melhor.

Os marmoristas profissionais, eles utilizam vários modelos de discos diferentes em sua marmoraria, sendo de acordo com a necessidade do corte, pedra que está sem cortada, tamanho da pedra, durabilidade entre outros fatores.

Eles afirmam que cada rocha tem uma abrasividade diferente e por isso é necessário que eles utilizem discos de cortes diferentes, geralmente para pedras mais duras, deve se usar discos tem cortes mais macios para poder dar menos trabalho na hora do desbaste, e pedras mais macias com mais abrasividade, deve ser utilizado discos de corte com ligas diamantadas mais rígidas para que o disco tenha uma maior durabilidade. Além disso, existem as variações de discos que são utilizados por todos como: discos para materiais ultracompactos, discos para nanoglass e discos para porcelanato, isso porque nesses casos apenas os discos específicos vão propor um desempenho melhor na hora de fazer o corte das rochas ou pedras.

 

 

Como uma marmorista escolhe um disco de desbaste

Quando o corte na rocha foi feito, o próximo passo é o desbaste, o desbaste é um processo mais simples de se escolher as peças. O que diferencia nos discos de desbaste é a granulação em que o disco foi formulado e se ele é um disco de desbaste diamantado ou um disco de carbeto.

Os marmoristas costumam a escolher os discos de desbaste de acordo com o modo que ele opera sua marmoraria, se a marmoraria está equipada para fazer um desbaste a seco, ele vai usar compras discos de desbaste feito de carbeto, como rebolo cônico e o graniteiro.

Porém, se a marmoraria dele estiver equipado para desbaste com água, ele vai utilizar os discos de desbaste diamantados para fazer o trabalho, esses discos podem ter o formato turbo ou liso, isso vai variar de acordo com a agressividade que o marmorista deseja impor sobre o desbaste na pedra. Os grãos dos discos de desbaste que caracterizam o desbaste são discos do grão 36 até o grão 320, a partir disso começa a etapa de polimento e acabamento.

 

 

Ferramentas para acabamento em mármore e granito?


Quando se trata de acabamento e ferramentas para trabalhar em rochas, a escolha das ferramentas fica muito pessoal do acabador em conjunto com a marmoraria.

O acabador sempre escolhe os melhores produtos para o trabalho, porém existem diversos produtos semelhantes e o comprador da marmoraria costumam comprar o melhor custo benefício ao invés do produto de maior qualidade.

 Os produtos de maior qualidade são utilizados geralmente em materiais com maior valor agregado como nanoglass, quartzito, quartzo e cristal e etc. que são materiais mais sensíveis, nas pedras comuns são utilizados lixas de acabamento mais em conta e nem sempre o marmorista faz o fechamento do polimento por completo.

 O ideal para fazer o polimento é usar os grão 50 até o grão 3000 para fazer o polimento, muitas marmorarias fazem o polimento apenas até o grão 800, o que não é o ideal pois, além de não dar o melhor brilho possível a pedra fica desprotegida devido seus poros estarem abertos

 

Produtos líquidos para finalização da obra

Um dos produtos mais delicados até mesmo para os profissionais de marmoraria são os impermeabilizantes e realçadores de cor, esses são os produtos que fazem um retoque no brilho da pedra além de também fazer impermeabilização da pedra.

 Esses produtos são líquidos com aspecto de cera, eles são escolhidos de acordo com a necessidade da restauração ou acabamento precisa ser feita na pedra, quais também existem diversos modelos de líquidos, realçadores, removedores de tinta, de ferrugem, de sujeira entre outros.

As 2 maiores empresas de referência no Brasil é a Tenax e a Bellinzoni que são as líderes de mercado, possuem uma garantia de fábrica e tem as mais diversas soluções para o Mercado de líquidos e produtos para pedras geralmente é vendido em lojas online por distribuidores de abrasivos.

 
 

Máquinas elétricas

Quando se trata de máquinas elétricas para beneficiamento de mármore e granito, as opções não são poucas, o mais básico de uma marmoraria é uma serra mármore, lixadeira e uma esmerilhadeira.

 Que são as máquinas manuais usadas na marmoraria, geralmente a Makita possui uma maior resistência entre as máquinas que são utilizadas em marmoraria, depois vem a bosch e dewalt logo em seguida.

A escolha é feita por custo-benefício e qualidade da máquina. As variações de watts e a voltagem que a máquina recebe. Também é muito avaliado em relação a máquinas que são utilizadas a úmido e máquinas que trabalham a seco, o trabalho a úmido é mais usado pois economiza insumo, não polui o meio ambiente, além disso mantém o local de trabalho sem poeira.
 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp