26/11/2021 às 09h54min - Atualizada em 26/11/2021 às 09h54min

Marketing de guerrilha: o que é e como pode ser aplicado

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Na hora de fazer a divulgação de produtos, ser inovador é garantia de sucesso. Para tanto, o Marketing de Guerrilha se destaca como uma solução diferenciada e criativa.

Basta perceber que o elemento surpresa é crucial para que um outdoor ou um anúncio virtual fiquem marcados na memória das pessoas.

Não se trata de invadir o espaço físico ou virtual do público, mas atraí-los a partir de algo inesperado.

O marketing de guerrilha tem essa intenção como base. Então, se você está buscando maneiras para impactar a sua audiência, chegou ao lugar certo.

Confira o texto a seguir para entender o que é marketing de guerrilha, quais são as formas mais eficazes de empregá-lo e exemplos famosos de aplicação.

Conheça o marketing de guerrilha

Essa forma inovadora de fazer marketing foi criada na década de 70 pelo publicitário Jay Conrad Levinson.

O foco é divulgar produtos como vacuum forming preço de maneira mais interativa e impactante do que se costuma ver no marketing padrão.

O nome foi inspirado pelas estratégias de combate do exército vietnamita durante a Guerra do Vietnã.

Os soldados possuíam um poder de fogo muito menor do que o exército inimigo. Mas, ainda assim, eles conseguiam superá-los fazendo emboscadas.

O objetivo continua sendo chamar a atenção das pessoas para produtos e serviços. No entanto, com o marketing de guerrilha existe o elemento surpresa.

Nos tempos de hoje, todo mundo é exposto a dezenas de anúncios e informações todos os dias. Não é tudo que motiva as pessoas a interagirem.

Com esse tipo de marketing, as pessoas vão interagir com mais afinco simplesmente porque não é possível ignorar as estratégias de divulgação empregadas.

Confira estratégias de marketing de guerrilha

Como de praxe na área, a execução do marketing de guerrilha demanda planejamento e cautela.

A empresa que vende Kit doces personalizados precisa se preparar para lidar com as reações do público.

Ou seja, nem todo mundo vai agir de forma positiva às ações propostas. Por isso, é necessário prestar atenção a alguns pontos fundamentais antes de colocar qualquer estratégia em prática. Acompanhe os tópicos a seguir para saber mais sobre isso.

  1. Conheça bem sua audiência

Na hora de elaborar metodologias inovadoras para divulgar o fermentador auto refrigerado 200 litros, a empresa tem que saber exatamente quem ela deseja alcançar.

As características principais da campanha a ser executada devem ser definidas a partir de dados como:

  • Preferências;

  • Comportamentos de consumo;

  • Localização;

  • Valores e necessidades.

Sem esse cuidado prévio, a empresa corre o risco de colocar em prática uma estratégia diametralmente oposta aos interesses e aos valores do público-alvo.

  1. Saiba inovar com contexto

Os consumidores gostam de acompanhar marcas que têm posicionamentos e estratégias inovadoras.

No entanto, isso não quer dizer que os profissionais especializados em laudo pericial ambiental devem abandonar seus valores para se adaptar ao mercado.

Na realidade, é exatamente o contrário: quanto mais o negócio for capaz de inovar sem ser descaracterizado, maior será o impacto.

Não é toda empresa que combina com anúncios e ações cômicas. Do mesmo modo que nem toda marca se beneficia com estratégias mais sóbrias.

O ideal é saber avaliar os perfis de consumidores que predominam para conseguir calibrar o tom satisfatoriamente. 

  1. Faça parcerias

Como diz aquele velho ditado, a união faz a força. Formar parcerias com outras empresas pode ser uma boa alternativa para aumentar a visibilidade da sua marca.

Para isso, procure escolher empreendimentos que tenham pontos de correspondência com o seu.

Seja o perfil do público ou a localização semelhante, o importante é se juntar com quem tem condições de te oferecer vantagens importantes. A inovação contextualizada que detalhamos no tópico acima também vale para este.

  1. Gere surpresa

O elemento surpresa é o ponto central do marketing de guerrilha. Para surpreender o público, é preciso ser original.

Procure conhecer estratégias desse tipo que outras empresas já tenham colocado em prática e o interesse/reação do público.

Essa pesquisa prévia vai te dar insights valiosos sobre como proceder para engajar os seus consumidores.

Além disso, é uma forma que se tem de não repetir métodos de ação. Afinal de contas, marcas com fama de imitadoras não conseguem construir uma reputação de destaque no mercado.

  1. Cuidado com a execução

O seu planejamento pode ser o melhor do mundo e, na hora de colocá-lo em prática, nada sairá como foi planejado.

A execução demanda cuidados redobrados. Desde a infraestrutura da campanha até a forma como os colaboradores vão se portar, existem vários aspectos que precisam ser discutidos e aprimorados.

Uma dica interessante para manter a organização nessa etapa é fazer uma lista com todos os itens que devem ser vistos ao longo do processo.

Dessa forma, você e a equipe de profissionais envolvidos conseguem gerenciar com mais qualidade toda a operação.

  1. Analise os resultados

Depois que a ação de marketing de guerrilha acontece, o trabalho ainda não acabou. Muito pelo contrário: é preciso analisar os resultados que foram gerados.

Para isso a empresa vai precisar escolher quais serão as métricas a serem monitoradas. Confira alguns exemplos:

  • Número de conversões;

  • Número de amostras grátis distribuídas;

  • Quantidade de novas curtidas nas redes sociais;

  • Repercussão na internet.

Esses e outros pontos auxiliam no momento de saber se a estratégia aplicada está rendendo bons frutos.

O monitoramento das métricas traz confiança e foco para a equipe de colaboradores, assegurando que a empresa saiba como proceder.

Conheça exemplos de aplicação

O marketing de guerrilha é um tipo de estratégia de divulgação consolidada no mercado.

Não é à toa que várias marcas de renome internacional aplicaram e aplicam os princípios detalhados aqui. Continue lendo para conhecer exemplos marcantes e se inspirar.

  1. “Passo o ponto”

No início de 2021, uma grande rede de fast food colocou faixas com a frase “Passo o ponto” em todas as lojas localizadas no Brasil.

Tratava-se da campanha de rebranding da empresa, marcada pela alteração da paleta de cores e dos elementos visuais.

Além disso, a marca passou a adotar uma abordagem de atendimento que colocava o cliente no centro do negócio.

A estreia do programa de fidelidade proporcionou benefícios exclusivos e opções de cashback de até 15%.

Perceba como a mensagem da faixa se sintoniza com o objetivo da campanha, que é divulgar o rebranding e atrair a atenção do público. Tudo isso privilegiando o elemento surpresa e o bem-estar do consumidor.

  1. Rivalidade saudável

Nos Estados Unidos, dois aplicativos de transporte usaram a rivalidade para se destacar, cada um a seu modo.

Uma delas distribuiu bigodes na cor rosa, a cor predominante na identidade visual da marca, para que os carros fossem distinguidos dos carros da concorrente.

Em resposta, a empresa concorrente usou os bigodes para promover a campanha “Shave The Stache” (tire o bigode). O objetivo era convencer os motoristas da outra plataforma a trocarem de aplicativo.

Esse é um exemplo de como a rivalidade entre empresas pode ser abordada de forma lúdica por meio das estratégias de marketing de guerrilha.

  1. Realidade x ficção

É possível encontrar vários exemplos de táticas de marketing de guerrilha feitas para promover filmes e séries.

Uma das maiores plataformas de streaming da atualidade transformou a fachada de um prédio de Paris no ambiente principal de uma série que estava prestes a estrear: uma prisão para mulheres.

As pessoas que passavam na rua podiam ver atrizes fazendo atividades como exercícios físicos e conversar.

A mesma empresa também chegou a montar o comitê de campanha do personagem principal de uma das séries de maior prestígio da plataforma.

Nos dois casos, é marcante a convergência entre realidade e ficção. O público interage, seja pelo interesse no produto audiovisual ou simplesmente pela curiosidade despertada.

  1. Redes sociais

Engana-se quem pensa que o marketing de guerrilha precisa ser feito exclusivamente em ambientes urbanos.

As ferramentas típicas da internet também têm atributos que devem ser aproveitados pelas empresas.

Em sites como Twitter e Facebook, as empresas que costumam chamar a atenção são aquelas que se portam de forma inesperada ou inovadora.

Como exemplo, citamos a ocasião em que o canal de TV usou os comentários do Facebook para promover sua nova série.

Com apenas um comentário aparentemente simples (“First” ou “primeiro”, fazendo alusão à série e a um tipo de comentário recorrente), o canal ganhou alta visibilidade sem gastar nada virtualmente.

Conclusão

O ramo da divulgação de produtos e serviços sempre foi guiado pela inovação. As tendências são parte integrante do comportamento de compra das pessoas.

Hoje em dia, devido ao grande volume de informações que acessamos todos os dias, manter a atenção do público por tempo considerável é um desafio. O marketing de guerrilha vem para unir inovação e engajamento em um só pacote.

 
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